Resolução de aplicativos e jogos j2me

Olá,

desculpem a intromissão no fórum, eu não entendo absolutamente nada de java, mas tenho uma dúvida que talvez vocês possam me esclarecer…

É possível alterar a resolução de jogos e programas de celular?

Pergunto isso porque diversos aplicativos rodam perfeitamente no meu SE K300i, mas com apenas uma parte da tela sendo mostrada, visto que foram programados para telas de tamanho diferente. Há como alterar isso? Se sim, do que eu preciso? (além de um curso de java, :wink: )

[quote=raonielfo]Olá,

desculpem a intromissão no fórum, eu não entendo absolutamente nada de java, mas tenho uma dúvida que talvez vocês possam me esclarecer…

É possível alterar a resolução de jogos e programas de celular?

Pergunto isso porque diversos aplicativos rodam perfeitamente no meu SE K300i, mas com apenas uma parte da tela sendo mostrada, visto que foram programados para telas de tamanho diferente. Há como alterar isso? Se sim, do que eu preciso? (além de um curso de java, :wink: )[/quote]

cada celular tem uma tela, qdo vc desenvolve em J2Me vc pede por exemplo: Motorola me manda um Framework pra desenvolver meu aplicativo pro modelo X de celular, eles mandam um MIDP (n tenho certeza se o nome é esse) e vc testa nele, ajusta o tamanho da tela e etc, se vc rodar em outro modelo ele funfa, mas n é garantia q a tela maior ou menor rode legal… é oq acontece com seu cel :smiley:

Espero ter ajudado

Acho que o que acontece é o seguinte.
Como existe uma divergência muito grande nos tamanhos dos displays tanto em altura como em largura, o que os desenvolvedores de jogos sejam eles pra Symbian, J2me, Brew procuram fazer é definir uma área mínima utilizável ou visível que é onde se econtra o “centro do jogo”, ou a parte jogável.
Não sei se já percebeu em alguns jogos, que são específicos você joga em Fullscreen, e em outros você tem a área do meio do celular pra jogar.
Quem define o tamanho da tela jogável é o desenvolvedor. A resolução é própria do display.

Respondendo a sua pergunta.
Nâo é possível alterar a resolução do jogo a menos que você seja o desenvolvedor.

Abraço

Mas não existe uma função de comando no java que define a area total da tela? Utilizando um kit de desenvolvedor que os fabricantes fornecem não há como alterar esse tamanho?

Obrigado pela ajuda, é que eu estava baixando justamente um SDK da ericsson com essa esperança =)

[quote=raonielfo]Mas não existe uma função de comando no java que define a area total da tela? Utilizando um kit de desenvolvedor que os fabricantes fornecem não há como alterar esse tamanho?

Obrigado pela ajuda, é que eu estava baixando justamente um SDK da ericsson com essa esperança =)[/quote]

Se vc tiver o codigo fonte? Sim, senao nao é possivel…
o Kit de desenvolvimento fornecido pela Motorola, Siemens e etc é p/ 1 modelo de cel especifico, com um Display X, se vc tem um display Y, vc tem q abrir o codigo e arrumar, mas pra isso precisa do fonte :smiley:

[]s

raonielfo, acho que você não entendeu ou fomos nós que não soubemos explicar a você.

É o seguinte:

Cada fabricante, tem seus tamanhos de displays padronizados em diversos formatos e essa variação é muito grande. Supondo que você seja o dono do código, que desenvolva a aplicação, você tem como usar ou a área máxima, ou a área normal do celular pra aplicações ou também você pode definir a sua área de utilização.

Por exemplo
setFullScreenMode(true); //Seta a sua aplicação pra usar toda a area disponível do celular(Só funciona em cels com MIDP2.0, no caso da 1.0 você mesmo usando a Classe Canvas poderá usar apenas o espaço normal disponível do celular).

Essas duas variáveis, receber os valores limites de altura e largura, que considerando que vc está usando o this, a sua classe deve extender a Classe Canvas, que é a que permite você desenhar, fazer jogos, escrever no meio da Tela, enfim.
displayWidth = this.getWidth();
displayHeight = this.getHeight();

Nesse caso abaixo, eu já estou definindo valores da minha tela. Isso é muito usual se você estiver desenvolvendo uma aplicação pra um celular específico e apenas pra esse, pois aí você terá certeza de que o que vc definiu é o que será usado.
displayWidth = 200;
displayHeight = 174;

Enfim, se você está desenvolvendo a aplicação, você é o dono do código e pode sim alterar o espaço visualizável, lembrando é claro que o máximo desse espaço é o tamanho do display. Se vc estiver usando um aplicativo de outro fabricante, ou desenvolvedor, e não tem acesso ao código, esqueça que não tem como você mudar esse tipo de coisa.
Senta e chora! rs

Abraço.

meu uma resposta para todos voces e e ruim ñ da para mudar a resoluçao ate agora eu odeio gastar e baixar jogos com a tela do tamanho de um trem então se eu encontrar uma forma deixo ela aki xau