Pesquisa com especialista (trab. de faculdade)

Olá,

Estou fazendo um trabalho de faculdade, preciso coletar alguns dados, quem puder responder as perguntas abaixo ficarei agradecido.

  • no final favor colocar o nome e área de atuação.

[quote]1. Para desenvolvimento em plataforma mobile, quais os aspectos que o senhor (a) considera como sendo os mais importantes (interface, poucos recursos de hardware, linguagens disponíveis…)?

  1. Quais são as principais perspectivas para esta plataforma (unificação de serviços, aparelhos mais potentes…)?

  2. Estamos desenvolvendo uma interface para um aplicativo que possibilitará comércio eletrônico através de dispositivos como celular. O senhor(a) conhece algum outro software de vendas para esse tipo de plataforma? Qual?

  3. Para uma interface de sistema mobile, quais são os aspectos que o senhor(a) consideraria como sendo os mais relevantes?

  4. Hoje existe uma diversidade considerável de sistemas operacionais para dispositivos portáteis. Em sua opinião um projeto: Deve ser desenvolvido para diferentes sistemas ou converter os esforços para uma única plataforma como Android ou Windows?[/quote]

Obrigado!

Rafael Glauber

Olá, vou fazer um UP do tópico.

p/ os moderados, farei somente esse up, fiz esse tópico ontem muito tarde, acredito que muita gente não tenha visto.

1. Para desenvolvimento em plataforma mobile, quais os aspectos que o senhor (a) considera como sendo os mais importantes (interface, poucos recursos de hardware, linguagens disponíveis…)?

R: Cada projeto recebido, é realizado um estudo para saber a necessidade básica do sistema, quando é voltada para a área de marketing (sistemas propaganda) é levada muito em consideração a facilidade de entendimento e design agradável dependendo do caso.

2. Quais são as principais perspectivas para esta plataforma (unificação de serviços, aparelhos mais potentes…)?
R: Bom, a área móbile já foi mais sofrida, hoje a maioria dos aparelhos, inclusive “básicos” já possui um requisito de hardware satisfatório para casos de m-marketing.

3. Estamos desenvolvendo uma interface para um aplicativo que possibilitará comércio eletrônico através de dispositivos como celular. O senhor(a) conhece algum outro software de vendas para esse tipo de plataforma? Qual?
R: Cláro, existem vários, inclusive a Amazon começou com este nicho de mercado, não só estes como o caso da própria Apple que colocou seu site de vendas de Mac dentro do Iphone.

4. Para uma interface de sistema mobile, quais são os aspectos que o senhor(a) consideraria como sendo os mais relevantes?

R: Vários, trabalhamos em 3 camadas, sendo elas:

1 - Formulação do projeto: é captado junto ao cliente sua real necessidade, seu publico alvo e nível de conhecimento dos mesmos, além da regra de negócio.
2 - desenvolvimento do projeto piloto: nesta parte, é demonstrado ao cliente um escopo funcionando de como deve funcionar o sistema.
3 - Design: após ser todo construído, fica fácil o desenvolvimento da interface do sistema e a adequação da didática do sistema, até por que sempre acontece do sistema funcionar perfeitamente na regra de negócio do cliente, mas ficando tão burocrático e difícil de ser manuseado que as vezes chega a ser abortado,mesmo sendo o que o cliente quer.

5. Hoje existe uma diversidade considerável de sistemas operacionais para dispositivos portáteis. Em sua opinião um projeto: Deve ser desenvolvido para diferentes sistemas ou converter os esforços para uma única plataforma como Android ou Windows?

R: Nem deus sabe, primeiro, windows com a nova versão reformulou seus compiladores, seria viavél desemvolver aplicativo para um sistema semi-morto? de outro lado, seria interessante desenvolver um sistema para um ambiente que até o momento não é considerável estável (quem garante que aplicativo para And. 1.5 roda no 2.0 ou vice e versa)? para responder estas e outras duvidas acredito que no momento, julho/2010 ainda é utilizar MIDP e funcionar em 99,99% dos aparelhos, sim, inclusive windows mobile e android.

Para finalizar, a área está passando por uma enorme evolução onde todos estamos ganhando e perdendo, então, mudar para android? mudar pra iphone? 3g,4g? será …

espero que Deus nos ajude.

Att

Artsby

Obrigado artsby!!!

Só um detalhe: seria possível fornecer dados pessoais como nome e área de atuação? Não precisa dizer onde mora, ou onde trabalha, mas seu nome e profissão seriam importantes para o trabalho.

novamente, obrigado!