Pessoal estou lendo um tutorial sobre superwaba, cheguei na parte de persistencia de dados com PDBDriver, porém verifiquei que foi descontinuado e agora é o litebase. Porém não achei este pacote pra utiliza-lo !!
Alguém saberia me dizer onde acho este pacote e um tutorial atualizado que ensine a trabalhar com o litebase ??
Entao…
Os drivers para usar acesso a banco de dados no superwaba não são gratuitos… você só consegue acesso a eles se comprar o pacote de desenvolvimento ( o pacote gratuito é somente para estudantes ou projetos protótipos )
Mas se quiser, existe o Catalog, que funciona para armazenar dados também, mas de uma forma diferente, mas pelo menos é gratuito. pode obter mais informações no proprio site do superwaba (nao tenho como acessa-lo daqui para te repassar o link mais correto). O problema do catalog e que para uma quantidade um pouco maior de dados (uns 200 registros por exemplo), ele acaba sendo um pouco lento demais
Em ultimo caso, viva as manipulações em arquivo texto mesmo…
[quote=gustavo_apsilva]Entao…
Os drivers para usar acesso a banco de dados no superwaba não são gratuitos… você só consegue acesso a eles se comprar o pacote de desenvolvimento ( o pacote gratuito é somente para estudantes ou projetos protótipos )
Mas se quiser, existe o Catalog, que funciona para armazenar dados também, mas de uma forma diferente, mas pelo menos é gratuito. pode obter mais informações no proprio site do superwaba (nao tenho como acessa-lo daqui para te repassar o link mais correto). O problema do catalog e que para uma quantidade um pouco maior de dados (uns 200 registros por exemplo), ele acaba sendo um pouco lento demais
Em ultimo caso, viva as manipulações em arquivo texto mesmo…[/quote]
Gustavo, na sua opnião, qual a melhor opção, J2ME usando o RecordStore ou SuperWaba usando algumas dessas opções q vc citou ?
Depende do que você for desenvolver…
é uma aplicação visando celulares? É uma aplicação envolvendo PDAs ou smathphones (considero smathphones + pdas que celulares)
o que é sua aplicação?
Ela é muito dependente de dados persistidos ou existe a possibilidade desses dados serem recuperados via rede sem fio?
[quote=gustavo_apsilva]Depende do que você for desenvolver…
é uma aplicação visando celulares? É uma aplicação envolvendo PDAs ou smathphones (considero smathphones + pdas que celulares)
o que é sua aplicação?
Ela é muito dependente de dados persistidos ou existe a possibilidade desses dados serem recuperados via rede sem fio?[/quote]
Bom, vou tentar expôr o cenário:
1 - O coletor de dados ficará fixo na empilhadeira;
2 - É carregado os registros de uma tabela do banco de dados no coletor de dados via wireless acessando um servidor;
3 - O sistema terá um única tela, nessa tela o operador informará o Nº do Pallet que deseja alterar dados, DIGITANDO ou por LEITOR de CÓDIGO de BARRAS e ali manipulará os dados do mesmo;
4 - Ao SAIR da câmera fria, dentro da câmera não tem sinal de wireless pelas condições físicas e climáticas, ele terá a sua disposição um botão “Enviar Dados”, neste momento irá conectar-se a um servidor via wireless e enviará os dados para processamento, atualizando as informações dos Pallet’s na base de dados.
Hum…
você tem um problema grande ai.
Bom, primeiro, a sua aplicação é comercial, entao deveria comprar o kit de desenvolvimento completo que já vem com um “pseudo” banco de dados muito bom para PDAs ( o PDBDriver).
Se os dados que você for carregar nao forem muitos, aconselho a usar o catalog…
Agora, se a quantidade de dados a serem lidos ja passar de uns 500 registros… aí é arquivo texto na fita…
Para carregar os dados, você pode usar uma aplicação a parte no proprio PDA para fazer a carga e descarga dos seus dados persistidos usando um webservice mesmo…
[quote=gustavo_apsilva]Hum…
você tem um problema grande ai.
Bom, primeiro, a sua aplicação é comercial, entao deveria comprar o kit de desenvolvimento completo que já vem com um “pseudo” banco de dados muito bom para PDAs ( o PDBDriver).
Se os dados que você for carregar nao forem muitos, aconselho a usar o catalog…
Agora, se a quantidade de dados a serem lidos ja passar de uns 500 registros… aí é arquivo texto na fita…
Para carregar os dados, você pode usar uma aplicação a parte no proprio PDA para fazer a carga e descarga dos seus dados persistidos usando um webservice mesmo…
[/quote]
Pelo que vc está me falando é mais aconselhável usar o SuperWaba com Litebase (antigo PDBDriver) do que J2ME ? Realmente eu teria um problema, pois o Litebase faz parte de um pacote pago e no momento eu apenas iria desenvolver esta aplicação, acho que o molho iria sair mais caro que o peixe !!!
Quais as restrições q eu teria em usar o J2ME no desenvolvimento desse siatema, que seria tudo open source ??
pergunta pro guilherme ( se eu me lembro bem era esse o nome do proprietario do superwaba ) se quem tem a versão antiga do PDBDriver, que era vendida com o superwaba 4.5, pode ser disponibilizada.
Se não, entao nao posso te ajudar.
Se sim, posso disponibilizar ela pra vc.
A versão 4.5 é totalmente opensource, e pode ser disponibilizada sim… Só nao tem suporte aos aparelhos novos suportados pelas versões atuais ( Voce poderia usar o pdbdriver da versão 4.5 e a versão gratuita atual para montar a aplicação, acho que daria certo).
(PS: Por favor, disponibilize ai o 4.5 se der )
Sobre o uso do JavaMe… tente fazer o leitor de codigo de barras funcionar nele ( Fora o suporte aos dispositivos, etc etc etc )
JavaMe eu aconselho a celulares… PDAs e alguns smathphones ainda nao…