Bom, se quiser atingir uma maioridade de usuários, acho que o J2ME leva vantagem. Mas se quiser ter ao seu dispor todas funcionalidades do aparelho sem que nada seja limitado, não recomendaria J2ME não.
Olha estou vendo o tal de TotalCross… Parece ser bem legal… Funciona em Iphone, blackberry, Windows mobile, Palm OS e futuramente irá pra Nokia/Symbian e Android…
Tem relação com java… estou estudando qual melhor tecnologia utilizar, estou começando a pesquisa e acho que esta ferramenta parece ser bem boa.
HTML seria para os smartphones, que não são a maioria dos dispositivos móveis.
J2ME está entre a que atingiria a maioria, mas não é a melhor… estou tentando lembrar da tecnologia utilizada… jah posto…
Editando: Ja ouvi dizer que pra ser mais portável, era recomendado programar em “BREW”. Porém, não consegui nem entrar no site agora, hehe.
Palm-Top também tem suporte a JavaME?
E quais mobiles não suportam HTML? ( A vantagem do HTML é que não precisaria aprender uma nova linguagem, já que, não entendo nada de JavaME )
[quote=boone]Nossa Rafael…internet 24x7 ?! Me avisa onde esta maravilha já chegou…
Se usasse Java não teria este problema. Salva no celular e transmite na medida em que dá…[/quote]
:roll:
Essa questão do uso da Internet no celular ainda tenho que pensar melhor a respeito…
…
Tanto JavaME quanto HTML precisam conectar na Internet…
Ok… JavaME você pode guardar os valores e depois salvar
PORÉM, se for executar consultas e mais vantagem HTML. (já que irá precisar da internet)
Enfim…
Obrigado pelas opiniões, me ajudaram bastante (principalmente a idéia do HTML - que eu não havia pensado)
Vou primeiro verificar com meu cliente quais serão as necessidade dele no mobile, para depois dar prosseguimento, sem essas informações não terei como avaliar a melhor opção.
Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!
VI que o tal TotalCross é uma soluções bem interessante, apesar de poucos desenvolvedores e etc… Funciona em várias plataformas, porém não roda ainda no Symbian OS e Android OS!
A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)
[quote=dcbasso]Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!
VI que o tal TotalCross é uma soluções bem interessante, apesar de poucos desenvolvedores e etc… Funciona em várias plataformas, porém não roda ainda no Symbian OS e Android OS!
A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)[/quote]
Pq vc acha que eu havia sugerido J2ME ?
Não foi a toa, já sei de tudo isto que vc falou…mas enfim, vc tinha que esbarrar com os “porems” por vc mesmo… :roll:
Quem sabe agora para de viver na fantasia do HTML como muitos estão sugerindo aqui e vem pro mundo real.
TotalCross é solução de nicho. Quer o máximo de plataformas, vem pro J2ME.
Ah, e J2ME já está rodando no Android sim, graças a um projeto de uma galerinha.
[quote=boone][quote=dcbasso]Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!
A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)[/quote]
Pq vc acha que eu havia sugerido J2ME ?
Não foi a toa, já sei de tudo isto que vc falou…mas enfim, vc tinha que esbarrar com os “porems” por vc mesmo… :roll:
Quem sabe agora para de viver na fantasia do HTML como muitos estão sugerindo aqui e vem pro mundo real.
TotalCross é solução de nicho. Quer o máximo de plataformas, vem pro J2ME.
Ah, e J2ME já está rodando no Android sim, graças a um projeto de uma galerinha.
[/quote]
Para minha situação, o porém de ser pago não é um problema… de verdade!
Qual projeto da Galerinha??? Será que funciona acesso a GPS e outras recursos avançados? E o iPhone, tem algum projeto?