Pessoal, há algum tempo que venho pesquisando sobre desenvolvimento de Games para Android. Já li diversos artigos aqui do GUJ.
Fiz algumas aplicações de exemplo para me familiarizar com a plataforma, coisas básicas, gerenciando algumas activities.
Nunca desenvolvi um jogo em java 2d, apenas utilizando Swing (era um campo minado). Atualmente tentei convertê-lo para Android, mas não tenho a mesma liberdade com os botões igual eu tenho em java puro, exemplo: No android ele não deixa colocar mais do que 5 botões na mesma linha.
Comprei recentemente o livro “Programação de games com Java”, para aprender a programar jogos melhor, e estou lendo o “Java - Como programar” para aprender a API 2D do java.
Fiquei meio complexado com o meu campo minado não poder ser convertido para Android, gostaria de saber como ele faz o controle do espaço do jogo, utilizando Java 2d.
Outra coisa, quando fazemos aplicações, fica o título dela em cima, com jogos é a mesma coisa? Não tem como rodar em FullScreen?
Eu não entendi mesmo como ele faz esse redimensionamento do jogo, alguém podería me explicar?
Para fazer o jogo, é mais indicado usasr o SurfaceView (http://developer.android.com/reference/android/view/SurfaceView.html) como base para você desenhar os gráficos. Essa é a View base para desenhar usando OpenGL (GLSurfaceView), para RenderScript (RSSurfaceView) e para a VideoView também.
estou vindo da plataforma j2me… estou migrando para android… quando vi que a OpenGL / ES estava disponível meu olhos brilharam…
quase chorei de alegria… :lol: estou estudando pelo livro: Beginning Android Games da Apress, ele começa com um exemplo bem legal do famoso jogo da cobrinha “Snake”…Alguém conhece esse livro? pode me dizer alguma coisa? estou gostando dele…valeu!
Marky.Vasconcelos seus artigos sao muito bons! vc foi um dos caras que me levou a mudar de foco e spara Android, no início eu resisti, mas depois quando vi as possibilidades e melhorias resolvi mudar… mt obrigado!
Eu nao sei por que, mas tenho a sensação que JME está fadado a morte, eu fico feliz que mais alguem decediu ir para Android, o mercado está precisando de profissionais, e em breve a falta vai ser maior.
Marky.Vasconcelos, desculpe se a pergunta parecer idiota, mas, é possível fazer backgrounds baseados em tiles com o OpenGL? Ou seria melhor só utilizar a API Canvas?