Segurança J2ME

Galera,

Gostaria de discutir algumas questões sobre a segurança do J2ME, além da obfuscuração, o que mais pode ser feito para garantir a segurança da aplicação J2me ??

• É possível impedir copia do “executável”
  • Existe algum tipo de criptografia, alguma biblioteca ou algo parecido ?
  • É possivel chegar ao codigo fonte, engenharia reversa, etc …

Se alguém conhecer algo sobre esses assuntos, ou alguma matéria e puder compartilhar ficaria imensamente agradecido!!

RFA :shock:

Quase nada, pq Java é Java né…agora se vc tivesse desenvolvido para uma plataforma de “gente grande” a.k.a. Symbian, teria N opções de proteger, devido a ser possível vc ter acesso aos sistema a um nível que o Java não é capaz de oferecer, pois opera em uma sand-box.

Você pode tentar…eu já desisti… :lol:
Estude OMA DRM que é o padrão que os fabricantes usam para proteger conteúdo nos celulares (Wallpapers,Ringtones, Apps,etc…)
Sendo mais específico, procure conhecer o modelo de operação OMA Forward-lock.

Se vc criptografa a sua aplicação, quem irá descriptografar ? a JVM do celular ? Não né…ela não sabe nada sobre isto, portanto não faz sentido falar de criptografia… :?

Sim claro, estando ou não o código obfuscado. Quando se quer uma coisa, nada vai impedir de se descobrir algorítimos e estrutura de dados internas da aplicação. A obsfuscação só atrasa o processo. Não impede de ser feito.