Olá, estou a começar um projecto para uma aplicação de levantamento e verificação de inventário e tenho bastantes dúvidas de como começar.
O dispositivo é o Symbol MC3000 com o Windows CE 5.0 Professional, Intel XScale PXA270, 520 Mhz, 64 MB RAM.
A aplicação deve ser em Java e estou com bastantes dúvidas em perceber vários aspectos, porque existe tanta confusão em torno de Java para dispositivos móveis que quanto mais leio menos percebo… Bom, ca vão as minhas duvidas:
Devo optar por J2ME ou Embedded Java para este dispositivo?
Caso seja J2ME, que configuração / profile é a mais correcta para ele? CDC / 1.0 ? CDC / 1.1 ? Nenhuma destas…?
Que Virtual Machine posso arranjar para este dispositivo? Estou farto de procurar e experimentar mas não estou a ter sucesso… as únicas opções são a Creme da NSICOM e a J9 da IBM ? A última nem sei como consigo obte-la, não se vende isoladamente? E opensource… não ha nada de jeito?
A nível de ambientes de desenvolvimento experimentei o netbeans com o mobility pack e a palette do Swing que me pareceu facilitar bastante o trabalho, não existe nada semelhante para o eclipse? Exceptuando o Matisse4MyEclipse, o meu nível de subscrição actual não me permite o uso desse.
Como podem ver, estou rodeado de dúvidas e problemas, agradeço se houver alguma alma caridosa que me possa dar uma ajuda e esclarecer as minhas dúvidas? Obrigado desde já.
Fiz 3 projetos visando aparelhos Symbol mc1000. A melhor VM que serviu para mim foi o SuperWaba, pois foi a unica que tinha um suporte legal para esses dispositivos (um exemplo: tenta achar uma forma de se fazer o leitor de codigo de barras funcionar em JavaMe… dificil…)
Fora que a maquina virtual dele é muito otimizada… nao existe problemas de queda de performace perceptível para o usuario (e nem para o desenvolvedor), além da quantidade de bibliotecas de classe disponiveis serem muito boas…
Desvantagens… a sintaxe tem que ser compatível com o java 1.1, e é pago (embora exista uma versão gratuita mas limitada que funciona muito bem). Nao existe um editor visual de tela, mas você consegue uma certa padronização de aparencia em diferentes dispositivos pela forma como ele ajusta os componentes na tela.
Você pode usar qualquer IDE para desenvolver, como o netbeans, eclipse etc.
Olá, obrigado desde já pela resposta. Ja tinha experimentado o SuperWaba mas não consegui instalar a jvm no dispositivo, usei o ficheiro superwaba.POCKETPC_ARM.cab no terminal mas dá um erro ao iniciar a instalação:
Setup Failed
SuperWaba VM was not not instaled successfully. Please run Setup again.
Penso estar a usar a versão correcta para o meu dispositivo, todas as outras não são suportadas por ele. E aparentemente, esta não consigo instalar… Tem alguma ideia? Obrigado novamente.
Na epoca que fiz, eu instalei uma Vm diferente da que o site do superwaba especificava para o aparelho que eu trabalhava… nao lembro agora o nome… sugiro que tente instalar algumas VMs diferentes, pode ser que funcione… é na base da gambiarra e tentativa e erro mesmo… qualquer coisa quando chegar em casa tento ver a versão da Vm que usei no symbol mc1000
É que ja experimentei a virtual machine do SuperWaba, a Mysaifu JVM, Ewe VM, Kaffe VM, e não consigo ter sucesso com nada disto… Agradeço a ajuda e se conseguir verificar a JVM que usou na altura era útil. Obrigado
preciso urgente!!! por favor alguem pode me ajudar?
TRABALHO DE JAVA PARA QUINTA FEIRA:
VOCE FOI CONTRATADO POR UMA CASA DE LANCHES PARA DESENVOLVER UM
SISTEMA PARA CONTROLE DE FECHAMENTO DE CONTA.
O SISTEMA DEVE LER O CODIGO DO PRODUTO CONSUMIDO PELO CLIENTE
BEM COMO A QUANTIDADE CONSUMIDA.
OS PRODUTOS ESTAO RELACIONADOS NA TABELA ABAIXO.
---------------------------------------------------------------
CODIGO-1:
PRODUTO -> AMBURGUER
PRECO -> 1,50
CODIGO-2:
PRODUTO -> X-BURGUER
PRECO -> 1,80
CODIGO-3:
PRODUTO -> MISTO QUENTE
PRECO -> 1,20
CODIGO-4:
PRODUTO -> AMERICANO
PRECO -> 2,00
CODIGO-5:
PRODUTO -> QUEIJO PRATO
PRECO -> 1,00
---------------------------------------------------------------
OBS-1: DEVE SER TRATADO CASO SEJA DIGITADO UMA OPCAO INVALIDA
OBS-2: O SISTEMA DEVE FICAR PEDINDO OS PRODUTOS CONSUMIDOS PELO
CLIENTE ATE QUE O CODIGO "ZERO" SEJA DIGITADO.
OBS-3: DEVE SER UTILIZADO O CONCEITO DE SISTEMAS DE DECISAO E
REPETICAO BEM COMO ENCAPSULAMENTO.
OBS-4: DEVE SER IMPRESSO NA CONTA DO USUARIO O CODIGO DO PRODUTO
UTILIZADO A DESCRICAO DO PRODUTO UTILIZADO, TOTAL DE CADA
PRODUTO, QUANTIDADE DE CADA PRODUTO E TOTAL DA CONTA.
OBS-5: SO DEVE SER IMPRESSO NA CONTA PRODUTOS QUE O CLIENTE
CONSUMIU PELO MENOS 1 UNIDADE.
Deixa-me ver se eu entendi ?!
Então você quer que alguém faca o seu trabalho é isto?
kkkkkkkkk
Posta suas duvidas o que você já fez etc e tal, Pois ninguém vai fazer seu trabalho.