A pergunta parece fútil, mas só para eu saber se algo mudou nesse sentido:
Vou dar como exemplo os celulares da NOKIA e seu sistema Symbian (especificamente a série S60), para explicar melhor o que quero saber:
Aplicativos do symbian “.sis” podem iniciar junto com o celular, monitorar o celular (antivirus), rodar em modo oculto e serem disparados em eventos do celular, no qual o programa “.sis” instalado foi designado para isso.
Gostaria de saber se J2ME já têm essas capacidades? O que sei de J2ME é que são só aplicativos clientes, que exigem que você os localize e os abra com a JVM do celular e eles executam somente enquanto não mantidos abertos…
Gostaria de saber porquê quero desenvolver um aplicativo que terá essas necessidades…Terá que ter mais capacidades, como acessar histórico de chamadas do telefone, disparar janela de diálogo ao termino das chamadas, inicializar com o celular, etc.
E queria saber se posso empregar o J2ME
[quote=diego_qmota]A pergunta parece fútil, mas só para eu saber se algo mudou nesse sentido:
Vou dar como exemplo os celulares da NOKIA e seu sistema Symbian (especificamente a série S60), para explicar melhor o que quero saber:
Aplicativos do symbian “.sis” podem iniciar junto com o celular, monitorar o celular (antivirus), rodar em modo oculto e serem disparados em eventos do celular, no qual o programa “.sis” instalado foi designado para isso.
[/quote]
Sim, o Symbian é lindo, não é mesmo…? 
Não tem
[quote=diego_qmota]
O que sei de J2ME é que são só aplicativos clientes, que exigem que você os localize e os abra com a JVM do celular e eles executam somente enquanto não mantidos abertos…
Gostaria de saber porquê quero desenvolver um aplicativo que terá essas necessidades…Terá que ter mais capacidades, como acessar histórico de chamadas do telefone, disparar janela de diálogo ao termino das chamadas, inicializar com o celular, etc.
E queria saber se posso empregar o J2ME[/quote]
J2ME não é para ser usado para o q vc quer. Recomendo vc ir estudar Python. Fica entre a facilidade do J2ME e mais perto do poder do Symbian. Lógico, só roda no Symbian…
Bom, eu já sabia que não poderia esperar compatibilidade para isso… pois cada celular pode ter seu S.O. e o acesso a esses tipos de funções seriam específicas de cada aparelho.
Minha dúvida era no sentido de haver API’s específicas do Symbian para acoplar com programas J2ME afim de alcançar esses objetivos, porquê tinha visto no site da NOKIA algumas API´s para J2ME.
Beleza, obrigado pelos esclarecimentos!
As APIs do Symbian são para uso de aplicações nativas Symbian. Elas não são acessíveis ao J2ME devido ao modelo sandbox. Idem para qualquer outro S.O.