Por que usar J2ME? Quais as tecnologias concorrentes

pessoal, tenho de apresentar um trabalho a respeito de j2me que fale sobre a sintaxe, semantica, conceitos, mas principalmente, as novidades em relação ao j2me, as tecnologias concorrentes a ele, por que usar o j2me ao invés das outras tecnologias, quais os pontos fortes do j2me, enfim… eu tenho que tentar convencer a todos na minha sala de que j2me é a melhor solução para o ramo de dispositivos móveis…
será que nós podemos discutir um pouco a respeito disso? para que eu tenha uma idéia real, tanto acadêmica quanto mercadológica para apresentar aos meus colegas e também ao professor e assim poder tira a nota maxima (visto q eu preciso muito conseguir tirar a nota maxima!!)

obrigada a todos

Olá hayase, bom,vamos por partes

depende,muito muito mesmo …
se for em plataforma smartphone windows mobile ele concorre com .NET embed,mais diretamente.
se for em plataforma symbian (minha prefirida) concorre diretamente com c++ e python
se for em plataforma palm concorre com c++, tecnologias hibridas de vb entre muitas outras…

mas se quer saber o que bate de frente com ele em tudo é Superwaba,no caso dos smartphones.

uma coisa posso te garantir,apesar da limitação,dificuldade que enfrenta em cada vc,sou apaixonado por J2ME por 3 motivos:

portabilidade : roda em qualquer ambiente java midp 2 (celulares simples,smartphones e pequenos terminais).
agilidade: é muito mais rapido de desenvolvimento comparado a J2SE ou J2EE.
performance: em alguns casos ele é pau a pau com as aplicações nativas,como é o caso do PALM OS e SYMBIAN.

e digo mais, melhorei em 200% minhas tecnicas em j2EE e j2SE me atentando a pequenos fatos que percebi em j2ME,coisas que nunca notaria sem desenvolver para aparelhos limitados …

nossa
muito legal a sua experiência
me abriu os horizontes
obrigada por sua resposta, vai me ajudar bastante :slight_smile:
obrigada!!!