Olá a todos,
peço a ajuda dos amigos do fórum para uma análise.
Tenho um programa J2ME que pode rodar no WM, CE, Android, Symbian,…
A questão é a VM (a phoneme, por exemplo, já tem VM para Android) e alguns sistemas operacionais já vem com VM nativa e algumas adequações no layout de alguns forms, quando necessário.
Então vai a pergunta:
Seria interessante ter uma versão Android para este programa?
Obrigado.
Um coisa que vale salientar é que o Android nativo ele não tem uma máquina virtual java.
Se não usar recurso de máquina você pode ao invés de fazer um programa para Android, fazer um sistema webmobile que é um site para esses dispositivos a grande vantagem é que vc acaba não ficando preso em nenhuma plataforma.
Qualquer celular que tenha um navegador poderá rodar sua aplicação.
WebMobile é interessante.
Tenho um projeto de consultas on-line na base de dados e posso estudar esta possibilidade.
Qual a ferramenta mais adequada para isto?
A verdade como é uma coisa um pouco recente existem poucos frameworks.
Mas existe o jqueryMobile e também o primefaces v 3 que você pode trabalhar melhor com isso em java.
Aqui na empresa o foco para dispositivos móveis é portabilidade.
Precisamos ter programas que sejam compatíveis com o máximo possível de SO e equipamentos.
Neste caminho, temos duas frentes:
coleta de dados a campo: utilizamos coletores, smartphones, … e quem sabe o que virá. Sistemas Operacionais WM, CE e temos que estar preparados para outros.
consultas on-line: aqui, penso que webmobile se encaixa muito bem.
O que você pensa sobre isto?
Minha humilde opinião.
Se quem for utilizar a app vai ter internet o tempo todo, faz web.
Se não for web e você não precisa usar coisas proprias do Android, ( Isso é, GPS, camera, sensores em geral ), você pode fazer em J2ME e encontrar alguma VM que roda nos sistemas.
Caso contrario, faz em android mesmo.
Uma coisa muito boa a ser feito e utilizar MVC. Ai você tem uma unica regra de negocios e só programa a interface para cada aplicação.
Falou.