To perdido ajuda

9 respostas
B

Olah pessoal td bem eu sou novo aki e estou começando a fuçar em Jme…estou meio perdido…jah vi algumas apostila porem cada uma explica de uma maneira diferente:
instalei o eclipse com o plug-in do Jme, jah criei meu projeto com os diretorios
bin
lib
src
class
Duvida??: como eu faço pra compilar ? tento dah RUN pelo eclipse e abre o emulador + naum carrega meu programa oq esta acontecendo?
existe uma outra forma de eu compilar esse programa sem usar o eclipse??
Obrigado!

9 Respostas

P

cara eu tbm tava tentando usar Eclipse, mas eh dificil e complicado de configurar e tbm de rodar…baixa o NetBeans 5 e NetBeans Mobility pack que vc vai ver o que é render em um projeto…em uma semana ja fiz 4 telas e 2 rms…muitto mais vantajoso…foi um professor meu que deu essa dica e to repassando e com certeza funcionou…ja tava ate desistindo de mexer com j2me, mas agora eh soh felicidades…fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

www.sun.com vai la…

BrunoBastosPJ

A sua classes esta extends MIDlet? você tem que dar um run as > emultor j2me midlet

ai ele vai rodar no emulador.

E

também uso o netbeans 5

pois o eclipse eu tinha muito problemas. …até na hora de obfuscar e criar pacotes .jar… ele horrível.

por isso migrei pro netbeans… o nebeans só nao ajuda muito na hora do código… tipo: pelo que sei ele nao diz se uma variavel nao está sendo usada, como o eclipse diz. mas, isso é coisa de programador relaxado. :grin:

outro ponto que queria no netbeans é que nao tem muitos plugins como o eclipse tem.

B

Então pessoal eu q eu naum uso windows to com o linux e se eu usar o WTK q vem no proprio J2me ele dah certo??

W

Eu costumo criar minhas aplicações diretamente pelo Eclipse, utilizando o Create Project > Others > New MIDlet Suite. Ele gera um diretório de desenvolvimento para eu começar a trabalhar, sem os diretórios bin, src, res ou outros (não costumo trabalhar com este tipo de divisão em Java ME).

Sobre suas perguntas.

Clica em Save. Ele tem função dupla: Salvar as últimas modificações e compilar teu código.

tento dah RUN pelo eclipse e abre o emulador + naum carrega meu programa oq esta acontecendo?

Você está tentando compilar ou rodar? Seu código provavelmente já está compilado quando roda. O que acontece quando você executa pelo emulador? Alguma exception é lançada? Ele executa por um tempo e depois some? Ele fica ativo até você fechar. Dê mais detalhes.

NetBeans e via prompt/shell. Há outras opções, mas junto com o Eclipse, estas são as mais populares. Eu utilizo Eclipse 3.2, Java 5 Update 7, WTK for CLDC 2.5, Eclipse ME 1.5.4, ProGuard 3.6 e JMUnit 1.0 (estes dois últimos são “opcionais”), se bem me recordo dos números.

Como?

Waocnek

P

“Waocnek”:

NetBeans e via prompt/shell. Há outras opções, mas junto com o Eclipse, estas são as mais populares. Eu utilizo Eclipse 3.2, Java 5 Update 7, WTK for CLDC 2.5, Eclipse ME 1.5.4, ProGuard 3.6 e JMUnit 1.0 (estes dois últimos são “opcionais”), se bem me recordo dos números.

Waocnek

Estou trabalhando com J2ME e gostaria de saber como compilar o meu código em linha de comando. Li alguma coisa na internet mas a única forma que eu achei foi usando o Antenna, que é tipo de um ‘make’ para J2ME. Como posso compilar pelo meu shell?

W

Compilar:

Preverificar:

Explicando:

-g:none - Opcional, para que nenhuma informação de debug seja incluída, reduzindo o tamanho total do arquivo.

-source 1.3 -target 1.1 - Aqui você ordena o compilador “imaginar” que está rodando como a versão 1.3 do Java para que este habilite a opção de compilar como 1.1. Se você realmente estiver usando um compilador 1.3 (e não um 1.5 como eu uso), pode utilizar apenas a opção -target 1.1.

-bootclasspath %MIDPClasses% - Essa opção faz o compilador executar suas funções um ambiente diferente como alvo, ou seja, ao invés de compilar para Java SE normal, ele vai compilar para o ambiente definido na variável de ambiente %MIDPClasses%, que você deve apontar para as bibliotecas Java ME.

%MIDPTools%\preverify - Essa outra variável aponta para onde ficam as ferramentas do Java ME, entre elas o preverfy, que preverifica seu código compilado.

-classpath %MIDPClasses%;. SeuMIDlet - Apenas coloca as bibliotecas do Java ME e sua classe no classpath.

Nota: Se bem me recordo, os códigos preverificados aparecem num novo diretório chamado output.

Isto é o que eu me recordo de cabeça, posso ter errado em algum ponto. Algumas leituras na Internet podem corrigir eventuais erros. No caso, eu trabalhei com Windows XP quando utilizei estes comandos pela última vez.

Waocnek

P

“Waocnek”:
Compilar:

Preverificar:

Explicando:

-g:none - Opcional, para que nenhuma informação de debug seja incluída, reduzindo o tamanho total do arquivo.

-source 1.3 -target 1.1 - Aqui você ordena o compilador “imaginar” que está rodando como a versão 1.3 do Java para que este habilite a opção de compilar como 1.1. Se você realmente estiver usando um compilador 1.3 (e não um 1.5 como eu uso), pode utilizar apenas a opção -target 1.1.

-bootclasspath %MIDPClasses% - Essa opção faz o compilador executar suas funções um ambiente diferente como alvo, ou seja, ao invés de compilar para Java SE normal, ele vai compilar para o ambiente definido na variável de ambiente %MIDPClasses%, que você deve apontar para as bibliotecas Java ME.

%MIDPTools%\preverify - Essa outra variável aponta para onde ficam as ferramentas do Java ME, entre elas o preverfy, que preverifica seu código compilado.

-classpath %MIDPClasses%;. SeuMIDlet - Apenas coloca as bibliotecas do Java ME e sua classe no classpath.

Nota: Se bem me recordo, os códigos preverificados aparecem num novo diretório chamado output.

Isto é o que eu me recordo de cabeça, posso ter errado em algum ponto. Algumas leituras na Internet podem corrigir eventuais erros. No caso, eu trabalhei com Windows XP quando utilizei estes comandos pela última vez.

Waocnek

Obrigado. Vou testar, mas acho que isso resolve…

B

Pessoal valei + eu jah conseguir to usando wtk pra compilar e rodar o programa achei mtu + facil usar ele, valeu pelo empenho e pela ajuda
obrigado!!

Criado 11 de julho de 2006
Ultima resposta 16 de jul. de 2006
Respostas 9
Participantes 6