Já tem algum tempo que estou estudando sobe J2ME. No entanto estou querendo desenvolver aplicações personalizadas. Dei uma olha em Canvas e CustomItem. Consegui fazer um TextField e um Botão usando canvas, deu um pouco de trabalho fazer o ScrollBar então nem se fala ainda estou tendo problemas rssss. Depois estudei CustomItem e consegui fazer os mesmos botões e textfield customizados.
Agora pergunto para vocês o que vocês preferem para desenvolver suas aplicações Customizadas CustomItem ou Canvas?
Acho que cada caso é um caso, porem creio que quem já entenda mais de j2me acabe migrando naturalmente para o canvas. Eu mesmo comecei utilizando CustomItem por ser mais facil, depois passei para Canvas por me dar total liberdade na tela. Já que o customItem por ser inserido em um form do lcdui não permite grande personalização, como alterações de fundo ou posicionamento.
Minha ideia ao desenvolver componentes personalizados. E que minha aplicação tenha a mesma aparência em vários dispositivos inclusive o PALM. Pois usando a API padrão J2ME em cada dispositivo os componentes ficam diferêntes
Mesma aparencia?
Então só canvas poderá lhe ajudar!
Vou dizer que dá um pouquinho mais de trabalho, só que o resultado final quando bem feito, fica muito superior. Afinal quanto mais lapidada uma pedra melhor ela fica!
Estava vendo o LWUIT. Alguém já testou ele? Sabe se ele bom?. Andei pesquisando no Google, vi algumas pessoas falando que ele deixa a aplicação lenta. E verdade isso?
O Lwuit eu testei e acho que não compensa, testei em aparelhos N95 (Que não são fracos) e mesmo assim ficou pesado, como o Boone disse “Não condiz com a realidade brasileira de celulares” (Ou algo assim!).
Lembra do que falei lá encima, o pessoal fala do lwuit porque já tem tudo pronto, mas essa facilidade tem um alto custo!
Se quer uma coisa boa de verdade, minha opinião, faça na mão.