SDK's dos Fabricantes x Java ME SDK 3.0

Pessoal, estou iniciando em JME e gostaria de tirar umas dúvidas básicas.

Neste link http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Installing_Java_ME_development_tools_for_S60 a NOKIA dá os passos para quem quer iniciar o desenvolvimento em sua SDK.

Pergunto: Há algum JavaDOC para essa SDK da Nokia? Procurei e realmente não encontrei. Qual seria a diferença de programar utilizando a recém-lançada JME SDK 3 e utilizar a SDK da Nokia (ou Sony Ericsson, Lg, etc…) ?

Estou tendo um pouco de dificuldade para compreender essas coisas básicas sobre ambientes de desenvolvimento. Tá certo que o link que eu passei da NOKIA é para programar para S60 3rd ou 5th edition…

Botando alguns projetos para rodar no JME SDK 3 e no Eclipse (utilizando o emulador da NOKIA), achei o emulador de sensores (foco do meu estudo a cerca de JME) bem mais completo e a aparencia do emulador mais próxima de um aparelho real…

Alguém que já tenha alguma experiencia com JME pode me esclarecer essas perguntas acima? Cada fabricante disponibiliza suas proprias SDK’s pelo fato de possuirem recursos exclusivos, seria esse o motivo?

Deculpe tantas perguntas, estou perguntando muito pois leio a documentação (que inclusive acho fraca) que os fabricantes disponibilizam nos seus sites e não consigo chegar a conclusão alguma.

Obrigado por qualquer esclarecimento

Bem vindo…

Não tenho certeza, mas pode ser isso http://www.forum.nokia.com/Tools_Docs_and_Code/Documentation/Java/UI.xhtml

Usar o SKD 3, não faz diferença, o que interessa é onde vai executar esse programa, CLDC, CDC. ai que vai saber o que pode usar ou não. Já que a limitação esta na kvm (Maquina virtual do aparelho) e só vai rodar as coisas que ela conhecer (Não se pode alterar a kvm).

Sobre funções especificas em j2me, procure pelas JSR’s (Sensores de que estes que achou?)

Os grandes fabricantes colocam sdks que junto com o j2me permitem executar funções proprias de suas kvm’s, ou seja códigos que eles colocam a mais do que a especificação basica do j2me. Porem são funções que só servem para a tal determinada KVM.

Espero ter ajudado,
Ricoldi.