Re:J2ME + Netbeans + Ubuntu [RESOLVIDO]

oi amigo

Estou com um problema semelhante, estou partindo também para o J2ME, estou com o netbeans 6.5 e já fiz o donwload dos plugins necessários, mas na hora de criar um projeto, ele dá uma mensagem:
"Nenhuma plataforma conpatível com J2ME esta instalado da IDE"
O que mais eu devo fazer, instalar alguma jdk ou coisa parecida??

Por favor me ajuda.

Um grande abraço.

Saudações

Hoje comecei a estudar Java Micro Edition, e estou tentando desenvolver aplicações para celulares usando a IDE nNetNeans em ambiente Linux - o Ubuntu.

Baixei a IDE e a instalei automaticamente pelo “Adicionar/Remover programas”, mas o netbeans que veio não suportava J2ME, só projetos Java SE. Então fui à seção de plug-ins do programa e fiz o download de plug-ins para JME pelo próprio netbeans. Então ele me permitiu escolher a opções de projetos para sistemas embarcados, no wizard “novo projeto”, mas quando tento até mesmo abrir um “Sample” de J2ME, ele me vem com uma mensagem de erro: “Nenhuma plataforma compatível J2ME está instalada na IDE. Você precisa pelomenos ter uma plataforma J2ME instalada na IDE”.

Desde então venho tentando instalar essa plataforma. Fui ao site da SUN e baixei o Java Wireless Toolkit, um arquivo .bin de uns 32Mb com o qual o Ubuntu não trabalha - só me dá a mensagem “Não existe aplicação instalada para esse tipo de arquivo” quando tento executar. O Netbeans também não reconheceu esse arquivo. No menu “Plataformas Java” havia apenas o J2SE. Ao clicar em “Adicionar Plataforma” ele me manda procurar um arquivo, e não reconhece esse Java Wireless Toolkit.

Eu estou cometendo algum erro? A maioria da ajuda que eu encontro nos fóruns da vida é de gente que já consegue compilar seus fontes, e eu nem nesse ponto cheguei ainda. Nos sites a informação é escassa, e parece que a Sun não foi muito generosa com o Linux quando o assunto é J2ME.

Por favor, preciso que alguém me ajude! Preciso instalar a plataforma Micro Edition em Linux e fazer o meu NetBeans reconhecê-la.

Agradeço por qualquer ajuda.

CONSEGUI!!!

Segui as instruções da página abaixo e funcionou!
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Desenvolvendo-aplicacoes-em-J2ME-no-Linux?pagina=2

Resumindo: para programar J2ME em Ubuntu com o NetBeans você precisa:
1 - fazer o download do JDK (Java SE)
2 - baixar o netBeans para linux
3 - baixar o Java Wireless Toolkit para CLDC (http://java.sun.com/products/sjwtoolkit/download.html) - role até achar o botão Downloads
4 - seguir as instruções do link acima.

Se alguém também tiver dúvidas nesse sentido e este post não ajudar, pode me perguntar. Se eu souber eu ajudo.