Sobre integração J2ME e J2EE

Alguem tem algum exemplo de como posso importar dados ou exportar de uma aplicação J2ME para um aplicação WEB J2EE sem precisar trabalhar com XML ?? Podem me indicarem artigos , tutoriais que tratem deste problema de integração …

Agradeço os colegas por terem respondidos a minha pergunta sobre Integração J2ME com KXML via ambiente Eclipse.

Abraços

Você pode usar um array de caracteres com um layout fixo ou como disse o nosso colega thingol no topico anterior, pode ser uma string delimitada. Vc programador é quem vai definir o “protocolo” de dados a ser usado.

Para isso, faça todos seus componentes normalmente para o ambiente J2EE, depois faça uma servlet que “conhece” o protocolo de dados que será usado pelo seu dispositivo móvel. Esta servlet será o controller do seu dispositivo, portanto será responsável por pegar os requests vindos de dispositivos móveis, fazer o decode, e passar para uma Action que invocará a camada de negócio. Logo após ela deverá pegar as respostas e fazer o encoding da maneira que o seu dispositivo entenda (seu protocolo de dados).

Depois do dispositivo J2ME faça uma chamada via HTTP para a servlet, faça o decode e distribua os dados para seus respectivos lugares.

De maneira geral, esta estratégia funciona bem. É muuuuuito melhor que vc forçar a barra com XML em um dispositivo que não tem poder de processamento suficiente. Caso contrário ele irá passar a maior parte do tempo parseando XMLs.

[]s, Welington B. Souza

bom, a algum tempo atraz (pra falar a verdade, em outubro do ano passado)

tinham me convidado para ser colnista do portalwebmobile
eu acabei não mandando nada pra eles por que tava sem tempo pra escrever

esta semana, eu resolvi retomar o convite, e mandei o artigo de boas vindas pra eles, e junto com isto um artigo sobre utilização de burlap para remoting em aplicações J2ME, integrando com uma aplicação web J2EE :smiley:

isto quer dizer que se eles ainda me aceitarem como colunista, mesmo depois do tempo sem dar noticias.
deve estar entrando no portal um artigo meu sobre isto :smiley:

caso eles não aceitem mais, ai posto o artigo no meu blog ou em algum outro lugar, na semana que vem quando eu voltar da praia.

em qualquer um dos casos, eu posto um link pra ele aqui, assim que estiver online :smiley: