Problema de conexão em ddd diferente

Galera, gostaria da opinião de vcs sobre um caso que ocorreu comigo, eu desenvolvi uma aplicação que faz acesso a um servidor remoto, o que aconteceu foi o seguinte, uma das pessoas que está utilizando este sistema não conseguiu acesso a rede pela aplicação, o celular desta pessoa se conectou, baixou a aplicação e instalou, mas quando a aplicação depois de instalada tenta acessar o servidor ocorre um erro de conexão, o estranho é que quando isso ocorreu o mesmo me ligou e me informou do problema, assim eu fiz os mesmos passos, baixei a aplicação, instalei, e me conectei normalmente, então unica suspeita que me resta é a operadora que esta bloqueando a conexão da minha aplicação, pois o celular dele conseguiu baixar a aplicação mas não coseguiu se conectar quando a aplicação fez o pedido de conexão.
Agora será que isso ocorreu por estar em um ddd diferente? ou pelo fato de minha aplicação não ser certificada, e talvez naquele estado e cidade uma aplicação não certificada esta impedida de acessar a rede?

Se alguem teve um problema semelhante e quiser dar a sua opinião eu agradeço!

Há a cidade em questão foi Maringa - PR, com um telefone de ddd 48 de Florianopolis - SC

Não tem nada haver com a operadora.

Pode ser problema com o próprio usuário, que recusou o pedido de conexão quando ela foi aberta, ou que escolheu um tipo de conexão mal configurado no celular. Se ele aceitar o pedido de conexão e escolher a mesma conexão que usou para baixar a aplicação, deve funcionar.

Se ainda assim não funcionar, deve ser incompatibilidade da aplicação com o aparelho em algum ponto na conexão.

Ai que tá, eu ajudei ele por telefone a utilizar, aparecei a mensagem de liberação da rede no celular e o mesmo escolheu sim, ele testou em 3 aparelhos diferentes, um LG MG810, Sony W800, e um palm, aqui eu tenho este sistema instalado em um LG MG280, Samgung d900, palm treo 680, motorola z3, e funciona corretamente!
E nos aparelhos que eles testou, ambos apresentaram o mesmo problema, todos conseguiram se conectar o servidor web para fazer o download da aplicação, ai depois de instalada a aplicação não consegue conexão, muito estranho, e ambos são da TIM.