Sou desenvolvedor Android e PHP.
Estou focando meus estudos para migrar 100% de PHP para o Java.
Durante essa temporada de “migração”, estou pensando em quanto tempo gastarei me aprofundando mais ainda no desenvolvimento para Android.
Claro que sempre estou aprendendo algo novo. No momento me considero um desenvolvedor Android Pleno e não estou focando em aprofundar ainda mais meus conhecimentos.
Vi muitas vagas para desenvolvedor Android E IOs. Outras pedindo Android e PHP ou Java WEB.
Qual a experiência de vocês com o mercado de trabalho Android? As vagas sempre são “casadas” com tecnologias web ou IO’s/Windows Phone? Que tipos de conhecimentos e de projetos vocês já vivenciaram nesse mundo? Que tipo de vagas mais observam por ai?
Até hoje, profissionalmente, eu só toquei um projeto Android. Um braço offline de um ERP, por onde o vendedor pode fazer seus pedidos, cadastrar clientes e mais algumas tabelas auxiliares, para depois, online, sincronizar tudo com um servidor e com um ERP.
Acredito que se você pretende trabalhar em empresas, iOS e android (casados) é o que melhor oferece oportunidades de mercado neste momento
As vezes é possível focar apenas no iOS, por exemplo, se pretende vender apps ao invés de trabalhar pra empresas. No caso do Android o mercado ainda é devagar nesse quesito, por isso acho que não compensa.
Se já tem um bom conhecimento em Android, comece a se candidatar às vagas de desenvolvedor Android.
Quando estiver trabalhando, vai poder se decidir quais caminhos seguir.
Java + Android é uma opção, se decidir por mobile, Android + iOS (Obj-C e Swift)
Acredito que é muito cedo para dizer que o Android está morto no meio corporativo. Como sabemos, o Android cresce em ritmo acelerado. Essa parceria Apple/IBM pode abalar um pouco no começo, mas tendo em vista que o Android cresce muito, e que os aparelhos que usam a plataforma são muito mais acessíveis do que um iPhone, não vejo motivos para temer.
Os produtos da Apple têm um grande obstáculo para construção de aplicativos empresariais: Não é permitido instalar um App próprio, que não tenha vindo da Loja.
Já vi algumas pessoas fazerem sistemas para iPad mas dependiam de gambiarra: a instalação era feita na máquina do desenvolvedor, como se estivesse fazendo um deploy em aparelho de teste; ou seja, usando uma chave de teste que tem restrição sobre quantos e quais aparelhos podem rodar o aplicativo.
Até onde sei não existe um esquema razoável para distribuir sua aplicação entre os iPads ou iPhones da empresa. Alguém sabe se há novidades quanto a isso?
[quote=gomesrod]
Os produtos da Apple têm um grande obstáculo para construção de aplicativos empresariais: Não é permitido instalar um App próprio, que não tenha vindo da Loja.
Já vi algumas pessoas fazerem sistemas para iPad mas dependiam de gambiarra: a instalação era feita na máquina do desenvolvedor, como se estivesse fazendo um deploy em aparelho de teste; ou seja, usando uma chave de teste que tem restrição sobre quantos e quais aparelhos podem rodar o aplicativo.
Até onde sei não existe um esquema razoável para distribuir sua aplicação entre os iPads ou iPhones da empresa. Alguém sabe se há novidades quanto a isso?[/quote]
No android estão os maiores obstáculos: risco de malware e espionagem industrial.
iOS 7 teve varias melhorias voltadas pro ambiente corporativo, da uma olhada de repente o grande obstáculo pode ser resolvido com uma simples atualização de software.
E agora, se você precisa de uma solução mais completa (uma empresa com centenas de funcionários e aplicativos) deve contratar a assistência de uma equipe de consultores IBM.
Acho que isso responde sua dúvida se Android tem alguma chance no ambiente corporativo. ;)[/quote]
Minha dúvida não era se Android tinha chance no ambiente corporativo… já tem. já há vagas de Android por todo lado, em projetos de todo tipo de sistema.
A questão, que ficou bem clara, é conversar sobre como o mercado oferece essas vagas, queria compartilhar informações com quem trabalha na área e/ou observa os movimentos do mercado de contratações.
