Transferência de arquivos para celular

Bom dia, pessoal.

Tenho uma aplicação desktop e através dela gostaria de enviar arquivos para o celular, um mp3 por exemplo, usando apenas o USB. Minha pergunta: isso seria possível usando sockets (para conectar ao telefone) e stream (FileOutputStream, FileInputStream)?

Abraços

[quote=L.Bach]Bom dia, pessoal.

Tenho uma aplicação desktop e através dela gostaria de enviar arquivos para o celular, um mp3 por exemplo, usando apenas o USB. Minha pergunta: isso seria possível usando sockets (para conectar ao telefone) e stream (FileOutputStream, FileInputStream)?

Abraços[/quote]

Se o celular estiver configurado no modo USB e não no modo MODEM, ele será reconhecido pelo Windows como uma unidade de armazenamento, logo, será atrbribuído ao mesmo uma letra de unidade (Ex: Z)

A partir daí, teu software pode até rodar o comando COPY do DOS que funcionaria sem problema, ou você pode fazer a sua rotina de cópia. (Exemplo)

Fora este jeito de colocar arquivo dentro do CEL pela USB, você teria que pesquisar por componentes de terceiros que poderia realizar esta tarefa. Não é algo simples, portanto, o uso de componentes desenvolvidos por outros é o mais fácil.

boone,

Não sei se tu já viu o sistema da Nokia. Quando eu conecto meu celular ao computador, realmente o Windows carrega ele como uma unidade de armazenamento. Porém, imediatamente já fica com o ícone da Nokia e o gerenciamento é feito pelo sistema deles. Aí posso transferir arquivos, mp3, qualquer coisa para dentro do celular ou para o cartão de memória.

Na verdade eu queria fazer algo parecido, para fazer minha aplicação conversar com o celular e realizar a transferência de arquivos, sem que fosse pela internet.

Abraço

[quote=L.Bach]boone,

Não sei se tu já viu o sistema da Nokia. Quando eu conecto meu celular ao computador, realmente o Windows carrega ele como uma unidade de armazenamento. Porém, imediatamente já fica com o ícone da Nokia e o gerenciamento é feito pelo sistema deles. Aí posso transferir arquivos, mp3, qualquer coisa para dentro do celular ou para o cartão de memória.

Na verdade eu queria fazer algo parecido, para fazer minha aplicação conversar com o celular e realizar a transferência de arquivos, sem que fosse pela internet.

Abraço[/quote]

Conheço o PC Suite. Abaixo os passos que vislumbro para você alcançar o que quer:

:arrow: Instale o Nokia Cable Driver
Ele será responsável por criar uma porta COM baseado no USB

:arrow: Instale o Nokia PC Suite.
Ele será responsável por permitir que o Windows reconheça que seu cel Nokia é uma unidade de armazenamento ou será usado como Modem.

:arrow: Desenvolva a aplicação para copiar o arquivo para uma path qualquer de sua escolha
Pronto, problema resolvido !

A partir do momento que o celular está em modo de armazenamento, vc terá uma letra de unidade para poder acessá-lo, logo, sua aplicação desktop irá conseguir copiar qualquer coisa para qualquer pasta dentro do celular, pois para o sistema operacional Windows, teu celular é como se fosse um HD comum…

[quote=boone][quote=L.Bach]boone,

Abraço[/quote]

Conheço o PC Suite. Abaixo os passos que vislumbro para você alcançar o que quer:

:arrow: Instale o Nokia Cable Driver
Ele será responsável por criar uma porta COM baseado no USB

:arrow: Instale o Nokia PC Suite.
Ele será responsável por permitir que o Windows reconheça que seu cel Nokia é uma unidade de armazenamento ou será usado como Modem.

:arrow: Desenvolva a aplicação para copiar o arquivo para uma path qualquer de sua escolha
Pronto, problema resolvido !

A partir do momento que o celular está em modo de armazenamento, vc terá uma letra de unidade para poder acessá-lo, logo, sua aplicação desktop irá conseguir copiar qualquer coisa para qualquer pasta dentro do celular, pois para o sistema operacional Windows, teu celular é como se fosse um HD comum…[/quote]

Captei vossa mensagem!
Valeu amigão

Ola…

Preciso de algum material ou ajuda referente a como fazer a comunicação entre o celular e o pc… Tipo assim

tenho os dados no celular salvo em rms e aí quero enviar os mesmos para o computador ?

alguem poderia me ajudar…

valeu

pra mim isso é mt mas mt importante…

maiconnar,

Brother achei esse material, é da nokia mas já tah me ajudando, espero que lhe ajude!

http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/2a2ec089-6f2e-47cb-a150-d11a94eb80ad/MIDP_Using_Cable_Connection_In_Nokia_Devices_v1_0.zip.html

Socket é para transferência via WEB.

ACHO que existe uma API independênte de fabricante que faz a conexão com o desktop via USB, só não me lembro qual, mas pesquisa que tem.