Escolhi como objeto de estudo pro meu Trabalho de Conclusão de Curso o assunto J2ME,o capitulo 2 desse trabalho seria destinado ao funcionamento dos protocolos de rede(por exemplo,GPRS,Bluetooth, IEEE802.11)em J2ME.Ja busquei praticamente o Google inteiro e o site da SUN acerca desse assunto mas só encontrei mesmo referencias a codigo e alguma coisa da API do J2ME pra isso.Mas eu gostaria de ter alguma coisa que explicasse mesmo é a “conversação” de uma aplicação rodando no celular com o protocolo especifico incluindo tambem assim o processamento por parte da operadora que esta disponibilizando o serviço. :arrow:
Por exemplo como são feitos as montagens dos pacotes,endereçamento TCP/IP…? Coisas que saem da camada de aplicação e entram nas camadas de rede e transporte…
Opa,
Acho q aí nao é J2ME intaum, acho q o SO do celular faz esse trabalho!!!
O J2ME vai interfacear!!
Mas tenta procurar por CLDC!!
Falow!
H
HumbertoJrPJ
“clv”:
Opa,
O J2ME vai interfacear!!
Falow!
Eu tenho o livro do Tanenbaum e do Kurose,mas a minha duvida seria se todos os conceitos ali relacionados são extamente IGUAIS pra aplicações rodando não em PCs mas em PAlms ,celulares…(a pilha TCP/IP como fica?)
Não acho que esses livros ajudam muito mas eu já estou dando uma boa leitura,minha desconfiança é que o estabelecimento de conexão é atribuição da aplicação mas essa corresponde apenas ao ultimo nivel das 7 camadas(então concordo com a parte do SO),atribuições como montar pacotes a serem enviados com os dados acho que é encargo da operadora do celular que esta permitindo o serviço…essa é minha duvida!
Mas se voce der uma olhada na API pra Bluetooth,o SO não vale nada ,existe sim uma certa inteferencia sobre a camada de trasnporte!
C
CelinoPJ
a pilha TCP/IP é um protocolo, logo se é protocolo é padrão. Cada SO implementa diferente, porem no final das contas cada camadas faz a mesma coisa… pra ter uma ideia melhor sobre a pilha da uma olhada no livro do Comer “TCP/IP Interligações de redes”, realmente muito bom.
“HumbertoJr”:
“clv”:
Opa,
O J2ME vai interfacear!!
Falow!
Eu tenho o livro do Tanenbaum e do Kurose,mas a minha duvida seria se todos os conceitos ali relacionados são extamente IGUAIS pra aplicações rodando não em PCs mas em PAlms ,celulares…(a pilha TCP/IP como fica?)
Não acho que esses livros ajudam muito mas eu já estou dando uma boa leitura,minha desconfiança é que o estabelecimento de conexão é atribuição da aplicação mas essa corresponde apenas ao ultimo nivel das 7 camadas(então concordo com a parte do SO),atribuições como montar pacotes a serem enviados com os dados acho que é encargo da operadora do celular que esta permitindo o serviço…essa é minha duvida!
Mas se voce der uma olhada na API pra Bluetooth,o SO não vale nada ,existe sim uma certa inteferencia sobre a camada de trasnporte!
H
HumbertoJrPJ
“Celino”:
a pilha TCP/IP é um protocolo, logo se é protocolo é padrão. Cada SO implementa diferente, porem no final das contas cada camadas faz a mesma coisa… pra ter uma ideia melhor sobre a pilha da uma olhada no livro do Comer “TCP/IP Interligações de redes”, realmente muito bom.
Cara mas é exatamente isso,eu sei que no final das contas todos fazem o mesmo mas não é objetivo minuciar protocolos mas sim exatamente essas nuancias de implementações diferentes que devem existir quando se trata de J2ME(ou do SO que esta rodando a aplicação J2ME),