[Resolvido] - Problema com MapView no celular

Boa noite pessoal!

Eu fiz um exemplo bem simples para usar o MapView no android. Eu rodei o emulador e funcionou normal. Apareceu o mapa corretamente. Mas quando eu instalo o .apk no meu celular o mapa não aparece. Só fica aquelas linhas quadriculadas. Alguém sabe o que pode ser?

Desde já agradeço!

[]'s

Galera, problema resolvido!

Seguinte: o mapview precisa de uma chave para rodar (apiKey). A chave que eu tinha gerado era a do modo debug, por isso só funcionava no emulador. E como eu tinha uma chave de assinatura para gerar o apk ele não rodava no aparelho porque o mapview estava com a chave do modo debug. Para quem tiver o mesmo problema segue os passos para resolve-lo:

OBS: estou usando Linux.

Gerar a chave em modo debug para rodar o mapview via emulador:

keytool -list -alias androiddebugkey -keystore debug.keystore -storepass android -keypass android

O arquivo debug.keystore está na pasta ~.android no Linux.

Quando rodar esse comando uma chave MD5 será gerada. Depois disso é só colocar essa chave aqui --> https://developers.google.com/android/maps-api-signup?hl=pt-BR e gerar a chave da api.

Pronto, você coloca a chave gerada no atributo apiKey e já consegue testar via emulador.

Para testar no aparelho é a mesma coisa, porém, você deve gerar a chave MD5 pela chave que foi gerada quando você exportou o seu APK assinado.

keytool -list -alias ALIAS_DA_CHAVE_DE_ASSINATURA -keystore NOME_DO_ARQUIVO_DA_CHAVE_DE_ASSINATURA

Depois disso gere a apiKey passando o MD5 no site acima e pronto!

Não sei se ficou bem explicado, mas é isso. Para mim funcionou.

Qualquer dúvida estou à disposição!

[]'s