Bom pessoal, estou desenvolvendo um projeto de integração entre uma aplicação comercial ejá existente e feita em java com um aplicativo mobile, estou analisando a possibilidade de implementa-lo utilizando o JME porém gostaria de saber de vocês a possibilidade de outras tecnologias e gostaria de algumas sugestões a respeito, podem me ajudar?
A um requisito é que o device mobile seja barato (±500 reais).
[quote=dipeloco]Bom pessoal, estou desenvolvendo um projeto de integração entre uma aplicação comercial ejá existente e feita em java com um aplicativo mobile, estou analisando a possibilidade de implementa-lo utilizando o JME porém gostaria de saber de vocês a possibilidade de outras tecnologias e gostaria de algumas sugestões a respeito, podem me ajudar?
A um requisito é que o device mobile seja barato (±500 reais).[/quote]
[quote=j0nny][quote=dipeloco]Bom pessoal, estou desenvolvendo um projeto de integração entre uma aplicação comercial ejá existente e feita em java com um aplicativo mobile, estou analisando a possibilidade de implementa-lo utilizando o JME porém gostaria de saber de vocês a possibilidade de outras tecnologias e gostaria de algumas sugestões a respeito, podem me ajudar?
A um requisito é que o device mobile seja barato (±500 reais).[/quote]
Um solução mobile, eu optaria por windows mobile ou desenvolver para plataforma Symbian OS utilizando o C++ com a IDE QtCreator. Nessas soluções você vai ficar preso no Symbian OS e no Windows Mobile. O SymbianOS e um sistema operacional que estou me dedicando a aprender
Até onde eu sei, me corrijam se eu estiver errado, o Symbiam não apresenta problema de portabilidade, assim como o Windows Mobile, simplesmente pelo fato de ele não ser portável.
Uma vez desenvolvido para Symbiam, só irá rodar em Symbiam, assim como o Windows Mobile.
Mesmo o JME, é portável entre aspas, pois se você utilizar alguma função um pouco mais específica de uma API, não serão todos aparelhos que irão suportar, já que mesmo tendo suporte à JME, cada aparelho suporta APIs diferentes (além da padrão, que todos que suportam JME dão suporte, obviamente).
Uma plataforma que me parece ser muito atraente para desenvolvedores, é o Android, mas o custo do aparelho pode ser limitante neste seu projeto. Infelizmente estou no achometro e no que li a respeito, pois nao tive oportunidade ainda de mexer com Android.
Dados os requisitos que você apresentou, eu optaria pelo JME tbm.
[quote]Até onde eu sei, me corrijam se eu estiver errado, o Symbiam não apresenta problema de portabilidade, assim como o Windows Mobile, simplesmente pelo fato de ele não ser portável.
Uma vez desenvolvido para Symbiam, só irá rodar em Symbiam, assim como o Windows Mobile.
Mesmo o JME, é portável entre aspas, pois se você utilizar alguma função um pouco mais específica de uma API, não serão todos aparelhos que irão suportar, já que mesmo tendo suporte à JME, cada aparelho suporta APIs diferentes (além da padrão, que todos que suportam JME dão suporte, obviamente). [/quote]
Isto é verdade se você desenvolve para Symbian OS ou Windows Mobile você perde a portabilidade. Em Symbian você pode programar em C++ ou Java. Se você desenvolver em Java para Symbian você não pode utilizar as bibliotecas nativas em java para Symbian caso queira ter a portabilidade.