Solução para Mobile

8 respostas
dipeloco

Bom pessoal, estou desenvolvendo um projeto de integração entre uma aplicação comercial ejá existente e feita em java com um aplicativo mobile, estou analisando a possibilidade de implementa-lo utilizando o JME porém gostaria de saber de vocês a possibilidade de outras tecnologias e gostaria de algumas sugestões a respeito, podem me ajudar?

A um requisito é que o device mobile seja barato (±500 reais).

8 Respostas

j0nny

dipeloco:
Bom pessoal, estou desenvolvendo um projeto de integração entre uma aplicação comercial ejá existente e feita em java com um aplicativo mobile, estou analisando a possibilidade de implementa-lo utilizando o JME porém gostaria de saber de vocês a possibilidade de outras tecnologias e gostaria de algumas sugestões a respeito, podem me ajudar?

Bom, pelo preço, recomendo mesmo J2ME.

abelgomes

j0nny:
dipeloco:

Bom, pelo preço, recomendo mesmo J2ME.

++

dipeloco

Dentro da plataforma ME, vale apena investir em LWUIT ou outro framwwork de layouts e estilo

j0nny

LWUIT deixa sua aplicação bem pesada, mas aí cabe a vc decidir se quer um sistema mais ‘bonitinho’ ou mais veloz.

paulofafism

Um solução mobile, eu optaria por windows mobile ou desenvolver para plataforma Symbian OS utilizando o C++ com a IDE QtCreator. Nessas soluções você vai ficar preso no Symbian OS e no Windows Mobile. O SymbianOS e um sistema operacional que estou me dedicando a aprender

V

paulofafism,

Sabe quando vale mais a pena desenvolver em J2ME ou Symbian ?
Ouvi falar que o Sybiam apresenta problema de portabilidade.

P

Até onde eu sei, me corrijam se eu estiver errado, o Symbiam não apresenta problema de portabilidade, assim como o Windows Mobile, simplesmente pelo fato de ele não ser portável.

Uma vez desenvolvido para Symbiam, só irá rodar em Symbiam, assim como o Windows Mobile.

Mesmo o JME, é portável entre aspas, pois se você utilizar alguma função um pouco mais específica de uma API, não serão todos aparelhos que irão suportar, já que mesmo tendo suporte à JME, cada aparelho suporta APIs diferentes (além da padrão, que todos que suportam JME dão suporte, obviamente).

Uma plataforma que me parece ser muito atraente para desenvolvedores, é o Android, mas o custo do aparelho pode ser limitante neste seu projeto. Infelizmente estou no achometro e no que li a respeito, pois nao tive oportunidade ainda de mexer com Android.

Dados os requisitos que você apresentou, eu optaria pelo JME tbm.

paulofafism

Até onde eu sei, me corrijam se eu estiver errado, o Symbiam não apresenta problema de portabilidade, assim como o Windows Mobile, simplesmente pelo fato de ele não ser portável.

Uma vez desenvolvido para Symbiam, só irá rodar em Symbiam, assim como o Windows Mobile.

Mesmo o JME, é portável entre aspas, pois se você utilizar alguma função um pouco mais específica de uma API, não serão todos aparelhos que irão suportar, já que mesmo tendo suporte à JME, cada aparelho suporta APIs diferentes (além da padrão, que todos que suportam JME dão suporte, obviamente).

Isto é verdade se você desenvolve para Symbian OS ou Windows Mobile você perde a portabilidade. Em Symbian você pode programar em C++ ou Java. Se você desenvolver em Java para Symbian você não pode utilizar as bibliotecas nativas em java para Symbian caso queira ter a portabilidade.

Criado 27 de abril de 2010
Ultima resposta 28 de abr. de 2010
Respostas 8
Participantes 6