Pegar dados em banco na web

4 respostas
tRuNkSnEt

Eu gostaria de fazer uma aplicação j2me que se comunica-se com um banco de dados que esta em servidor web. Vamo supor que um aluno queira visualizar suas ultimas notas de um determinado curso via celular. As suas notas estao armazenadas em um banco de dados na web. Como eu faço essa comunicação? qual o caminho percorrer? Voces poderiam me indicar apostilas de boa qualidade?

Desde já agradeço!

4 Respostas

Betinhum

tRuNkSnEt:
Eu gostaria de fazer uma aplicação j2me que se comunica-se com um banco de dados que esta em servidor web. Vamo supor que um aluno queira visualizar suas ultimas notas de um determinado curso via celular. As suas notas estao armazenadas em um banco de dados na web. Como eu faço essa comunicação? qual o caminho percorrer? Voces poderiam me indicar apostilas de boa qualidade?

Desde já agradeço!

Do que fazer a comunicação diretamente com um banco de dados, você poderia fazer um programa servidor para acessar o banco e escutar um porta que será acessada pelos celulares.

O que acha?

jujo

você deixaria seu banco aberto para a internet?!
hehehe eu acho que não né!

Bom, faça uma palicação que acesse seu banco dentro de sua rede. tanto faz que ela seja rodando em uma porta, ou um servlet dentro de seu WebContainer…

bele?!

cya!

tRuNkSnEt

Sim, quero fazer mais ou menos isso que vcs falaram.

Só nao sei como fazer isso na pratica. Não tenho noção.

Como eu vou atravez do celular acessar um banco de dados externo a ele?
HTTP? (connections e stream)
Atravez do http eu posso puxar os dados para o celular ou palmtop?
XML??
SOAP+XML??
ou atravez de socket mesmo?
WAP?
Teria de mudar alguma coisa no site??

Essas duvidas que eu estou tendo. O banco de dados e MySql que trabalho junto com uma pagina web jsp. Entao sempre que o usuario precisar ele poderá acessar esses dados que estão no servidor web tanto para checagem de dados como para atualização de informação como para alimentação dos dados do banco. Isso é possivel??

Eu preciso de material, na internet nao tem muita coisa sobre isso, olhei nesses livros que o forum indica e ate onde eu intendi utiliza-se http. Mas e possivel fazer com Soap + XML o que garante mais segurança porem e mais pesado. Https se nao me engano e so no midp 2.0 :(.

Sei la, vcs conseguem me entender? esse tipo de duvida que eu estou tendo. Estou igual cego no tsunami :slight_smile:

jujo

hey!

tem uma apostila no PortalJava que tem exemplos de connection la. inclusive um que vc manda por exemplo uma id, e recupera o que o servlet escrever pra vc.

ps: procure por uma palestra tbm, no menu “PJ Com Você” tem outros exmeplos que podem te ajudar!

mas vou te dar umas dieções.

Vc tem sua tabela no banco de dados certo? então agora faça um Servlet que receba como parametro um id de produto por exemplo.
Dentro desse servlet vc vai até o banco e faz a consulta, e escreve na com um objeto OutputStream e pronto.
Agora basta no lado J2ME, vc abrir uma HttpConnection e mandar a id a ser pesquisada, e dai ir lendo os bytes que o seu servlet vai retornando.

Simples assim!

abraços!

Criado 2 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 3 de fev. de 2005
Respostas 4
Participantes 3