Thread exibindo ProgressDialog, acessando a internet e atualizando UI

Contextualizando:

Tenho um input para informar uma URL e um botão ‘Validar’. Quando o usuário aperta no botão ‘Validar’, eu deveria exibir minha ProgressDialog, acessar a URL, atualizar um campo da interface com um valor que veio nessa URL e fechar meu ProgressDialog.

Problema:

Durante o onClick, pelo que eu percebi, não é possível atualizara interface, porque se deixava sincrono dava uma boa travada enquanto acessava meu link e depois fazia toda a parte grafica de uma vez só. Tentei criar uma Thread então, criei um handler que pode receber duas mensagens, uma para exibir meu ProgressDialog e outra para fechar e entre essas duas etapas, acessava o meu link, e utilizava o Looper.prepare antes de exibir e Looper.loop depois de fechar minha dialog. Mesmo resultado que antes.

Tentei também com o runOnUiThread e AsyncTask e não tive sucesso com nenhuma dessas abordagens. Parece uma coisa bem simples mas estou apanhando feio aqui. Alguem tem alguma sugestão?

Bom dia.
Para poder intender melhor o seu codigo, tem como postar o codigo por favor ?

Olá
Verifica esses exemplos:


Espero que ajude.

Descobri qual era o problema. Eu chama o meu ProgressDialog de dentro da Thread que fazia a requisição. Chamando da Thread principal funcionou corretamente. Mas fica meio estranho, exibir o ProgressDialog de uma Thread e a outra ficar responsável por fechá-lo, não acham?