Persistir objeto em SQLite formado por 3 abas através de comando na ActionBar

Bom dia pessoal.

Estou desenvolvendo um aplicativo e estou utilizando o ActionBar Sherlock com 3 Tabs, em uma tela que seria um Cadastro de Clientes.

E estou trabalhando com Persistencia de Dados em um Banco SQLite utilizando uma classe que recebe os objetos, faz a comunicação com o banco de dados e persiste os dados no banco:

Então no caso para estas tabs eu teria a classe:

Cliente e ClienteEndereco.

A classe ClienteEndereco depende da classe Cliente, então eu possuo um Array do tipo ClienteEndereco e quando eu vou gravar o Cliente eu tenho estes endereços carregados e persisto eles no banco junto com a classe Cliente.

Mas minha dúvida é o seguinte eu consigo fazer as ações da ActionBar por exemplo controlarem as ações das 3 tabs?
Por exemplo eu tenho na ActionBar o icone de checagem que é a gravação, eu preencheria as 3 tabs com dados e clicaria no botão gravar da ActionBar e ela faria a persistência dos dados das 3 tabs. Isso é possível?

Outro detalhe que reparei é que cada vez que eu troco de aba, ele faz um replace da aba, então se preencho algum dado na primeira Tab e mudo de Tab eu perco os dados da Tab inicial. Alguém já fez algo parecido com isso?

E teria pelo menos algum exemplo para me basear?

Telas do Cadastro:

Uma tab de Dados:

Uma tab de Entrega:

Uma tab de Cobrança:

Obrigado desde já.

Alguém poderia me ajudar? Ainda estou meio emperrado neste problema.

Estou interessado nisso também. Alguém poderia ajudar?

aboult, como vc fez isso, poderia me ajudar?

Como que faz um layout desse? Alguém podia ajudar?

Nunca usei este tipo de componente. Preferi criar abas “falsas”. Cada aba é uma activity, e a “abinha” para selecionar as outras é um botão com estilo.
Eu tentaria, ao trocar de aba, jogar para a “sessão” os valores dos campos. E se voltar para a aba, recarregá-los.
Na última aba, no botão salvar, pegaria tudo que está na intent que eu setei e gravaria.

ex: this.getIntent().putExtra( “Nome”, nome );
é bom usar o this.getIntent(), porque se criar uma nova intent, perde os dados que estavam na antiga.

Ou faz salvar no banco a cada mudança de aba! (infelizmente, muita gente faz isso… não acho uma boa)

Vc usa o tabhost mesmo?

não… uso telas normais, e disfarço elas de aba.
A tela tem, acima dela, 4 botões. O ESTILO deles faz com que eles pareçam “abinhas”(não sei o nome daquilo) de um ficheiro. Ao clicar na aba do lado, vai para OUTRA TELA, que tem os mesmos 4 botões. O botão SELECIONADO, da aba atual, é diferente, se mixa com a tela atual, parece que faz parte da mesmo folha.

Quanto a dúvidas no uso do tabhost, procurou tutoriais em inglês, deve ter alguma coisa. Se tu procurar em inglês, no Google, o teu problema, provavelmente alguém terá respondido em um stackoverflow da vida.

Eu até achei um exemplo com singleton, ja ouviu falar disso? Mas gostaria de saber como usar esse ActionBar. Como que vc faz essa proeza, rs. Tem como me ensinar a fazer desse jeito que vc faz?

Singleton é um pattern! Estude-os, é importante.
Quanto a ensinar a fazer do “meu jeito”… bem. Tu sabe trocar de uma tela até outra?
É só isso! Eu só troco de tela quando clico no botão! A única questão é o design dos botões, mas nem fui eu que fiz, tem um designer aqui na empresa.

Sei trocar de tela sim.
Eu fiz com sigleton um exemplo que tenho com aba. Vc poderia ver se fiz certo? Eu adaptei um exemplo que achei na net.

Mas eu gostaria de saber como fazer o layout do ActionBar conforme o print.

Ninguém???

aboult, eu tenho uma solução pra você.

Artur Bernardo, você poderia me ajudar?

Alguém???

Alguém poderia me ajudar? Gostaria de saber como foi feito esse layout com as abas e editText. Ja tenho o ActionBar.

Alguémmmm???