Olá pessoal!
Para teste, instalei a j9 no meu pocket PC, mas a versão trial. O problema é que não sei como fazer para criar um aplicativo para ela. Com a instalação veio alguns arquivos de como instalar a j9 e tal, mas nenhum de como criar um aplicativo para ela. Devo simplesmente criar um .class e inserir no pocket? Para desktop
javac
e
java
mas, e para a j9?
Se alguém puder escrever algo bem básico mesmo sobre como criar aplicativos para ela eu agradeço.
Valeu!!!
Nao estou criticando.
Eu repito: o erro esta na falta de conhecimento. Procura dar uma estudada em J2ME primeiro, daih vc vai entender como se cria aplicaçoes usando j2me pra palm. Da uma olhada em www.java.sun.com/j2me
Blz Jorge, entendi.
Mas eu não quero criar para palm, mas para Pocket PC e Windows CE.
Para palm acho que o caminho é bem mais fácil, pois a virtual machine para palm até a Sun disponibiliza.
Valeu.
Você está falando da IBM J9, que requer o WSDD (você baixou tudo, incluindo o WSDD, não)? Fiquei um tempo tentando brincar com o WSDD (é que tenho um PocketPC que foi gentilmente doado pela Microsoft - não é brincadeira não!) , mas não tive tempo de conseguir fazer uma aplicação funcionar. Acho que é só seguir as instruções (infelizmente não segui tudo.)
Então thingol, baixei apenas a J9, nada mais (a versão trial vem só com ela). Tenho que baixar o WSDD também? Pensei que só precisaria baixar a J9 e poderia usar, claro, com algumas instruções a mais para que o aplicativo funcione.
Gente, eu sei alguma coisa de J2SE, mas J2ME estou engatinhando, se alguém me disser como começar eu agradeço.
Em 2001 o pessoal da Microsoft viu que havia relativamente poucas pessoas com MCSE em Windows 2000, então eles deram um Pocket PC (iPaq 3650) à primeira pessoa em cada MS Solution Provider que tirasse/renovasse o MCSE.
Confesso que suei um pouco para conseguir renovar o tal MCSE em Windows 2000 (já tinha um MCSE em Windows NT), porque tive de fazer uma prova cujo prazo para terminar era de 4 horas (nem lembro a quantidade de questões que tive de responder.)
Este ano no Sun Tech Days eu consegui um Palm Zire 71, então estou ficando com prática de conseguir os tais prêmios. Dessa vez foi mais fácil - respondi a uma pergunta só.
se você baixou o J9 MIDP abre dentro do pocket o Internet Explorer e aponta ele para qualquer arquivo .jad que a aplicação vai ser instalada.
se você baixou o J9 Personal Profile, ai que a brincadeira fica divertida …
basicamente tu cria um .jar com uma aplicação AWT (quase qualquer uma) e cria um atalho dentro do pocket com a uma linha de comando semelhante a:
Urubatan, acho que estou quase conseguindo.
Fiz o que vc disse, dessa vez não deu mensagem de erro, mas também não funcionou, nem deu mensagem de erro.
Para testar, fiz uma aplicação com um Label e um Button, tudo dentro de um Frame, ou seja, 100% AWT. O que posso estar errando agora?
Valeu!!
Então, quando clico no icone no pocket pc, antes ele não respondia, ai coloquei a classe principal como ultimo argumento (assim como vc falou) e ele retorna o seguite erro:
Exception in thread “main” java.lang.UnsupportedClassVersionError: (NewClass) bad major version at offset=6
j2me personal profile é equivalente a um j2sdk 1.3.1,
no teu compilador, coloca como parametro -target 1.3
ou então configura isto nas propriedades do projeto no eclipse.
hummm… acho que o problema pode ser esse.
pra começo, estou usando o netBeans e não o eclipse.
Vou compilar com linha de comando e ver o que acontece.
Qualquer coisa eu volto aqui.
Valeu!
meu, que @##$%#
Tentei compilar por linha de comando usando -target 1.3 e o JDK diz que essa versão pode causar conflito com a versão recente.
Essa eu não entendi.
foi algum outro parametro incompativel …
ou então alguma coisa do j2sdk 1.5 que tu ta usando …
tu pode configurar isto também no netbeans, só não lembro onde nas propriedades do projeto se acha a versão de destino dos .class gerados
desculpe a minha ignorância, mas o arquivo com os comandos que vc digitou deve ter extensão lnk? Ele pode ser criado no pc e ser enviado via active sync ao pocket?
pois é o que estou fazendo. O erro pode ser esse?