Tecnologias para desenvolvimento

Salve pessoal, beleza?

Estou começando agora no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Em algumas pesquisas encontrei vários artigos comparando J2ME e SuperWaba, além de outras tecnologias.
Gostaria de saber de vocês qual é a que vocês estão utilizando? Qual a mais popular no mercado?

Abraços,

Não trabalho com desenvolvimento para dispositivos móveis mas acho que o uso de JME está crescendo cada vez mais. É só você dar uma olhada na revista WebMobile por exemplo. Há diversos casos de sucesso utilizando JME.

Outra coisa que está tendo uma atenção muito grande, é o desenvolvimento de third party applications para o iPhone. Já é possível pegar o SDK do iPhone e começar a desenvolver aplicações comerciais para venda através da app store.

O mundo mobile tem muito potencial e o futuro está aí. Cada vez mais sistemas mobile vem sendo desenvolvidos e cada vez mais a aceitação aumenta. Nos dias de hoje, com essa vida corrida, todo mundo quer ter tudo sob controle na palma da mão.

daqui pra frente eu apostaria no desenvolvimento de aplicativos para Android, iPhone, e correndo por fora o Flash Lite

Hoje em dia ta realmente crescendo sim, em geral na grandes cidade como sp e rj, nada comparado ainda como o j2ee no entanto pra quem aposta no futuro…

Aqui em Santarém-Pa, algumas ongs (há uma infinidade aqui devido flora, fauna) e orgãos públicos, aplicam questionários na população ribeirinha, e em algumas comunidades do interior. Atualmente, esses questionários são em papel, depois os dados são tabulados em algum sistema para que se possa obter os relatórios. Já pensaram, o tempo e trabalho de tabular 6.000 questionários. Alguns colegas e eu estamos tentando fazer algo do tipo no palm. Aí é só descarregar :wink:
Passei a pesquisar qual linguagem o pessoal está usando. Vi que em alguns lugares, superwaba é colocado como melhor solução. Já em outros j2me tem melhor desempenho. Por isso que perguntei aqui o que a comunidade usa atualmente.

Obrigado pelas respostas :wink:

Abraços,

Rodolfo,
Na WebMobile, tem um artigo em duas partes, um webservice Struts e um client JME…
Tomamos por base uma aplicação para agentes de saúde, que de manhã devem carregar os endereços que vão visitar e no final do dia descarregar os visitados.
Vale a pena dar uma olhada, pode ser de ajuda nesse projeto de vcs…

http://www.devmedia.com.br/resumo/default.asp?idrev=51

t+

[quote=Diana]Rodolfo,
Na WebMobile, tem um artigo em duas partes, um webservice Struts e um client JME…
Tomamos por base uma aplicação para agentes de saúde, que de manhã devem carregar os endereços que vão visitar e no final do dia descarregar os visitados.
Vale a pena dar uma olhada, pode ser de ajuda nesse projeto de vcs…

http://www.devmedia.com.br/resumo/default.asp?idrev=51

t+

[/quote]

Boa dica Mi…

Projetinho bem interessante ensinando como integrar um sistema web feito com o Struts 2 e uma aplicação mobile feita com JME.

:wink:

Obrigado pela sugestão Diana, que pena que o site está em manutenção :cry: . Vou guardar o link pra tentar ver depois, tomara que não quebrem o link.

Até +