Estou iniciando no desenvolvimento p/ Android, e só quero saber qual tipo de layout devo usar, ou o que devo configurar, para que eu possa posicionar e redimensionar meus componentes livremente, por exemplo:
colocar um textview NOME: e na frente colocar a caixa de texto, do tamanho que eu kiser, alinhada com o textview…
já testei tds layouts e fica nakela coisa q é só mudar alguma coisa com o mouse q os outros componentes saem de suas posições, bagunçando td d novo… é mt irritante…
Então cara, mas daí perde tempo pra caramba, ficar mudando no xml e depois da uma olhada no graphic pra ver se ta certo… daí se não tá voolta no xml…
mas blz, vou tentar me acostumar dessa forma… vamos ver…
valeewww
Voce pode colocar um LinearLayout no comeco para vertical, e dentro ir colocando os LinearLayout horizontais para ir formando “as linhas”…
Nos livros sobre Android, normalmente há um capitulo só para estes layouts iniciais, sao bons e complementam o conhecimento para iniciar na programacao Android.
Huum, entendi, posso adicionar outros layouts de acrordo com o q quero fazer no momento… certo…
mas então não há nenhum geral?? q me deixe colocar os componentes onde eu kiser (apenas MOSTRANDO as linhas de orientação), e q eu tbm possa redimensioná-los?
Voce pode utilizar o editor grafico do Eclipse, voce arrasta e solta (Drag and Drop) os componentes na tela.
Mas como dica fica aprender a fazer no XML mesmo, para aprender e saber localizar os componentes no arquivo. Depois com o tempo, voce usa o editor pra “ganhar tempo” no desenvolvimento das telas, mas nao gosto muito de usa-lo pois ele adiciona algumas TAGs a mais nos componentes, eu uso no XML e deixo com um visual mais clean.
então cara, é exatamete essa a questão… no editor gráfico, por exemplo com o RelativeLayout, coloco textview, daí vou colocar um edittex na frente e até q dá certo, daí qdo estico um pouco o edittext ele vai lá prra cima, e o outro textview vai pra outro lugar… enfim zua tudo os componentes, e isso não só cm o RelativeLayout
com o Drag and Drop vc ganha tempo estruturando o layout, coloca todos os componentes que vc vai usar… mas os “ajustes finos” vc faz editando mesmo pelo xml na mão…isso não é perder tempo…o que vc tem q aprender é usar as tags… blz!!!
uma boa alternativa seria poder, no ambiente gráfico, movimentar os componentes com as setas do teclado, tenda assim maior precisão…
alguém sabe como se habilita isso faz isso no eclipse? por favor, respondam isso no outro tópico q abri (só sobre este assunto), para não desviar o assunto deste tópico…