"Combo Box" em CLDC

20 respostas
raphaelpaiva

Pessoal, você sabem qual classe implementa uma “ComboBox” no j2me?
Obrigado

20 Respostas

leonardom

Não sei se isso ajuda:

ChoiceGroup - é uma lista de escolhas semelhante a List, ambos implementeam a interface Choice. Os tipos de listas são Exclusive e Multiple, porém não tem o tipo Implicit. Já na MIDP 2.0 é implementado o tipo POPUP, que deixa a lista semelhante a um menu DropDown.

public ChoiceGroup(String label, int tipo)
public ChoiceGroup(String label, int tipo, String[] elements, Image[] images)

D

Eu uso assim ó: (Um exemplo prático)

ChoiceGroup cgSexo;

cgSexo = new ChoiceGroup("Sexo", Choice.EXCLUSIVE);
cgSexo.append("Masculino", null);
cgSexo.append("Feminino", null);
cgSexo.append("Não Sabe", null);

O Choice pode ter 2 tipos: EXCLUSIVE ou MULTIPLE!!!!
Caso vc queira usar algum tipo de ícone nos items, substitua o null pelo caminho da imagem que vc vai utilizar.
O Exclusive, como nome diz, apenas um item pode ser selecionado, já o Multiple permite que vários itens sejam selecionados.

Um abraço!!!

Gizelma

o ChoiceGroup não é igual ao combobox, eu precisaria de algo com o drop down, ou setinha, que fosse mudando a opção. isso não existe em j2me não???
se sim como fazer isso??? :?

louds

O ChoiceGroup é o equivalente ao combo box sim.
A diferença é que em MIDP o widget a ser usado depende da implementação. A maioria usa radios no caso de EXCLUSIVE.

Gizelma

Mas como faze-lo ficar igual a um combo???
vc teria um codigo de exemplo? pq mesmo colocando EXCLUSIVE ele fiva iagual a um radio.

P

O único jeito é fazer no “braço” usando um Canvas.

E não comece a chorar…é assim mesmo !

Se a implementação do celular não lhe agrada, o preço a pagar é proporcional ao que vc está querendo…

Gizelma

:cry: é a minha unica escolha… hehehe
vc tem algun codigo pra fazer isso??? :stuck_out_tongue:

P

Não tenho. :lol:

P

A única chance não é usando um Canvas, vc pode construir um Item a seu gosto também, usando o CustomItem…

aborges

CustomItem

Quem seria este cara ? :oops:

Gizelma

Aqui tem a refêrencia
http://www.wmlscript.it/j2me/api20/javax/microedition/lcdui/CustomItem.html
Só que é só pra MID2.0 :cry:

P

“Gizelma”:
Aqui tem a refêrencia
http://www.wmlscript.it/j2me/api20/javax/microedition/lcdui/CustomItem.html
Só que é só pra MID2.0 :cry:

Quanto a isto não tenho certeza, eu paneas tinha lido um artigo sobre ele em um site, mas se ele for mesmo só pra 2.0 e vc quere usar a 1.0 aí vai ter que ser o Canvas mesmo

P

E ping…sempre falando sobre MIDP 2.0…encara a realidade, a plataforma hoje predominante no Brasil é MIDP 1.0, portanto de que adianta dar uma dica que na prática não pode ser usada, por ser tão raro ainda encontrar um proprietário com celular rodando este padrão…? :?

Não sou contra o MIDP 2.0, só acho que ainda não dá em termos práticos para se preocupar em usá-lo, já que isto depende mais das pessoas em comprar celulares com este padrão, do que a vontade que tenho de usar a tecnologia.

P

Claro, sei disso… mas eu só quis mostrar pra ela que existia a possibilidade, e quanto a não existirem muitos celulares com MIDP 2.0 no Brail, isso vai mudar e é importante estar preparado…

G

E ping…sempre falando sobre MIDP 2.0…encara a realidade, a plataforma hoje predominante no Brasil é MIDP 1.0, portanto de que adianta dar uma dica que na prática não pode ser usada, por ser tão raro ainda encontrar um proprietário com celular rodando este padrão…? :?

Não sou contra o MIDP 2.0, só acho que ainda não dá em termos práticos para se preocupar em usá-lo, já que isto depende mais das pessoas em comprar celulares com este padrão, do que a vontade que tenho de usar a tecnologia.

Pelo menos o post dele foi produtivo em alguma dica 8)

P

E quem disse que não foi ?

O que eu disse foi que em termos práticos, de nada adianta a dica se a maioria esmagadora das pessoas (não digo nem developers) não tem celular MIDP 2.0.

D

Infelizmente, o que o boone falou é correto sobre a maioria dos usuários não possuir celular com midp 2.0.

Mas temos que levar em consideração que há pouco tempo, a maioria esmagadora dos usuários, não possuia celulares com MIDP 1.0.

Então vc tem que analisar a situação e implementar o que melhor lhe convém. Daqui a 6 meses o número de celulares com MIDP 2.0 vai ser surpreendente, isso é um fato!

Estou em um projeto que só entrará em testes no ano que vem, para tanto estamos contando com MIDP 2.0. Mas isso apenas pelo fato de que a previsão de utilização do aplicativo não é imediata…

P

Tento ser otimista, mas como acreditar nisto sendo que tem muitos com MIDP 1 e acima de R$ 500,00.

Celular com MIDP 1, Máximo de 64Kb de JAR e ± 200Kb de heap, ainda estão salgados.

“Dougzilla”:

Estou em um projeto que só entrará em testes no ano que vem, para tanto estamos contando com MIDP 2.0. Mas isso apenas pelo fato de que a previsão de utilização do aplicativo não é imediata…

Poderia nos falar do que tiraria proveito do MIDP 2, que com o 1 você não faz ?
Você vai ignorar o MIDP 1 ?

P

O MIDP 2.0 tem inúmeras vantagens quanto a MIDP 1.0… tem conexão via socket, tem um pacote chamado javax.microedition.lcdui.game que tem classes projetadas para o desenvolvimento de jogos; isso pode ser usado para fazer interfaces fantásticas. Mas realmente, vai levar MUITO tempo pra se esquecer da MIDP 1.0… OBS: citei apenas algumas vantagens da MIDP 2.0

louds

Os celulares com MIDP 2.0 não custam menos de 1000 reais e são minoria entre os lançamentos.

Hoje já o volume de celulares MIDP 1.0 já é suficiente para termos um mercado nacional de software p/ estes dispositivos.

MIDP 2.0 só vai valer a pena quando se vender mais aparelhos que com MIDP 1.0, coisa que não deve acontecer antes do segundo semestre de 2006. A maioria dos lançamentos de 2005 ainda vão continuar com a versão antiga do padrão.

Pessoalmente eu acho que as APIs mais interessantes são as opcionais, que melhoram em muito a capacidade de comunicação do aparelho.

Mas é fato que apostar em um mercado para MIDP 2.0 antes de 2006 é muito imprudente.

Criado 11 de março de 2004
Ultima resposta 27 de out. de 2004
Respostas 20
Participantes 9