SuperWaba ou J2ME

10 respostas
E

Estou iniciando o desenvolvimento para palm e não sei qual utilizar?

10 Respostas

cv1

Se vc quer as features mais especificas do Palm, eu ficaria com o SuperWaba… mas se vc quiser portabilidade entre plataformas, eu ficaria com J2ME. Uma aplicacao J2ME desenvolvida à risca não depende do tipo de dispositivo que esta rodando, seja Palm, PocketPC ou um celular :wink:

R

Se for para handhelds (específicamente) estude SuperWaba, Se for uma aplicação que possa ser usada por outros dispositivos de pequeno porte… J2ME.

kartler

Vc deve ter em mente o seguinte uma aplicação desenvolvida em J2ME, vai ser conpativel tanto Celular como Palm…" com SuperWaba não é assim…"

Lembrando que se vc usa o Toolkit J2ME 1.0.4[color=“red”]( MIDP 1)[/color] da Sun vc pode converter seus *.JAD em *.PRC para Palm sem nenhum problema, mas no Toolkit J2ME 2 [color=“red”]( MIDP 2)[/color], a sun discontinuou o converte, eu acho bem promissor programar em J2ME para Palm seguindo as expecificações da SUN, e Lembrando que a Palm escolheu a IBM para desenvolver sua Ferramenta (GUI) para desenvolvimento especialmente para PALM usando as especificações MIDP 2, a qual deve sair ainda este ano …

Ironlynx

Assisti a palestra do guilherme hazan(q fez o superwaba) no java in rio,
e fiquei particularmente impressionado,mas realmente acho q pode ser
algo com vida relativamente curta,pois apesar da VM do superwaba ter
só uns 300k,a evolução dos palms e celulares é tão rápida q questões
como memória e processador logo serão secundárias…

Bani

Se você for pensar assim a vida do J2ME é tão curta quanto.
Uma das vantagens do SuperWaba é ser mais leve, mas além disso sua API é mais completa também.

Ironlynx

Talvez seja Bani…Mas a questão é:
Não acha arriscado começar a programar numa plataforma e ela
se tornar obsoleta em menos de um ano?Os processadores de PDA´s
não obedecem muito a lei de Moore(evoluem +) não e, derrepente,
se a Sun resolver comprar a briga pra palm?Acho q essa plataforma
seria fadada a extinção não?O próprio hazan falou q a sun ia desenvolver algo(nova VM)…só q teria 1mb muito em relação
a dele(…).Hj esse 1mb ocuparia mto do espaço de um palm de 128 mb
e Xscale 400mhz,mas e de 1Gb e 1ghz?Esqueça o seu lado superwabamaníaca e responda com sinceridade isso pq eu tinha planos de programar p/ essa plataforma,mas daqui a pouco a sun põe a própria VM num palm…Ele mesmo falou q a Sun jamais o contactou…acho estranho q se é um padrão de plataforma,mesmo q rival,é um incrível descrédito não?
Acho q ninguém quer programar algo p/durar 1 ou 2 anos…nem todos
são HeavyCoders q nem vc,por isso gostaria de sua opniao dessa plata
forma daqui a uns 2 anos…

Nota:Não tô de forma alguma criticando o superwaba em si(uma
plataforma c/apenas 80 classes e 300k é mto fácil de manipular),
mas seu ciclo de vida.O hazan estaria disposto a atualizar a dele
sempre c/ a Sun lançando uma q poderia oferecer muito mais
funcionalidades e robustez para a linguagem?
Ainda q ele consiga,é uma briga ingrata…

cv1

Ironlynx, existem 3 coisas que eu considero erradas com a sua forma de pensar:

• Que o Superwaba nao vai durar

O que é “não durar”, pra começo de conversa? O código é aberto, diacho - se os mantenedores do projeto pararem de dar suporte a ele por alguma razão, e se vc tiver arriscando o seu precioso $ nessa plataforma, então é coerente tentar tomar as rédeas do projeto e continuá-lo, caso algum dia isso venha a acontecer (o que eu, sinceramente, duvido bastante)

• Que a Sun pode comprar briga com a Palm

Ela não vai fazer isso, e se ela fizer, a Sun não é a única empresa que sabe fazer JVMs. Aliás, a Sun mal sabe fazer software, se vc parar pra pensar bem :smiley:

• Que aprender uma outra API depois de 1 ou 2 anos ou portar um sistema feito com uma API “desvalorizada” é inerentemente difícil

Bullshit. A linguagem é a mesma, só muda uma API. E, sinceramente, quantas APIs diferentes vc conhece é de certa forma um indicador de qual a sua experiência com Java.

