Pessoal,
Estou com uma dúvida que não consigo sanar em lugar nenhum: preciso visualizar um SVG num HTC Touch com Windows Mobile. Sei que existe uma especificação JSR-226 que define a estrutura da API pra suportar SVG.
O problema é que parece que o meu dispositivo não tem esse suporte(?). Quando fui olhar em alguns sites de fabricantes, vi que cada dispositivo possui uma lista de APIs suportadas. Por exemplo:
http://www.forum.nokia.com/devices/E62
(lá embaixo tem uma lista de APIs suportadas do Java. Note que a JSR-226 não está na lista, e baixei uma aplicação-demo no site da Nokia para visualizar SVG e não funcionou!!)
Isso é bem estranho. Afinal, como o Java é multi-plataforma, eu não poderia simplesmente baixar a API que eu quiser e instalar no dispositivo?? Nesse caso, por que há uma lista de APIs suportadas pra cada aparelho?
Valeu!!
[quote=phillipviana]
Isso é bem estranho. Afinal, como o Java é multi-plataforma, eu não poderia simplesmente baixar a API que eu quiser e instalar no dispositivo?? [/quote]
Não. O Java é multiplataforma, mas as API não são. Cada aparelho tem capacidades que permitem ou não suporte a uma certa API.
Não faz sentido, por exemplo, incluir a API de bluetooth se o aparelho não tem a electrónica para isso.
Algumas API de “software” como a SVG podem existir capacidades de processamento além das do dispositivo ( por exemplo, podem consumir demasiada energia ).
Por isso tudo o JME é separado em perfis e com API opcionais. É uma salada , mas é assim mesmo.
Obrigado pela resposta, Sérgio.
Neste caso, poderia haver outro tipo de implementação em Java pra poder visualizar o SVG, como por exemplo o TinyLine?
Seria um formato proprietário, mas que funcionaria em qualquer Windows Mobile, por exemplo…