Programar apk

Tenho uma dúvida sobre programação Android…
Vamos lá, como programo um APK?
Sei que se usa Java, já tenho esse conhecimento.
No momento estou fazendo um curso online de Java, como faço o arquivo .jar virar um APK?
Eu não gosto da ideia de usar IDE, eu programo no terminal com vim, e compilo com comando javac e rodo a classe com comando java.
Como compilo pra APK?
Se vc me disser que precisa do Android Studio, isso está fora de questão, eu baixei e instalei e configurei esse lixo pesado e não consegui entender seu funcionamento!
Meu negócio é escrever e compilar, já tenho certa experiência com C.
Espero que alguém possa me ajudar com essa questão!
Grato desde já!

Na sua vida profissional, você vai aprender que determinadas tecnologias usam determinadas ferramentas e ponto final, ou seja, é muito mais fácil você se adaptar ao workflow do fabricante do que ficar lutando contra ele. Sim, programar para Android é burocrático, envolve usar ferramentas pesadas, realizar deploy em emuladores ou dispositivos físicos etc. Para outras plataformas vai ser a mesma coisa, não se iluda. Ahhh mas eu não posso fazer isso manualmente? Pode, mas é tanto trabalho para colocar tudo nos eixos para você ‘só’ programar e compilar, que não vai valer a pena. Para começar a brincadeira, você vai precisar aprender a lidar com o Gradle manualmente, que é a ferramenta de build padrão para projetos Android. A linguagem padrão hoje em dia é a Kotlin, mas pode-se usar Java também. Pode-se trabalhar com C de forma nativa também. O bytecode Java (.jar) precisa ser convertido para o formato DEX para rodar na VM do Android (ART - Android Runtime), e os APKs são empacotados incluindo esse bytecode otimizado, recursos e outros componentes. Coloque na sua cabeça que ferramenta não é religião. É ferramenta e pronto. Linguagem de programação? Idem. Usar vim, nano, notepad, neovim, notepad++, Android Studio, NetBeans, Eclipse, IntelliJ, Visual Studio Code, Visual Studio, Java, C, C++, C# ou o raio que o parta, não te faz melhor ou pior. Normalmente vc usa o que gosta nos seus projetos, mas na hora que for trabalhar para alguma empresa, você vai usar o que ela mandar você usar, sem discussão. Até como você formata seu código (identar com quantos espaços? usar tab no lugar de espaços? como devem ser os nomes dos métodos ou funções? o código deve ser em inglês? etc etc etc) vai ser influenciado por como a empresa quer que seja feito. Esse entendimento vem com o tempo e com a maturidade e, quanto mais cedo você entender isso, menos você vai sofrer. Boa sorte.

1 curtida

Não pretendo desenvolver pra empresa nenhum, a empresa só protege os interesses egoísta do monopólio, bando de gananciosos avarentos que só pensam no próprio bolso!
Eu sou diferente, não me limito a isso, eu sou a favor da liberdade!
Pra você ter uma ideia, eu odeio a Micro$oft!
PT, PSOL, STF, sou a favor a anarquia!

Esse cara aqui tem jeito de criador de malware, kkk

:sleeping:

1 curtida

Como faço pra deletar minha conta nessa plataforma?
Isso aqui não me interessa mais!

atencao

2 curtidas