Projetos usando CDC

Galera estou começando no desenvolvimento de projetos para cdc, gostaria que alguem me envia-se um projeto pelo netbeans simples, somente para dar uma olhada, algo como clicar em um botao aparecer outra tela e tal, pq nao to conseguindo nem fazer mudanças de uma tela para outra. Valeu!!!

Shakall,
Se você tiver como dá uma procurada pela revista WebMobile edição 15 (link abaixo) que nela tem um artigo meu sobre desenvolvimento JavaME para Windows Mobile utilizando o CDC para isso. Na época utilizei o Eclipse, espero que te sirva para algo.

Tem alguma vantagem ou desvantagem em utilizar o Swing em vez da AWT?

Outra duvida, no seu artigo, vc usa apenas uma tela principal Form, e nela vc chama as classes para fazer os calculos e tal, minha duvida é na navegaçao de telas.

Tipo se no main estiver sendo instanciado uma form, e exibo ele na tela, em seguida neste form tem um botão que ao ser apertado exibe outra tela, teoricamente o código fonte contido no evento do botão seria a inicialização desta nova tela, mas quando faço isso aparece o seguinte erro.

Cannot create more than one window per graphics device

Pelo o que eu entendi só posso ter uma tela por dispositivo? O que estou fazendo errado?

Obrigado!

Shakall,

Pesquisei um pouco e vi que esta tua dúvida parece ser bem comum e o erro encontrado sempre é o mesmo, não permitir a criação de mais janelas num mesmo dispositivo. Realmente meu artigo só possuía uma janela (Frame), era simples para contemplar o artigo para a revista.

Já em relação a utilizar Swing ao invés de AWT, não creio ser possível, pelo menos não pela documentação do perfil PP (Personal Profile) do CDC, que foi o que utilizei juntamente com a máquina virtual da IBM, a J9. Agora, encontrei alguns textos pela net que dizem ser possível o uso de Swing utilizando-se de outra máquina virtual.

E sei também que com a J9 e o CDC/PP eu posso podia usar o SWT, sei disso pois na época da escrita do artigo eu testei uma aplicação utilizando-se do SWT e funcionou, mas não cheguei a escrever nada sobre isto.

Todavia, vou tentar reutilizar meu projeto em AWT e tentar abrir mais uma tela nele e ver no que dá. Se eu conseguir algo, eu posto aqui.

E o estranho que no caso do netbeans quando se cria um novo projeto cdc, a tela incial jah criada por ele é um frame em swing, bom fico aguardando alguma alternativa para esta troca de telas, no momento estou utilizando a troca dos panel, ou seja possuo um frame unico e quando preciso mudar de telas faço a troca de panel, minhas telas na verdade são panel separados, mas este metodo me parece mais uma gambiarra do que a forma correta de se fazer.

Obrigado.

Allguem tem uma dica de como trabalhar com varias telas em cdc?

vejo que o desenvolvimento em CDC está um mistério e não há material algum sobre o assunto, só encontrei alguns tutoriais no site da netbeans muito simples , e o artigo da revista da devmedia e faz tempo, depois ninguem falou nada mais para o assunto, eu gostaria de desenvolver uma aplicação em java para PDA que tem como OS o windows mobile, como não encontro nada maduro sobre o assunto em CDC vou ter de partir para o VisualStudio.

Eu acho que demorou para cair a ficha, mas caiu ! Parabéns !

Realmente o desenvolvimento usando o .Net será mais tranquilo e haverá mais integração com o Windows Mobile, logo, acho que se vc for por esta caminho, valerá mais a pena.

Pelo o que eu andei pesquisando a soluçao é simples, por isso nada de tutorial, vc tem que criar um projeto no eclipse normal como se fosse para desktop e compilar ele no java 1.4.1, pode usar swing se problmeas, utiliza a JVM IBM_J9_v6.1.1 é a ultima versão que saiu, ela é mias completa que as outras assim da suporte a swing sem problemas, então é isso sem segredo.

banco de dados que utilizo para o PDA, o javaDB?

tudo bom!!! aonde consigo uma versão para teste da j9, isto se existir

obrigado

da uma procurada no www.4shared.com que lah vc encontra.

[quote=machitte]tudo bom!!! aonde consigo uma versão para teste da j9, isto se existir

obrigado[/quote]

http://siriarah.wordpress.com/downloads/ aqui tem para o cldc , cdc e para palm o j9

valeu galera ja baxei aki

brigadão

sim temos que compilar usando o java 1.4.1 mas ai que ta depois de instalar
como configuro o netbeans para usa-la eu uso o netbeans 6.1 ele aceita esta
versão do java ??? li que vc tem que indicar isto na propriedade do projeto mas
confesso não ter encontrado o local onde se faz isto … :lol:

Aqui eu clico com o botao direito em cima do projeto vou em propriedades, na opção Códigos-Fonte, escolho em baixo em FormatoCódigo-fonte/binário o jdk1.4

e ai shakal blz bom vi em outro topico que vc ja usou a j9 então …
como vc faz para compilar sua aplicacão usando esta
pq tipo pelo que eu entendo vc deve colocar o .jar na pasta
examples depois criar um atalho dele mas ai que ta não da certo
como vc cria este atalho aki eu copio o arquivo depois como como atalho
vc faz assim ???

cara te 2 maneiras, nao faço deste jeito do atalho nao, uma que é a melhor mas precisa de um servidor na net, eu coloco o jar no servidor, ai digito o endereço pra ele instalar, outra é vc passar por bluetooth, ele pega automatico e instala, agora nao sei te dizer se o bluetooth vai funcionar automatico com vc, aqui funciona, eu soh testei em um aparelho até hoje, um motorola importado que usa windowsmobile.

e ai shakall a o problema não era com o modo que estava criando era o que estava no atalho eu não
sabia que temos que setar o j9w para que ele compile o atalho agora deu certo muito obrigado cara …