Não que vc deva ser um mero colecionador de APIs - vc tambem tem que saber fazer algo útil com elas, e é justamente esse conhecimento que não morre, e que, por sinal, é o mais valioso de todos. Migrar de API é relativamente simples, perto de entender pra quê usar determinada API em primeiro lugar.

Bani

Se realmente a própria Sun vai desenvolver uma VM nova para Palm, e supondo que ela seja ótima, revolucionária, a solução ideal capaz de desbancar qualquer outra tentativa; o que resta a nós desenvolvedores fazer hoje? Só sentar e ficar esperando sair essa nova VM? Será que é mesmo melhor não programar do que programar algo que dure 2 anos?
E alternativas disponíveis hoje pra Palm são SuperWaba e MIDP. Para nenhuma das duas pode-se afirmar com certeza que continuarão existindo, e se continuarem irão evoluir com o tempo. MIDP 2.0, por exemplo, tem um monte de novidade que precisa ser aprendida por quem só programava MIDP 1.0. Não adianta achar que um conhecimento adquirido hoje vai ser suficiente daqui a 2 anos, mas como disse o cv, quanto mais souber hoje maior a facilidade para aprender as novas coisas de amanhã.
Mas respondendo a pergunta…
Eu acho que SuperWaba tem chances durar sim. Claro que é impossível prever o dia de amanhã, mas não vejo motivos para ela acabar. É uma plataforma bastante utilizada, que conquista a simpatia de muitos desenvolvedores, havendo uma enorme diversidade de aplicativos para ela. As pessoas que programam para SuperWaba hoje não vão parar só porque a Sun inventou uma VM nova, e se essa VM da Sun tiver algo de realmente interessante nada impede que qualquer pessoa adicione a mesma funcionalidade na SuperWaba. Fora que competição com a Sun não significa exclusão do mercado, como vemos em muitos dos outros produtos dela. Por exemplo, ela tenta vender o Sun ONE, mas a participação de mercado dele não é das mais altas se comparado com outros produtos similares. Até a IDE gratuita dela não é tão usada quanto outras IDEs. A Sun só tem força nessa área de Java quando une-se a outros fabricantes que a complementam.
Resumindo, acho que não há argumentos suficientemente fortes para afirmar que SuperWaba não duraria dois anos.

Quanto a parte pessoal, não sou heavycoder e não programo para SuperWaba, mas do ponto de vista de uma usuária de Java em Palm, gosto bem mais das aplicações disponíveis para SuperWaba do que as de MIDP 1.0 que já consegui instalar no Palm.

Ironlynx

Qto a:

• Que o Superwaba nao vai durar
    é uma indagação sabia?Por isso pedi opnião…
    percebeu as interrogações???

• Que a Sun pode comprar briga com a Palm
    eu disse:
    se a Sun resolver comprar a briga pra palm
    (para e não contra ela-Palm-) :twisted:
    quis dizer qto a plataforma Superwaba,já q
    a sun tava escrevendo uma Vm para eles(palms)
    e eu questiono a capacidade de suporte a plataforma
    … mesmo q free,muitos prefeririam dar contribuições
    a uma API da sun…como acontece c/o JDK…

• Que aprender uma outra API depois de 1 ou 2 anos ou portar um sistema feito com uma API “desvalorizada” é inerentemente difícil
    Cv,na informática, o impossível hj é o provável do amanhã,
    não sei sua capacidade de aprender,nem seu tempo disponível p/
    aprender cada Api nova,mas pode ser trabalhoso sabia?Principalmen-
    te se as mudanças são radicais e/ou estruturais na plataforma(qto
    menor um sistema maior as chances de isso ocorrer) isso pode
    custar mto tempo de quem mexe c/ outras tecnologias e precisa de
    resultados -pra ontem-vc c/certeza sabe do q eu falo…(CHEFES)
    Cv,sem estresse,rapah! :slight_smile:

Bani,espero q vc não ache q eu tava t atingindo na parte pessoal
    por favor!Queria uma opnião pessoal sua pq vc aposta(pelos seus
    posts anteriores) nessa plataforma…nem poderia ofendê-la pq seu
    site é ponto de referência p/mim e bookmark obrigatório! :wink:
    Sem mais,
    Ironlynx-icq 96929848

Bani

Ironlynx,
Não ofendeu de forma alguma.
Apenas quis esclarecer porque muitas vezes as pessoas pensam que o que eu escrevo no fórum ou no meu blog refletem diretamente o que eu estou codificando, e isso não é verdade.
Eu apoio SuperWaba porque acho uma plataforma legal e quero que as pessoas continuem fazendo aplicações para eu brincar no meu Palm, mas no momento o que eu programo mesmo é um joguinho para MIDP 2.0, assunto sobre o qual eu nunca tratei no meu blog.

Criado 29 de agosto de 2003
Ultima resposta 5 de set. de 2003
Respostas 10
Participantes 6