Preço de app

Bom dia galera.

Fiz um app e um sistema para substituir a comanda e o cardápio de um restaurante, onde o próprio cliente irá utilizar o app, cortando assim os gastos com garçom e papel. E pensando na copa do mundo o app foi feito com internacionalização(Multi-Idiomas) onde vai facilitar o turista estrangeiro que estiver no estabelecimento. Quando o cliente fazer o pedido, no sistema retaguarda irá avisar que tem um pedido novo. É mais ou menos isso, ainda não está 100%, mas como não tenho experiência na venda de sistemas(este vai ser o primeiro) não tenho ideia do preço de implantação e nem do preço da mensalidade que devo cobrar, gostaria da sugestão de vocês.

Você tem que levar em conta:

O tempo que você gastou fazendo o app;
Quanta exigência essa app deu, por exemplo
- Dificuldade para criá-la (se foi difícil criar o app, preço++)
- Se o tempo que o cliente te deu, foi excedido ou não (se não for excedido, preço++, senão preço–)
- Se você utilizou de alguns códigos encontrados na internet ou precisou de ajuda de outras pessoas (se sim, preço–)

Recomendo também que fale com o cliente para negociar melhor o preço e ver o quanto ele está disposto à pagar.

EDIT: Preço da mensalidade? Você vai acabar se enrolando com isso se o cliente não pagar corretamente… Acho melhor você fazer um preço direto… Boa sorte, espero ter te ajudado.

Maldade é tirar o emprego dos garçons =/
To desenvolvendo o mesmo app e não sei o preço também =D

Não vai tirar o emprego, vai continuar precisando deles para transportar os pratos… só vai eliminar aquela parte chata de o cliente ficar levantando o braço, gritando, se retorcendo todo pra chamar atenção do garçom :slight_smile:
E além disso o estabelecimento não pode esquecer de ter opção de um atendimento tradicional, para quem tiver dificuldades com o novo sistema.

Isso depende. Se o software for fornecido junto com uma prestação de serviço (instalação, manutenção, customizações, suporte) nada mais justo do que ter mensalidade!

Quanto ao preço: primeiramente tem uma coisa que você não disse: o software será feito sob encomenda ou é um produto que você quer lançar no mercado?

Se foi sob encomenda, basicamente você tem que cobrar pelo trabalho que realizou: as horas gastas no desenvolvimento e em outras atividades como reuniões, vendas, treinamento, suporte, etc. Se vc perceber que dá para cobrar um pouco mais devido a boa expectativa de retorno financeiro para o cliente, pode aumentar o valor.

Já no caso de um produto a coisa fica mais complicada. Uma primeira base seria pesquisar produtos similares no mercado, e cobrar dentro da média da concorrência. Se não tiver concorrentes (ou não conseguir informação de preço) aí vai um pouco mais, digamos, na intuição… rs
Faça uma pesquisa para tentar descobrir quanto o produto VALE para os clientes, e quantos você teria previsão de vender. Dá para ter uma dica até mesmo por outros softwares que não tenham nada a ver com o seu, mas sejam usados por bares e restaurantes… afinal nesses outros produtos é que está a visão do cliente de o que é o preço “normal” a se pagar por um software.

Junte todas essas informações e dê seu preço (coloque um pouco mais porque de qualquer maneira o cliente vai pedir para abaixar mesmo… :expressionless: ).

Bom o sistema é um produto que vi em uma reportagem do jornal hoje, falando sobre como ele é importante na copa das confederação devido a multi-linguagem, eu já vinha pensando em fazer, então fiz, aqui na região é algo inovador(assim como produtos para android) não tem nada parecido por isto não como eu fazer uma pesquisa aqui, a unica coisa que posso pesquisar é no sophia cardapio digital(disponivel no google play) que foi nele a base para meu projeto.

Dá uma olhada nesse artigo: http://netomarin.com.br/blog/20130610/como-e-quanto-cobrar-pelo-desenvolvimento-de-um-app-mobile/

Idealmente, o preço deve ser o maior que o cliente esteja disposto a pagar. Pra isso é fundamental descobrir quanto o cliente vai economizar com sua app.

Você também pode cobrar baseado em quanto tempo levou pra fazer a app, mas não costuma ser boa idéia visto que apps geralmente não leva mais que algumas horas pra serem construídas.

Algumas horas ? o.O Acho que dependendo da app demora muito mais que um mês.