[RESOLVIDO] "Impossível Instalar!" Alguém já teve esse problema ao instalar Midlet no Nokia?

Pessoal esse é o meu primeiro post aqui. Até então achei tudo que procurava lendo os tópicos anteriores mas agora não estou achando nada sobre esse problema.

A situação é a seguinte:

Fizemos uma aplicativo J2ME usando o NetBeans.
Para testes fiz o deploy do .jad e do .jar sem problema, baixava o aplicativo e funcionava perfeitamente, apresentando várias mensagens de segurança quando faço acesso as APIs sensíveis do aparelho.
Para liberar para produção compramos um certificado da Thwate.
Fizemos a assinatura conforme detalhada no http://devmobile.blog.br/2008/07/06/como-assinar-midlets-com-certificados-digitais-e-certificar-suas-aplicacoes-jme/.

Tudo sem nenhum problema, só que ao instalar o .jad com os dados da assinatura o E71 me da a mensagem “Impossível Instalar”.
Se tiro a assinatura vai que é uma beleza.
Essa mensagem acontece logo no inicio da instalação, depois do download.

Então, alguem já passou por isso e pode me ajudar? Alguma dica?

Segue meu .jad:

MIDlet-1: G4App,/icon.png,br.com.g4it.TELAS.Tela
MIDlet-Certificate-1-1: MIIDsTCCAxqgAwIBAgIQOkCq/JMv2vZOwFEt10oLIDANBgkqhkiG9w0BAQ…==
MIDlet-Certificate-1-2: MIIDTjCCAregAwIBAgIBCjANBgkqhkiG9w0BAQUFADCBzjELMAkGA1UEBhMCWkExFTATBgNVBAg…==
MIDlet-Certificate-1-3: MIIDJzCCApCgAwIBAgIBATANBgkqhkiG9w0BAQQFADCBzjELMAkGA1UEBhMCWkExFTATBgNVBAg…==
MIDlet-Info-URL: www.g4it.com.br
MIDlet-Jar-RSA-SHA1: IZBR7uhdiedw+fvQRXeY6t+2TrakQoXLKUdxk1boxv9VXYwKLik+eT…=
MIDlet-Jar-Size: 244346
MIDlet-Jar-URL: G4App.jar
MIDlet-Name: G4App
MIDlet-Permissions: javax.microedition.io.Connector.http, javax.microedition.location.Location, javax.microedition.media.control.VideoControl.getSnapshot, javax.microedition.io.Connector.file.read, javax.microedition.io.Connector.file.write
MIDlet-Vendor: G4 it Solutions
MIDlet-Version: 1.0.0
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.1
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0

Olá,

lendo a descrição do seu problema, da pra se notar que o problema é com a certificação,assinatura do seu midlet…
eu encontrei esse blog que tinha esse trecho:

Pelo jeito há alguns celulares que não possuem uma lista de certificados da empresa Twate…então quando se tenta instalar este midlet assinado pela Twate o aparelho não aceita a instalação…
Este é o site: http://blog.javia.org/midlet-signing/
Dê uma olhada e ve o que vc acha…
Espero ter ajudado!
:wink:

Tente:

  1. Certificar-se que REALMENTE o Tawte vai ser reconhecido neste celular. Vc fez isto ?

  2. Remova todas as permissions. Se conseguir instalar, vá aos poucos colocando e fazendo novas instalações até descobrir aquela que tá dando problema

  3. JAD perto ou acima de 5Kb costuma dar problema. Diminua o máximo que puder e teste.

Vamos la…

roselma, a principio o E71 aceita esse certificado sim, ta na lista de certificados do celular e no site da nokia diz que aceita (http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Java_Security_Domains#API_access_settings_on_real_phones)

meu jad tem 4,21kb então não é tamanho dele.

Vou tentar tirar as permissões e ver o que acontence.

Já que custa pra vc entender então vamos lá:

4,21 para 5 é perto sim. Mas se vc acha que não, deixa quieto, pra que eu fui ajudar…

Eu já passei por isto e resolvi assim. Se vc nem tenta aplicar o que lhe é sugerido, pq pedir ajuda… :?

:?

Fiz o sugerido, reduzi o máximo que pude e meu JAD agora tem 2,89KB.

Tirei também todas as permissões e o erro continua!

Alguém tem mais alguma sugestão?

Estou pensando em assinar usando outro método que não seja pelo NetBeans, alguem pode me indicar outra forma?

Outra coisa, o que é assinado é o JAD ou JAR?? Pergunto isso pq não vi no JAR nenhuma referência de assinatura e também se tento instalar só o JAR eu consigo, o aplicativo funciona normalmente, mas com o comportamento de não assinado.

Grato pela ajuda de todos.

Abraços

Obrigado pelo ajuda de todos, o problema está resolvido.
A questão toda eram caracteres especiais (acentuação principalmente) nas informações do certificado.
Não da erro na hora de gerar nem de usar, mas não assina a aplicação corretamente e na hora de instalar dava o erro que comentei.
Gerei novamente sem caracteres especiais e agora está tudo certo.

Obrigado
Abraços

Por curiosidade, o que te levou a comprar o Thawte e não o Verisign ? Qual a vantagem que o 1o tem sobre o 2o ? Preço ? Suporte ?

boone,

Na verdade dei para o cliente as duas opções e inclusive insisti pela compra do da VeriSign (que conhecia), mas ele olhou o preço e decidiu pelo da Thwate.

Quanto a Thwate eu gostei muito do atendimento deles, não conhecia. Tudo ocorreu bem, no prazo, sendo que sempre que procurei o Chat on-line deles tive um bom atendimento.

Achei que eles podiam sinalizar e não aceitar informações com caracteres especiais no CSR, pois causou muito transtorno pra mim, mas fora isso foi tudo bem.

O processo de uso é o mesmo do da VeriSign, hoje se eu puder decidir vou comprar o da Thawte visto que o preço é menor.

Abraços