Olá a todos.
Bom, recentemente comecei a desenvolver um projeto de aprendizado em J2ME para pocket pc, no qual pretendo utilizar SuperWaba e HSQLDB.
Decidi por utilizar SuperWaba visto que tem várias bibliotecas que outras JRE´s (Como a J9) não incluem por padrão, inclusive a de SQL (a mais necessária).
Decidi também pelo HSQLDB como base de dados, visto que além de ser em java, possui driver JDBC e tem uma pequena footprint, o que teoricamente iria me permitir utilizá-lo com tranquilidade no PocketPC.
Mas estou lidando com o seguinte problema:
Meu código para conexão com o banco de dados:
import superwaba.ext.xplat.sql.*;
public class TesteWaba
{
public static void main(String args[])
{
Connection con = null;
try
{
try {
Class.forName("org.hsqldb.jdbcDriver");
} catch (ClassNotFoundException e) {
// TODO Auto-generated catch block
e.printStackTrace();
}
con = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:file:bd","sa","");
Statement stm = con.createStatement();
String SQL = "Create table Contatos(Nome varchar(30), Telefone varchar(15))";
ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL);
}
catch(SQLException e)
{
e.printStackTrace();
}
finally
{
try
{
con.close();
}
catch(SQLException cc)
{
System.out.println("Erro ao fechar conexão!");
cc.printStackTrace();
}
}
}
}
Quando eu utilizo a superwaba.ext.xplat.sql para as superclasses de SQL, ela reconhece tudo normalmente, mas apresenta o seguinte erro ao compilar:
[quote]superwaba.ext.xplat.sql.SQLException: Driver not found for URL: jdbc:hsqldb:file:bd
at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:152)
at superwaba.ext.xplat.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:173)
at TesteWaba.main(TesteWaba.java:23)
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at TesteWaba.main(TesteWaba.java:54)[/quote]
E se eu uso java.sql.*, ela reconhece o Driver e compila sem problemas, com o mesmo código!
Mas, embora a superwaba.ext.xplat.sql tenha todas as classes, não consegui fazê-la funcionar com o driver do HSQLDB.
Apenas para esclarecer, estou utilizando o Eclipse, JRE versão 1.6 para compilar o código, e adicionando o SuperWaba.jar e o HSQLDB.jar como Jar´s externos. Não estou utilizando o plugin do SuperWaba pois a minha versão do Eclipse aparentemente tem apresentando alguns probleminhas.
Em resumo:
Sou eu que estou fazendo errado ou a SuperWaba não vai trabalhar com o driver do HSQLDB mesmo?
Infelizmente já tentei várias JRE´s para pocket e varios Db´s e realmente essa seria a opção mais leve e gratuita. Se alguem já passou por isso, por favor me ajude!
Muito obrigado,
Douglas