Pessoal boa tarde!
Estou com um pé dentro de um projeto que irá usar coletor de dados tipo o MX8 da LXE. Dei uma olhada na internet e não achei muita coisa a respeito desse assunto.
Alguem sabe me dizer se ele roda Java SE ou é preciso Java ME mesmo? Sei que eles rodam windows CE 5 ou Windows Mobile 6
Gostaria de saber se eles conectam com banco de dados diretamente, tipo aplicação desktop, é possível?
[]'s
Mauricio, Já trabalhei bastante com coletores de dados e java… já tentei j2se em coletores e minha experiência com o mesmo não foi agradável (tentei a JVM Mysaifu e várias outras). Onde mais obtive sucesso foi com aplicações web e acessando-as do browser do coletor. Muito mais recursos e muito mais simples. Minha melhor experiencia foi com webdynpro do SAP… mas acho que não é o seu caso.
ola Vinicius, obrigado pela resposta!
em minhas pesquisas vi que muita gente tem feito isso, desistido de aplicações java se/me e passaram a utilizar web; sabe me dizer se esses mobiles da vida rodam IE normalmente?
Eles tem um navegador um pouco mais limitado, principalmente se vc decidir usar algo mais sofisticado com css3 e javascript. A maioria das coisas funciona normal. Tem um framework da JQuery muito bom pra mobile mas nao sei quao compativel ele esta com esses navegadores.
Desenvolvi para windows mobile 6 com j2me.
Tem suas limitações mas funciona sem problemas.
Com j2me é preciso bastante criatividade para superar as limitações.
O programa atualiza a base de cadastro pela internet (GlassFish/Servlet),
exporta dados e a Servlet faz o resto (gera arquivo texto ou atualiza diretamente o oracle),
le arquivo texto do coletor, enfim da para fazer muitas cosias.
Também é preciso entender bem a classe CustomItem.
Tem a vm phoneME que não me da problemas e tem a opção de alta resolução de tela, fica muito legal.
Lembrando que a phoneME é compatível com ce, mobile, android e linux.
De uma olhada na internet que tem alguma coisa.
Com relação a banco de dados, j2me não permite acesso.
A única forma é armazenar em RMS.
Tem bastante material na internet.
É possível gravar, atualizar, excluir e consultar numa boa.
Da um pouco de trabalho mas vai.
Valeu.
[quote=silvio.cavalheri]Desenvolvi para windows mobile 6 com j2me.
Tem suas limitações mas funciona sem problemas.
Com j2me é preciso bastante criatividade para superar as limitações.
O programa atualiza a base de cadastro pela internet (GlassFish/Servlet),
exporta dados e a Servlet faz o resto (gera arquivo texto ou atualiza diretamente o oracle),
le arquivo texto do coletor, enfim da para fazer muitas cosias.
Também é preciso entender bem a classe CustomItem.
Tem a vm phoneME que não me da problemas e tem a opção de alta resolução de tela, fica muito legal.
Lembrando que a phoneME é compatível com ce, mobile, android e linux.
De uma olhada na internet que tem alguma coisa.
Com relação a banco de dados, j2me não permite acesso.
A única forma é armazenar em RMS.
Tem bastante material na internet.
É possível gravar, atualizar, excluir e consultar numa boa.
Da um pouco de trabalho mas vai.
Valeu.[/quote]
vlw, vou continuar com as pesquisas e posto aqui qndo chegar a um veredicto!
Fala Mauricio,
Algum veredito já sobre suas pesquisas…
Cai nessa também… to enfiado até o joelho com um projeto que tenho que levantar qual a melhor infra…
Vai ter q ser com coletor de dados… com leitura de codigo de barras… p/ depois alimentar um software de retaguarda… que tbm será desenvolvido.
Estou olhando os modelos de Coletor que rodem Windows Mobile (Psion IKON, Motorola Symbol MC70, e por ai vai…) mas nem sei ainda se realmente preciso disso…
Na verdade só preciso que leia código de barras (com um leitor próprio para isto, nao quero gambiarras com a camera fotografica), e que rode uma app java.
Vou ter que dar uma pesquisada boa ainda sobre aparelhos… pq o custo é bem alto p/ acabar errando ao levantar os requisitos de hardware p/ passar p/ cliente.
Sobre a VM… vou aproveitar as mensagens anteriores e dar uma estudada em uma ali que foi mencionada… “phoneME”
Tais desenvolvendo com Elicpse? ou correu p/ Netbeans com aqueles simuladores de ME q ele tem ?
Abracos.
Eae guivirtuoso, cara ja esta ate rodando no cliente rsss. Utilizei C# compact framework, eh uma belezura soh, muito simples de usar.
Não me preocupei com o hardware, pois não faz parte da minha ossada aqui, então não sei dizer oq o cliente está usando, mas o software basta ter windows ce 5.0 ou superior que roda numa boa.
A parte boa eh que a IDE eh otima e a linguagem c# eh um clone do java, com um arrasta e solta maravilhoso. A parte ruim q a versao que possui desenvolvimento compact eh paga, mas nao eh muito cara nao, existe uma outra gratis mas nao vale a pena.
Em relacao de usar JME eu digo q nao compensa, pois ela tem muitos problemas de compatibilidades com as jvms gratis e as jvms boas sao pagas por cliente oq eh muito ruim.
Minha infra ficou:
- um servidor tomcat com varios webservices jax-ws
- varios coletores de dados rodando o app em c# compact
[]'s
boa sorte!
No meu tempo era “alçada” … Acho que você deve estar vendo muitos filmes de piratas 
[quote=entanglement][quote=mauricioadl]
pois não faz parte da minha ossada aqui
[/quote]
No meu tempo era “alçada” … Acho que você deve estar vendo muitos filmes de piratas 
[/quote]
entanglement, meu caro, o termo “não é da minha ossada” e um dito popular brasileiro, primeiro resultado do google:
Algo que não é de sua responsabilidade, que não lhe diz respeito .
E o mais legal, tem a tradução para inglês
A tradução em inglês para a palavra “não é da minha ossada” é “It’s not my business”
fiquei assistindo piratas do vale do silicio deu nisso! kkkkkk
fiquei assistindo piratas do vale do silicio deu nisso! kkkkk
Mauricio,
Valeu pela resposta…
A uns dias atrás já havia me convencido que teria que partir p/ Visual C# (Visual Studio)…
Tava meio sem querer admitir … mas enfim… orgulho de programador né…
No entanto, surgiu uma ultima luz em desenvolver a App em Java… que seriam coletores que rodem Android.
Mas … se tudo se voltar p/ Windows Mobile… que tem a maior variedade de aparelhos… ai com certeza… vai ser C# com web services mesmo…
Grande Abraço.
cara ja ouvi dizer q existe coletores com android, mas nunca vi um, tipo mula sem cabeça kkkkk
mas se realmente entrar no mercado coletores com os dois sistemas, uma alternativa seria desenvolver em lazarus, me parece q ele compila pra android e para windows ce
[]'s