Seguinte, aqui na empresa rolou um conversa a respeito da viabilidade de um sistema de coleta de dados por comando de voz.
O cenario é o seguinte,a empresa é uma madereira, no meio do mato é feita a coleta das medidas das toras. A intenção é ter as informações de forma rapida, onde a pessoal que está coletando as informações podusse enviar para o escritorio da empresa e sem peder precisão atraves de um palm top, onde o preenchimento das informação seria por comando de voz atraves de um microfone.
O modelo atual a pessoal que está coletando vai medindo e anotando em um formulario em formato de tabela, esse maneira acarreta muitos erros. Pois a pessoa mede corretamente, mas na hora que vai lançar no formulario acaba lançando errado, ou com uma letra ilegivel.
Quero saber a opinião de vocês, é viavel desenvolver algo desse tipo? Java ME fornece algum recurso para esse tipo de aplicação?
Comando de voz é bastante impreciso; não sei se é possível você ter alguma forma de medir as toras com algum equipamento que já entrasse com os dados diretamente (em vez de usar uma trena.)
Seguinte, aqui na empresa rolou um conversa a respeito da viabilidade de um sistema de coleta de dados por comando de voz.
O cenario é o seguinte,a empresa é uma madereira, no meio do mato é feita a coleta das medidas das toras. A intenção é ter as informações de forma rapida, onde a pessoal que está coletando as informações podusse enviar para o escritorio da empresa e sem peder precisão atraves de um palm top, onde o preenchimento das informação seria por comando de voz atraves de um microfone.
O modelo atual a pessoal que está coletando vai medindo e anotando em um formulario em formato de tabela, esse maneira acarreta muitos erros. Pois a pessoa mede corretamente, mas na hora que vai lançar no formulario acaba lançando errado, ou com uma letra ilegivel.
Quero saber a opinião de vocês, é viavel desenvolver algo desse tipo? Java ME fornece algum recurso para esse tipo de aplicação?
Abraço e desde já o meu obrigado .[/quote]
Acho q vc está caminhando na direção errada.
Ao invés de querer captar a voz, fazer o reconhecimento da mesma e entrar com estes dados no sistema, o que deveria ser feito é bater no caboclo que faz o serviço errado. Seu problema não é tecnológico mas sim operacional.É necessário treinamento e acompanhemento de uma pessoa destas.
Agora voltando a sua dúvida.
Você pode usar J2ME para capturar a voz e só.Não há suporte para o reconhecimento da fala. Esqueça.
O reconhecimento desta voz, o que ela representa,etc, teria que ser feito no PC, o que implica vc ter que pensar numa forma deste arquivo de som sair do celular e entrar no PC (transmissão via rede da operadora ou por cabo). No PC, você terá que encontrar uma forma de processar este arquivo com algum programa de reconhecimento de voz como estes da Microsoft ou IBM para que possa ser possível extrair informação a ser colocada na sua base de dados.
Vejo tudo isto como um trabalho hérculeo e que não compensa. Esta é a minha visão.
Valew galera!
Também achei isso, por que tenho um celular, ele tem um recurso parecido, mas pra fazer ligação e é uma dor de cabeça só. E com certeza o problema é operacional, mas fazer o que né, a gente tem que dá um jeito, senão toda vez que um nego novo for fazer esse serviço vamo ter que treinar.
Gostei da idéia de medir as toras com algum equipamento que já entrasse com os dados diretamente. Vow dá uma pesquisada.
E mais um vez valew galera!