Bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida com vcs, a quem teve experiencia em grandes projetos por favor me ajudar na questão.
Tenho uma duvida a respeito de projetos onde será desenvolvido para diferentes plataformas, por exemplo o whatsapp, que está disponível para Android, Iphone, BlackBerry e Windows Mobile.
Como uma equipe de projeto no momento que inicia um desenvolvimento age estrategicamente neste caso? Eles montam equipes diferentes para cada plataforma, ou seja no final tu teria 3 ou mais projetos para cada uma das plataformas? Ou desenvolve em uma e utiliza ferramentas para a migração para as demais?
Entenderam a duvida? Qual a forma mais inteligente de se desenvolver um projeto multiplataforma, quais métodos o mercado utiliza hoje?
Acredito que no caso do WhatsApp eles tem uma equipe para cada plataforma. Além disso outras alternativas seria:
Faz em WebApp onde um app serviria para várias plataformas, porém você perde recursos nativos do aparelho.
Faz usando uma ferramente que o código fonte serve para todos (Xamarin, Delphi XE5), porém acredito que você perde performance, fora que o app fica muito grande.
Se não tiver equipe, faz em uma linguagem de cada vez.
[quote=Shakall]Bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida com vcs, a quem teve experiencia em grandes projetos por favor me ajudar na questão.
Tenho uma duvida a respeito de projetos onde será desenvolvido para diferentes plataformas, por exemplo o whatsapp, que está disponível para Android, Iphone, BlackBerry e Windows Mobile.
Como uma equipe de projeto no momento que inicia um desenvolvimento age estrategicamente neste caso? Eles montam equipes diferentes para cada plataforma, ou seja no final tu teria 3 ou mais projetos para cada uma das plataformas? Ou desenvolve em uma e utiliza ferramentas para a migração para as demais?
Entenderam a duvida? Qual a forma mais inteligente de se desenvolver um projeto multiplataforma, quais métodos o mercado utiliza hoje?
Obrigado![/quote]
Depende do projeto. Teria um exemplo real de vocês? Whatsapp não tem mágica, um client para cada plataforma: iOS, Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone.
Tudo depende das necessidades e investimento, se o cliente não pode investir em manter vários clients nativos e as necessidades forem compatíveis para que a aplicação seja webapp (usando PhoneGap por exemplo), não tem mal nenhum se todos estiverem cientes.
[quote=javaflex]
Tudo depende das necessidades e investimento, se o cliente não pode investir em manter vários clients nativos e as necessidades forem compatíveis para que a aplicação seja webapp (usando PhoneGap por exemplo), não tem mal nenhum se todos estiverem cientes.[/quote]
[quote=JDesenvolvedor][quote=javaflex]
Tudo depende das necessidades e investimento, se o cliente não pode investir em manter vários clients nativos e as necessidades forem compatíveis para que a aplicação seja webapp (usando PhoneGap por exemplo), não tem mal nenhum se todos estiverem cientes.[/quote]
PhoneGap é uma solução híbrida, e não web app.[/quote]
Exatamente.