Tenho um HP ipaq 116 com windows mobile 6 e preciso desenvolver, ja tentei com J2ME mas nao consigo instalar VM que funcione…
Entao pesquisei e encontrei o superwaba, mas este ja é antigo e foi substituido pelo totalcross, mas o totalcross necessita de licença, compensa utilizar esse totalcross para desenvolver um sistema de comanda para restaurante?
Se não oq compensa fazer para desenvolver nesse windows mobile?
[quote=furacao123]Tenho um HP ipaq 116 com windows mobile 6 e preciso desenvolver, ja tentei com J2ME mas nao consigo instalar VM que funcione…
Entao pesquisei e encontrei o superwaba, mas este ja é antigo e foi substituido pelo totalcross, mas o totalcross necessita de licença, compensa utilizar esse totalcross para desenvolver um sistema de comanda para restaurante?
Se não oq compensa fazer para desenvolver nesse windows mobile?[/quote]
Para um sistema de comanda eu insitiria no J2MEE.
O problema do TotalCross é que você tem que ter “uma licença por equipamento” o que acaba inviabilizando muitos projetos, se fosse só uma licença para desenvolver era blz!
Entendi mas eu estou tendo um problema com este windows mobile 6, ele nao vem com java instalado, e todas as JVM que instalo nao funciona, da erro na hora de executar, alguem poderia me ajudar, ja tentei a da propria sun, a i9…
o da sun me retorna…
Não é possivel abrir o arquivo (sun_jwc). Ele não esta assinado como certificado confiavel ou não é possivel localizar um dos seus componentes. Se o problema persistir tente reinstalar ou restaurar este arquivo.
Estou tentando rodar um exemplo com J2ME e LWUIT mas nem chega a executar o emulador, o que esta errado?
Para instalar esta JVm eu baixei direto da sun o arquivo cab e executei no iPaq, instalou normalmente mas nao executa.
[quote=furacao123]Entendi mas eu estou tendo um problema com este windows mobile 6, ele nao vem com java instalado, e todas as JVM que instalo nao funciona, da erro na hora de executar, alguem poderia me ajudar, ja tentei a da propria sun, a i9…
o da sun me retorna…
Não é possivel abrir o arquivo (sun_jwc). Ele não esta assinado como certificado confiavel ou não é possivel localizar um dos seus componentes. Se o problema persistir tente reinstalar ou restaurar este arquivo.
Estou tentando rodar um exemplo com J2ME e LWUIT mas nem chega a executar o emulador, o que esta errado?
Para instalar esta JVm eu baixei direto da sun o arquivo cab e executei no iPaq, instalou normalmente mas nao executa.[/quote]
O problema não será no exemplo? Já testou ele em alguma outra coisa para ver?
Eu aconselho vc abandonar os HP por vários motivos:
Não sei porque, mas o iPac é muito caro, apesar de estar ultrapassado.
As funcionalidades, tanto do iPac quanto do Windows Mobile ficam devendo (e muito).
SmartPhones com Android tem muito mais funcionalidades, mais hardware e são muito mais baratos.
Usar java no Windows Mobile fica lento, enquanto no Android é rápido.
O Wireless do Windows Mobile, quando desconecta, não reconecta sozinho; Além disso, o wireless do Windows Mobile é lento pra reconectar.
etc…
Eu poderia ficar digitando aqui até amanhã e dizer o quão arrependida estou de pedir para os nossos primeiros clientes comprarem HP. Isso falo por experiência profissional.
Em muitas palestras é falado que o futuro é criar aplicativos para Android e IOS, justamente pelo Windows Mobile estar morrendo (a microsoft não diz isso, mas a gente vê isso, rsrsrrs).
Entao estou meio perdido nessa parte de mobile, instalei o emulador da HotSpot da sun.
como eu instalo a vm no ipaq, baixei o arquivo .cab e instalei, em programas tenho o icone da vm ao dar dois clique me retorna esta msg de erro que descrevi a cima
eliangela estou com o mesmo problema que voce me descreveu…
mas os clientes ja compraram este modelo novo, a espera de um desenvolvimento, entao preciso rodar algo que nao necessite de licença, como o java mesmo…
agora o que seria mais recomendado em aparelho nesse caso, lembrando que é um sistema de comanda para restaurante?
[quote=furacao123]Entao estou meio perdido nessa parte de mobile, instalei o emulador da HotSpot da sun.
como eu instalo a vm no ipaq, baixei o arquivo .cab e instalei, em programas tenho o icone da vm ao dar dois clique me retorna esta msg de erro que descrevi a cima[/quote]
Você nunca fez nada em mobile?
Que ferramenta você esta usando para desenvolver?
entao é o primeiro sistema mobile, mas o cliente quer que desenvolva nesse ipaq, estou utilizando o netbeans com o sdk 3 e o lwuit para fazer interfaces mais atraentes…mas depois que deu problema abandonei tudo e tentei rodar midlets normais pensando que era algum problema o lwuit.
Ja li a revista desse mes da mundoJ onde tem uma aplicação de ponta a ponta mas la na parte mobile é utilizado o android, o maior problema esta sendo este equipamento.
[quote=furacao123]qual alternativa me sugerem para fazer algo simples, mas que funcione com este ipaq?
teria como instalar android neste ipaq ou estou bem louco :? ?[/quote]
Não é possivel instalar android em iPaq. Esses Smartphones e Handhelds já vem com um SO instalado e pronto… tem que usar esse mesmo.
A melhor JVM que eu já usei pra Windows Mobile é o Mysaifu JVM (http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html).
Pra fazer as telas, vc pode usar Swing e compilar tudo usando o Java 5.0. As outras máquinas virtuais que eu vi, só tem suporte pra Java 4.
consegui utilizar essa VM tb mas deu erro ao encontrar bibliotecas do swing
deve ser pq eu compilei com jdk6 setado no netbeans, vou fazer outro teste compilando em jdk5
Criri um projeto simples com JDK5 onde apenas abro um JFrame, mas ao executar me retorna o seguinte exception ClassNotFoundException javax.swing.GroupLayout not found…
tentei compilar com a versao 1.4 e foi a mesma coisa…o que esta faltando, adicionei a versao do MySaifu mais nova.
[quote=furacao123]consegui utilizar essa VM tb mas deu erro ao encontrar bibliotecas do swing
deve ser pq eu compilei com jdk6 setado no netbeans, vou fazer outro teste compilando em jdk5
Criri um projeto simples com JDK5 onde apenas abro um JFrame, mas ao executar me retorna o seguinte exception ClassNotFoundException javax.swing.GroupLayout not found…
tentei compilar com a versao 1.4 e foi a mesma coisa…o que esta faltando, adicionei a versao do MySaifu mais nova.[/quote]
Só pra lembrar: Nada de usar o Matice!
Vai ter que fazer tudo na unha!!! Ele não vai reconhecer o GroupLayout.
Veja se vc consegue usar o GridBagLayout (na mão mesmo… porque tem muitas classes que ele não reconhece)
Entendi, agora consegui executar os layouts setando tudo como null no netbeans…sera que tem como alterar o LAF no mySifu alem claro do java original, tentei pegar do sistema operacional e o nimbus e nao encontrou.
Mas acho que esse MySifu vai resolver o meu problema com esse ipaq