Alias(fora do tópico essa questão, mas envolvendo esse post), porque as pessoas tem tanta necessidade de dizer que as tecnologias vão morrer?
É um frenesi de “PHP irá sucumbir ao Ruby”, “Java está morto agora que [ARGUMENTO QUALQUER]”, e até pro Android vem sobrando pelo visto. O que ouvi de gente do C# dizendo que o Windows Phone tem novidades que vai matar o Android, não é brincadeira…
Não entendo essa necessidade de antecipar a morte de tecnologias ou de fatias do mercado(como é o caso da postagem)… alias, necessidade profética que quase nunca se cumpre.
É o caminho que estou fazendo.
No momento evoluo como programador estudando java “tradicionalmente”. Android eu já desenvolvo em um bom nível, e com os produtos da Apple nunca me envolvi. Vi também poucas vagas para desenvolvedor IOs, ao menos aqui no RS.
Daqui um ano eu poderia fazer a escolha de mudar o percurso, ao natural, e por exemplo, virar um desenvolvedor apenas Mobile.
Por isso minha curiosidade com a área.
Pelo que vejo, ainda é muito incipiente, ao menos no Brasil, esse mercado. Poucas pessoas trabalham, de carteira assinada, exclusivamente com Mobile.
Tenho algumas entrevistas agendadas para Agosto, todos envolvem Mobile! Descobrirei na prática pelo visto como é este mercado.
Meu maior medo é pegar projetos com códigos macarrônicos, pelos projetos ainda serem tocados muitas vezes por desenvolvedores que estão aprendendo a tecnologia.
[quote=Artur Bernardo]
Minha dúvida não era se Android tinha chance no ambiente corporativo… já tem. já há vagas de Android por todo lado, em projetos de todo tipo de sistema.
A questão, que ficou bem clara, é conversar sobre como o mercado oferece essas vagas, queria compartilhar informações com quem trabalha na área e/ou observa os movimentos do mercado de contratações.[/quote]
Pode espernear com o dedo no ouvido a vontade, mas isso não muda o fato que o google lê seu email e isso é um problema nas empresas, onde segurança da informação é primordial.
Não sei onde leu morte. Eu disse que android vai morrer? hahaha
Falei que não vai ser usado no ambiente corporativo.
Nossa, que insano… não esperneei com dedo no ouvido. Android pode perder o mercado corporativo, como pode não. Não demonstrei, nem por um instante, negar que isso é possível. Só defendi que há mercado e que a linha apresentada por ti não era realmente construtiva para a proposta do tópico.
Mas infelizmente pelo visto tu ta tão inserido nessa atmosfera de “guerra de tecnologias” que é só isso que tu vê.
Quanto a morte da tecnologia, tu não disse mesmo, por isso eu escrevi assim: "Não entendo essa necessidade de antecipar a morte de tecnologias ou de fatias do mercado(como é o caso da postagem)… alias, necessidade profética que quase nunca se cumpre."
Até sublinhei
Pelo visto tu é um péssimo leitor. Respondeu o tópico com outro assunto, e respondeu minha postagem mostrando que não sabe ler muito bem. Sinceramente, prefiro continuar dentro do assunto do tópico.
É como falei, tu é livre pra ignorar, ou melhor ainda, postar um contra-argumento. Mas você sequer invalidou o meu argumento, disse até achar possível rs
Ficou claro que você nutre sentimentos por tecnologias ou fatias de mercado, e que quando alguém expõe uma opinião diferente da sua costuma ficar emotivo e com tendências de achar que esta sendo perseguido.
Mas relaxa man, não precisa se “defender” dizendo que existe mercado pra android, primeiro porque eu não o “ataquei” com essa afirmação, segundo porque dizer que não tem demanda pra android no ambiente corporativo não implica necessariamente em “morte” da tecnologia.
Pode espernear com o dedo no ouvido a vontade, mas isso não muda o fato que o google lê seu email e isso é um problema nas empresas, onde segurança da informação é primordial.
[/quote]
ikbm, não entendi sua colocação. Você acredita que a Apple não tem o mesmo problema?[/quote]
Você reduz o problema pra uma contra-parte enquanto o google vende essa informação para clientes, então é um pouco diferente.