SuperWaba + hsqldb

12 respostas
D

Olá a todos.

Bom, recentemente comecei a desenvolver um projeto de aprendizado em J2ME para pocket pc, no qual pretendo utilizar SuperWaba e HSQLDB.

Decidi por utilizar SuperWaba visto que tem várias bibliotecas que outras JRE´s (Como a J9) não incluem por padrão, inclusive a de SQL (a mais necessária).

Decidi também pelo HSQLDB como base de dados, visto que além de ser em java, possui driver JDBC e tem uma pequena footprint, o que teoricamente iria me permitir utilizá-lo com tranquilidade no PocketPC.

Mas estou lidando com o seguinte problema:

Meu código para conexão com o banco de dados:

import superwaba.ext.xplat.sql.*;

public class TesteWaba
   {

public static void main(String args[])
      {

Connection con = null;       

try 
      {

try {
			Class.forName("org.hsqldb.jdbcDriver");
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			// TODO Auto-generated catch block
			e.printStackTrace();
		}

con = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:file:bd","sa","");

Statement stm = con.createStatement();  

String SQL = "Create table Contatos(Nome varchar(30), Telefone varchar(15))";

ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL);

}
      catch(SQLException e)
      {

e.printStackTrace(); 
      }
      finally
      {
         try 
         {
            con.close();
         }
         catch(SQLException cc)
         {
             System.out.println("Erro ao fechar conexão!");
             cc.printStackTrace();
         }
      } 
      } 

}

Quando eu utilizo a superwaba.ext.xplat.sql para as superclasses de SQL, ela reconhece tudo normalmente, mas apresenta o seguinte erro ao compilar:

<blockquote>superwaba.ext.xplat.sql.SQLException: Driver not found for URL: jdbc:hsqldb:file:bd

at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:152)

at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:173)

at TesteWaba.main(TesteWaba.java:23)

Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException

at TesteWaba.main(TesteWaba.java:54)</blockquote>

E se eu uso java.sql.*, ela reconhece o Driver e compila sem problemas, com o mesmo código!
Mas, embora a superwaba.ext.xplat.sql tenha todas as classes, não consegui fazê-la funcionar com o driver do HSQLDB.

Apenas para esclarecer, estou utilizando o Eclipse, JRE versão 1.6 para compilar o código, e adicionando o SuperWaba.jar e o HSQLDB.jar como Jar´s externos. Não estou utilizando o plugin do SuperWaba pois a minha versão do Eclipse aparentemente tem apresentando alguns probleminhas.

Em resumo:

Sou eu que estou fazendo errado ou a SuperWaba não vai trabalhar com o driver do HSQLDB mesmo?
Infelizmente já tentei várias JRE´s para pocket e varios Db´s e realmente essa seria a opção mais leve e gratuita. Se alguem já passou por isso, por favor me ajude!

Muito obrigado,

Douglas

12 Respostas

griciolli

Douglas17 bom dia, eu não sei se seria a resposta que você está esperando mas quanto ao java eu utilizo jme CDC no perfil Personal Profile, usando o pacote JDBC, com a linguagem sql tranquilo… e alem do mais você utilizar o pacote swt na parte gráfica para ñ ficar preso somente ao AWT, podendo modelar telas bem mais elaboradas.
Qualquer dúvida da um toque!

D

griciolli:
Douglas17 bom dia, eu não sei se seria a resposta que você está esperando mas quanto ao java eu utilizo jme CDC no perfil Personal Profile, usando o pacote JDBC, com a linguagem sql tranquilo… e alem do mais você utilizar o pacote swt na parte gráfica para ñ ficar preso somente ao AWT, podendo modelar telas bem mais elaboradas.
Qualquer dúvida da um toque!

Olá griciolli! Agradeço pela sua ajuda!

Só fiquei com uma dúvida. Esse JME CDC Personal Profile fornece a JRE para instalar no PocketPC / Outros portáteis?
Porque se suporta Awt/Swt, JDBC e é free, com certeza eu tenho interesse.

No mais, ainda fica a dúvida sobre o SuperWaba hehe

Muito obrigado novamente,

Douglas Vargas

macspace

douglas17,
o SuperWaba não possui drivers JDBC, por isso você não consegue usar o HSQL nele.
Sugiro você dar uma olhada no LiteBase, que é um banco de dados para o SuperWaba e que possue instruções SQL.

[]'s

Márcio

griciolli

Douglas, então quanto JRE existem várias, a J9 da IBM ela que da suporte para utilizar o SWT só que tem pagar, se ñ me engano é entorno de uns $ 5,00 existe tb a JRE creme que você pode estar utilizando o pacote swing. Agora quanto a executar em outros portáteis você teria que estar executando em aparelhos com capacidade de pockets, que utilizem windows mobile ou versões de pocket que ja estão saindo com linux!

D

macspace:
douglas17,
o SuperWaba não possui drivers JDBC, por isso você não consegue usar o HSQL nele.
Sugiro você dar uma olhada no LiteBase, que é um banco de dados para o SuperWaba e que possue instruções SQL.

[]'s

Márcio

Olá Márcio! Obrigado por ajudar também.
Bem, é o seguinte, o HSQLDB fornece o driver em seu pacote. Mesmo assim o SuperWaba não reconhece, então? Se for, que pena ;(
Mas de qualquer modo muito obrigado pela ajuda x)

Um abraço,
Douglas

D

Eu tenho a J9 aqui… no entanto não consegui utilizá-la pois a mesma não inclui nenhum pacote java.sql ou equivalente!
Por isso tentei com superwaba, entende?

De qualquer forma, muito obrigado.

E ah, quase esqueci, vou dar uma olhada no LiteBase também.

Muito obrigado novamente,

Douglas

griciolli

Então, para utilizar o pacote jdbc você tem que adicionar o pacote a parte, caso vc queira um exemplo me envia um e-mail para [email removido], que eu te mando um exemplo para vc! abraços t+

D

Opa!
Desculpem a demora pra responder.
Valeu novamente griciolli, pela prestatividade =D
Felizmente, já consegui! Encontrei (depois de duas semanas procurando) o pacote .jar que contém as bibioteclas de sql para a J9 JVM.
Já até fiz os testes de hsqldb + J9, funcionou legal. Pena que a superwaba nao suporta sql ;(

Mas é isso ai,

muito obrigado a todos que ajudaram =D

Um abraço,

Douglas Vargas

griciolli

blz então… qualquer coisa estamos ai!
Abraços!

C

ola douglas17;

estou enfrentando o mesmo problema q vc enfrentou… preciso acessar uma base de dados hsqldb no win mobile via uma aplicação escrita em java sob a j9…

como vc bem sabe a j9 nao suporta as classes de manipulação de banco de dados fazendo-se necessar a inclusar no classpath o .jar para manipulação do mesmo…

o problema é q não consigo encontrar tal jar… sera q vc poderia por favor envi-alo ao meu email ou indicar um link onde possa baixa-lo!!

muito agradecido…

C

ps. o email é [email removido]

P

Olá

SuperWaba não possui drivers JDBC.
Para persistencia voce pode utilizar o DB2 da IBM, o LiteBase ou o PDBDriver.

Abraços

Criado 19 de setembro de 2007
Ultima resposta 16 de ago. de 2009
Respostas 12
Participantes 5