Qual tecnologia utilizar para atingir o maior número de mobiles?

Não conheço nada de JavaME, Android, … , porém futuramente precisarei desevolver um módulo mobile para uma aplicação.

Qual tecnologia eu consigo atingir o maior número de usuários? JavaME, Android, ou outras?
E dentro dessa tecnologia qual leitura vocês recomendam?

Bom, se quiser atingir uma maioridade de usuários, acho que o J2ME leva vantagem. Mas se quiser ter ao seu dispor todas funcionalidades do aparelho sem que nada seja limitado, não recomendaria J2ME não.

uma versão html simples não resolve? hoje tem Opera Mobile que dá de 10 a 0 em muito browser ai, sem falar que o iphone roda html de forma tranquila.

Olha estou vendo o tal de TotalCross… Parece ser bem legal… Funciona em Iphone, blackberry, Windows mobile, Palm OS e futuramente irá pra Nokia/Symbian e Android…

Tem relação com java… estou estudando qual melhor tecnologia utilizar, estou começando a pesquisa e acho que esta ferramenta parece ser bem boa.

Grato,

Estou fazendo uma analise aqui na empresa, e acredito que a melhor opção seja J2ME!!!
Até quando?? Não sei!

IPhone é uma boa.
Olha que interessante o pulo que Objective-C deu:
http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Se o Objective-C te assutar um pouco, tem essa alternativa:
http://monotouch.net/

[quote=fabiofalci]IPhone é uma boa.

http://monotouch.net/[/quote]

“Qual tecnologia utilizar para atingir o maior número de mobiles?”

A resposta é óbvia. Java.

[quote=dcbasso][quote=fabiofalci]IPhone é uma boa.

http://monotouch.net/[/quote]

“Qual tecnologia utilizar para atingir o maior número de mobiles?” [/quote]

Ou seja, a opção do peczenyj, com html.

HTML seria para os smartphones, que não são a maioria dos dispositivos móveis.
J2ME está entre a que atingiria a maioria, mas não é a melhor… estou tentando lembrar da tecnologia utilizada… jah posto…

Editando: Ja ouvi dizer que pra ser mais portável, era recomendado programar em “BREW”. Porém, não consegui nem entrar no site agora, hehe.

Como eu disse, Java é imbatível, pois qualquer celular tem suporte, exceto os modismos como IPhone ou os MP10 da vida…

Uma outra dúvida :roll:

Palm-Top também tem suporte a JavaME?
E quais mobiles não suportam HTML? ( A vantagem do HTML é que não precisaria aprender uma nova linguagem, já que, não entendo nada de JavaME )

HTML (e WAP para aparelhos mais baratos), sem dúvida.

Isso se sua aplicação não exigir nenhuma integração com recursos do aparelho claro.

A aplicação não interage com nada no celular, apenas uma página em que salvaria dados em um banco de dados de um servidor remoto.

Nossa Rafael…internet 24x7 ?! Me avisa onde esta maravilha já chegou…

Se usasse Java não teria este problema. Salva no celular e transmite na medida em que dá…

[quote=boone]Nossa Rafael…internet 24x7 ?! Me avisa onde esta maravilha já chegou…

Se usasse Java não teria este problema. Salva no celular e transmite na medida em que dá…[/quote]

:roll:

Essa questão do uso da Internet no celular ainda tenho que pensar melhor a respeito…

Tanto JavaME quanto HTML precisam conectar na Internet…
Ok… JavaME você pode guardar os valores e depois salvar
PORÉM, se for executar consultas e mais vantagem HTML. (já que irá precisar da internet)

Enfim…

Obrigado pelas opiniões, me ajudaram bastante (principalmente a idéia do HTML - que eu não havia pensado)

Vou primeiro verificar com meu cliente quais serão as necessidade dele no mobile, para depois dar prosseguimento, sem essas informações não terei como avaliar a melhor opção.

Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!
VI que o tal TotalCross é uma soluções bem interessante, apesar de poucos desenvolvedores e etc… Funciona em várias plataformas, porém não roda ainda no Symbian OS e Android OS!

A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)

concordo html é a melhor opção, acho que grande parte dos telemoveis 3g suporta

[quote=dcbasso]Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!
VI que o tal TotalCross é uma soluções bem interessante, apesar de poucos desenvolvedores e etc… Funciona em várias plataformas, porém não roda ainda no Symbian OS e Android OS!

A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)[/quote]

Pq vc acha que eu havia sugerido J2ME ?
Não foi a toa, já sei de tudo isto que vc falou…mas enfim, vc tinha que esbarrar com os “porems” por vc mesmo… :roll:
Quem sabe agora para de viver na fantasia do HTML como muitos estão sugerindo aqui e vem pro mundo real.

TotalCross é solução de nicho. Quer o máximo de plataformas, vem pro J2ME.

Ah, e J2ME já está rodando no Android sim, graças a um projeto de uma galerinha.

[quote=boone][quote=dcbasso]Bem pessoal, a situação é que trabalho em CAMPO RURAL, pode ficar horas/dias sem se conectar a internet… portanto WEB, totalmente descartado!

A outra coisa, o TotalCross é pago, logicamente! hehehe Tem que pagar pela VM deles (tipo KVM mesmo!)[/quote]

Pq vc acha que eu havia sugerido J2ME ?
Não foi a toa, já sei de tudo isto que vc falou…mas enfim, vc tinha que esbarrar com os “porems” por vc mesmo… :roll:
Quem sabe agora para de viver na fantasia do HTML como muitos estão sugerindo aqui e vem pro mundo real.

TotalCross é solução de nicho. Quer o máximo de plataformas, vem pro J2ME.

Ah, e J2ME já está rodando no Android sim, graças a um projeto de uma galerinha.

[/quote]

Para minha situação, o porém de ser pago não é um problema… de verdade!
Qual projeto da Galerinha??? Será que funciona acesso a GPS e outras recursos avançados? E o iPhone, tem algum projeto?