Link: http://code.google.com/p/libgdx-users/wiki/TaskList
O que interessou do link acima foi: 2D Tasks e General tasks
Dei uma lida, ainda não aprofundei a leitura, mas algumas perguntas que tenho não achei enquanto olhava o link acima.
O Projeto Parallax trabalha com Slick (que se utiliza de código do que chama Old School, tornando meu projeto funcional praticamente em qualquer PC, porém a versão SlicK AE para Android não foi terminada. Resolvi olhar a LibGDX para fazer a versão do mesmo para Android. Para fazer uma versão AE com as mesmas caracteristicas preciso saber algumas coisas.
As questões abaixo são sobre ambiente 2D.
1. Existem varias APIs para Android 1.0~4.1 salvo engano. Qual delas seria a mais indicada trabalhar?
Obs.: Por padrão eu iria na mais recente, pois deve dar mais recurso para N situações, mas ai vem a questão, se tiver como os clientes atualizarem suas APIs sem muita dor de cabeça, ai sim, caso contrario, vem a questão da compatibilidade com o maior numero de clientes (Mas não sei se a produtividade da API 4.0 por exemplo é tão grande em relação a 2.3)
2. Alguem tem ou sabe onde tem trechos de código sobre as questões abaixo?(Podem só citar os links ou colar o trecho relevante)?
a) Preciso que a camera centralize o objeto na tela e o acompanhe durante a caminhada no mundo.
b) Transparencia, onde ponha por exemplo uma imagem de cor preta que vou tornando transparente para dar o efeito de dia e noite.
c) Suprte aos arquivos *.tmx, neste caso só preciso de um coisa pontual. Eles falam AQUI sobre isto, mas não fala por exemplo como manipular os Objects, existentes no *.tmx
d) Vi que da para usar o UI do Android, mas não sei até que ponto é viavel utilizar os UI padrões do Android, pelo que sei o LibGDX da suporte ao TWL, alguem sabe algo mais a respeito, se possivel com um exemplo?
e) Percebi que é comum criarem 3 projetos ao desenvolver com a LibGDX, onde o primeiro projeto é a as funcionalidades genericas, o segundo para desktop e o terceiro para Android, ao menos é assim que vejo nos exemplos, alguem poderia falar mais sobre isto?
f) Como funciona a questão da movimentação, já que pelo teclado capturamos as teclas pressionadas, no caso do Android deve ter algo como OnTouch, para toques, mas deve ter algo para outros controles (teclado do celular).
Obs.: Uma ideia interessante que vi foi um menu com 4 botões (setas direcionais) em volta de um central (Enter), dentro do jogo, isso resolveria qualquer problema no caso do touch, mas caso necessite algum tecla em especial do aparelo, como fucionaria isto?
3. Alguem teria material ou links em PT, PT-BR ou Eng para passar, agradeceria muito.
Agradeço a atenção desculpem o excedente de perguntas, mas estou com o tempo bem limitado atualmente e estou em um rush na hora de folga estudando isto, com estas informações já posso avançar no projeto de forma mais efetiva.