SuperWaba + hsqldb

Olá a todos.

Bom, recentemente comecei a desenvolver um projeto de aprendizado em J2ME para pocket pc, no qual pretendo utilizar SuperWaba e HSQLDB.

Decidi por utilizar SuperWaba visto que tem várias bibliotecas que outras JRE´s (Como a J9) não incluem por padrão, inclusive a de SQL (a mais necessária).

Decidi também pelo HSQLDB como base de dados, visto que além de ser em java, possui driver JDBC e tem uma pequena footprint, o que teoricamente iria me permitir utilizá-lo com tranquilidade no PocketPC.

Mas estou lidando com o seguinte problema:

Meu código para conexão com o banco de dados:

import superwaba.ext.xplat.sql.*;

public class TesteWaba
   {

public static void main(String args[])
      {

Connection con = null;       

try 
      {

try {
			Class.forName("org.hsqldb.jdbcDriver");
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			// TODO Auto-generated catch block
			e.printStackTrace();
		}

con = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:file:bd","sa","");

Statement stm = con.createStatement();  

String SQL = "Create table Contatos(Nome varchar(30), Telefone varchar(15))";

ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL);

}
      catch(SQLException e)
      {

e.printStackTrace(); 
      }
      finally
      {
         try 
         {
            con.close();
         }
         catch(SQLException cc)
         {
             System.out.println("Erro ao fechar conexão!");
             cc.printStackTrace();
         }
      } 
      } 

} 

Quando eu utilizo a superwaba.ext.xplat.sql para as superclasses de SQL, ela reconhece tudo normalmente, mas apresenta o seguinte erro ao compilar:

[quote]superwaba.ext.xplat.sql.SQLException: Driver not found for URL: jdbc:hsqldb:file:bd
at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:152)
at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:173)
at TesteWaba.main(TesteWaba.java:23)
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at TesteWaba.main(TesteWaba.java:54)[/quote]

E se eu uso java.sql.*, ela reconhece o Driver e compila sem problemas, com o mesmo código!
Mas, embora a superwaba.ext.xplat.sql tenha todas as classes, não consegui fazê-la funcionar com o driver do HSQLDB.

Apenas para esclarecer, estou utilizando o Eclipse, JRE versão 1.6 para compilar o código, e adicionando o SuperWaba.jar e o HSQLDB.jar como Jar´s externos. Não estou utilizando o plugin do SuperWaba pois a minha versão do Eclipse aparentemente tem apresentando alguns probleminhas.

Em resumo:

Sou eu que estou fazendo errado ou a SuperWaba não vai trabalhar com o driver do HSQLDB mesmo?
Infelizmente já tentei várias JRE´s para pocket e varios Db´s e realmente essa seria a opção mais leve e gratuita. Se alguem já passou por isso, por favor me ajude!

Muito obrigado,

Douglas

Douglas17 bom dia, eu não sei se seria a resposta que você está esperando mas quanto ao java eu utilizo jme CDC no perfil Personal Profile, usando o pacote JDBC, com a linguagem sql tranquilo… e alem do mais você utilizar o pacote swt na parte gráfica para ñ ficar preso somente ao AWT, podendo modelar telas bem mais elaboradas.
Qualquer dúvida da um toque!

[quote=griciolli]Douglas17 bom dia, eu não sei se seria a resposta que você está esperando mas quanto ao java eu utilizo jme CDC no perfil Personal Profile, usando o pacote JDBC, com a linguagem sql tranquilo… e alem do mais você utilizar o pacote swt na parte gráfica para ñ ficar preso somente ao AWT, podendo modelar telas bem mais elaboradas.
Qualquer dúvida da um toque![/quote]

Olá griciolli! Agradeço pela sua ajuda!

Só fiquei com uma dúvida. Esse JME CDC Personal Profile fornece a JRE para instalar no PocketPC / Outros portáteis?
Porque se suporta Awt/Swt, JDBC e é free, com certeza eu tenho interesse.

No mais, ainda fica a dúvida sobre o SuperWaba hehe

Muito obrigado novamente,

Douglas Vargas

douglas17,
o SuperWaba não possui drivers JDBC, por isso você não consegue usar o HSQL nele.
Sugiro você dar uma olhada no LiteBase, que é um banco de dados para o SuperWaba e que possue instruções SQL.

[]'s

Márcio

Douglas, então quanto JRE existem várias, a J9 da IBM ela que da suporte para utilizar o SWT só que tem pagar, se ñ me engano é entorno de uns $ 5,00 existe tb a JRE creme que você pode estar utilizando o pacote swing. Agora quanto a executar em outros portáteis você teria que estar executando em aparelhos com capacidade de pockets, que utilizem windows mobile ou versões de pocket que ja estão saindo com linux!

[quote=macspace]douglas17,
o SuperWaba não possui drivers JDBC, por isso você não consegue usar o HSQL nele.
Sugiro você dar uma olhada no LiteBase, que é um banco de dados para o SuperWaba e que possue instruções SQL.

[]'s

Márcio[/quote]

Olá Márcio! Obrigado por ajudar também.
Bem, é o seguinte, o HSQLDB fornece o driver em seu pacote. Mesmo assim o SuperWaba não reconhece, então? Se for, que pena ;(
Mas de qualquer modo muito obrigado pela ajuda x)

Um abraço,
Douglas

Eu tenho a J9 aqui… no entanto não consegui utilizá-la pois a mesma não inclui nenhum pacote java.sql ou equivalente!
Por isso tentei com superwaba, entende?

De qualquer forma, muito obrigado.

E ah, quase esqueci, vou dar uma olhada no LiteBase também.

Muito obrigado novamente,

Douglas

Então, para utilizar o pacote jdbc você tem que adicionar o pacote a parte, caso vc queira um exemplo me envia um e-mail para griciolli@ig.com.br, que eu te mando um exemplo para vc! abraços t+

Opa!
Desculpem a demora pra responder.
Valeu novamente griciolli, pela prestatividade =D
Felizmente, já consegui! Encontrei (depois de duas semanas procurando) o pacote .jar que contém as bibioteclas de sql para a J9 JVM.
Já até fiz os testes de hsqldb + J9, funcionou legal. Pena que a superwaba nao suporta sql ;(

Mas é isso ai,

muito obrigado a todos que ajudaram =D

Um abraço,

Douglas Vargas

blz então… qualquer coisa estamos ai!
Abraços!

ola douglas17;

estou enfrentando o mesmo problema q vc enfrentou… preciso acessar uma base de dados hsqldb no win mobile via uma aplicação escrita em java sob a j9…

como vc bem sabe a j9 nao suporta as classes de manipulação de banco de dados fazendo-se necessar a inclusar no classpath o .jar para manipulação do mesmo…

o problema é q não consigo encontrar tal jar… sera q vc poderia por favor envi-alo ao meu email ou indicar um link onde possa baixa-lo!!

muito agradecido…

ps. o email é claudio_faustino@yahoo.com.br

Olá

SuperWaba não possui drivers JDBC.
Para persistencia voce pode utilizar o DB2 da IBM, o LiteBase ou o PDBDriver.

Abraços