Bom Galera, bem, hj desenvolvo um projeto que utilizo JSF porém queremos utilizar Tablets para que os Instrutores possam interagir melhor com o cliente, tendo as informações do Sistema em mão …
Porém, não tenho a minima ideia de como fzr isso funcionar em um Tablet.
Teria que reprogramar o Sistema ?
Usar outra plataforma ?
Digitando o caminho do servidor no Navegador não ira funcionar ?
Certo … Então no caso eu só preciso desenvolver a View para o usuário, correto ? Não preciso reprogramar a lógica, pois quero evitar que o Instrutor vá ate o PC para efetuar o lançamento das atividades, avilações etc …
Luiz, então por exemplo, hj o meu projeto roda em JSF a parte visual utilizo o PrimeFaces, posso utilizar dessas mesmas tecnologias para acessar do Tablet ? Ou preciso desenvolver um projeto em especifico para eles ?
Não é necessário, uma vez que os smartphones e tablets possuem navegadores W3C full. A aplicação vai ser executada da mesma forma.
A questão é que nestas plataformas os monitores são normalmente reduzidos e usam touch screen para a interação. Isso ocasiona alguns problemas:
1 - Se suas GUI’s web forem carregadas de imagens, flash e possuir um layout muito grande…o usuário final podem sofre um pequeno delay resultado pelo zoom automático feito por estes tipos de dispositivos.
2 - Se suas GUI’s possuírem botões muito juntos, o touch destes aparelhos pode se perder no momento que o usuário tocar no monitor. Comigo aconteceu muito.
3 - GUI carregadas podem ter um tempo de latência maior caso o usuário esteje usando 2G.
E por ai vai…
Se vc quiser, não precisa fazer nada, mas os usuários podem sofrer um pouco…
Eu passei por varias situações quando meu clientes passaram a usar minhas aplicações nos smarphones e tablet’s. Segue algumas dicas:
Fernando, agradeço pela ajuda.
Bem … no momento a intenção é permitir somente o acesso dos professores para interagirem de forma mais dinamica com os alunos, mas futuramente sim partir para essa ideia de web para satisfação dos clientes.
Bem … vou estudar seus links …
Muito grato por enquanto …
Abraços
1 - Reduzir sua camada de Visão dinamicamente
Implementar um mecanismos na solução que identifique quando as paginas estão sendo acessadas por navegadores desta plataforma e assim vc dinamicamente customiza seu layout geral (css, tamanho menor, poucas e pequenas imagens, botões maiores e mais separados etc…) Muitas GUI podem ficar complexa com esse código.
Essa opção é muito boa porque vc consegue centralizar todos os acesso em uma unica camada de visão e com isso menos manutenção.
2 - Desenvolver camada de visão especifica
Sua aplicação pode existir com varias camadas de visão ao mesmo tempo - web full, smartphone, tablets, desktop, web services etc…
Dai vc desenvolve esta camada com o intuito de melhorar a experiência do usuário, prezando por particularidades (no livro que eu indiquei fala de todas elas)
Este opção é indicada caso a sua camada de visão atual full for bem complexa para customizar dinamicamente…
Essa opção é complicada pq vc precisa replicar todas as alterações ou novas implementações nas duas camadas.
Bem, não sei se estou correto.
Por exemplo, se hj eu preciso que o Instrutor acesse somente uma “Página” da minha aplicação eu poderia sem problemas Replicar esta página, certo … ?
Porém se ele tivesse que ter acesso a todo o Sistema então eu teria que customizar a view para se redimensionar de acordo com o navegador q o solicita … ?
Depende…
Sua aplicação tem autenticação?
Os usuários nas plataformas móveis não terão que se autenticar tb?
Se vc replicar as páginas…vai ter que replicar a autenticação para essas paginas tb…dai vc entra em um caminho horrível de manutenção.
A questão tem que ser avaliada.
É … Tenho autenticação.
É eles terão que se autenticarem …
Realmente, preciso me adentrar mais no assunto para desenvolver uma solução para isso …
Eu havia pensando em fazer algo por enquanto somente como um “quebra-galho” ate ter uma ideia definitiva de como solucionar esse problema … mas acho melhor ter mais calma e definir uma solução definitiva …