Escolhi como objeto de estudo pro meu Trabalho de Conclusão de Curso o assunto J2ME,o capitulo 2 desse trabalho seria destinado ao funcionamento dos protocolos de rede(por exemplo,GPRS,Bluetooth, IEEE802.11)em J2ME.Ja busquei praticamente o Google inteiro e o site da SUN acerca desse assunto mas só encontrei mesmo referencias a codigo e alguma coisa da API do J2ME pra isso.Mas eu gostaria de ter alguma coisa que explicasse mesmo é a “conversação” de uma aplicação rodando no celular com o protocolo especifico incluindo tambem assim o processamento por parte da operadora que esta disponibilizando o serviço. :arrow:
Por exemplo como são feitos as montagens dos pacotes,endereçamento TCP/IP…? Coisas que saem da camada de aplicação e entram nas camadas de rede e transporte…
Já procurou na biblioteca da sua faculdade?
Na minha, que é um lixo, tem dois livro que falam sobre protocolos wireless de camada de enlace e redes. O resto é tcp/ip normal e qualquer livro de redes já basta.
wandersonxs
Os livros de redes do Tanenbaum são excelentes!!!
Abraços
J
josejorgejr
Protocolo HTTP é igual para todos, pois eh camada de aplicaçao.
Padrao 802.11 que trata de wireless, soh implementa camada fisica e enlace, portanto isso eh transparente para as camadas acima.
Bluetooth realmente que se diferencia por ser um padrao q nao segue o modelo OSI.
Eu diria q este seu trabalho poderia ser dividido em varios subtrabalhos grandes…
louds
E que stack hoje em dia segue? Todas que usam tcp/ip passam longe.
H
HumbertoJr
“josejorgejr”:
Protocolo HTTP é igual para todos, pois eh camada de aplicaçao.
Padrao 802.11 que trata de wireless, soh implementa camada fisica e enlace, portanto isso eh transparente para as camadas acima.
Bluetooth realmente que se diferencia por ser um padrao q nao segue o modelo OSI.
Eu diria q este seu trabalho poderia ser dividido em varios subtrabalhos grandes…
Cara se eu fosse falar de cada um dos protocolos até que seria sim muito grande…mas o enfoque e´J2ME e tentar escalarecer um pouco como se consegue estabelecer um conexão e envio de dados em alguns protocolos como os citados.
Eu tenho o livro do Tanenbaum e do Kurose,mas a minha duvida seria se todos os conceitos ali relacionados são extamente IGUAIS pra aplicações rodando não em PCs mas em PAlms ,celulares…(a pilha TCP/IP como fica?)
Não acho que esses livros ajudam muito mas eu já estou dando uma boa leitura,minha desconfiança é que o estabelecimento de conexão é atribuição da aplicação mas essa corresponde apenas ao ultimo nivel das 7 camadas,atribuições como montar pacotes a serem enviados com os dados acho que é encargo da operadora do celular que esta permitindo o serviço…essa é minha duvida!
H
HumbertoJr
“louds”:
Já procurou na biblioteca da sua faculdade?
Na minha, que é um lixo, tem dois livro que falam sobre protocolos wireless de camada de enlace e redes. O resto é tcp/ip normal e qualquer livro de redes já basta.
Minha biblioteca da faculdade? Bom acho que esta mais pra museu mesmo…acho que deve ter o esqueleto do ultimo aluno que a visitou,lá é um territorio fantasma! :!:
louds
Desculpa, não sabia que voce sua faculdade era tão ruim assim.
Mas voltando ao assunto.
Esqueci de falar que a pilha de rede de cada celular muda radicalmente a cada geração. 1, 2, 2.5 e 3G usam protocolos diferentes em varias camadas.
Celulares 2G (GSM-data, TDMA) não tem pilhas tcp/ip.
Celulares 3G (UTMS, CDMA2000) possuem pilhas tcp/ip ok.