Umas dicas de GPRS

Salve gente… andei dando uma olhada na api WMA e estou usando ela pra comunicação SMS.

Agora, o gerente de TI da empresa onde isso irá futuramente implantar esta questionando sobre a utilização do protocolo GPRS. Bem, é compreensível, contudo, gostaria de humildemente pedir 'a vcs algumas explicações…

No que isso vai me tornar dependente da operadora? e o mais importante… no que isso vai afetar meu código?

Gente… já agradeço a cooperação de vcs… muito obrigado…

ricardo

O que a sua app trafega na rede, hoje?

texto, SMS!!!

Bom, provavelmente vc vai precisar mudar pouca coisa - verifique que a operadora e os celulares que vc vai usar suportam HTTP e/ou sockets simples, e de uma olhadinha na API. Nao tem nenhum bicho de sete cabecas :wink:

Então… + tipo assim…
minha aplicação esta feita usando WMA e conversando com 2 celulares… só que os caras querem que funcione nesta gracinha “GRPS”.

Até onde consegui entender não vou precisar mudar nada, é isso mesmo ou to comendo barriga!!!

Que eu saiba, SMS não é trafegado via GPRS.

[]'s
Marco Campêlo

Vai mudar bastante.

Primeiro, com SMS você manda pequenas mensagens de texto.

Com GPRS você vai ter um canal de dados TCP/IP e vai poder fazer basicamente HTTP e talvez tcp sockets.

O problema é que com GPRS e midp 1.0 vc não consegue colocar 2 celulares falando entre sí. Precisa de MIDP 2.0.

Opa, em primeiro lugar, obrigado pelas dicas… vamos lá…

Vai mudar bastante.
isso não é bom rs… :smiley:

Primeiro, com SMS você manda pequenas mensagens de texto.
Com GPRS você vai ter um canal de dados TCP/IP e vai poder fazer >>basicamente HTTP e talvez tcp sockets.

Até onde entendi, GRPS funciona basicamente como se eu estivesse com meu PC conectado numa ADSL, a diferença basica seria que estarei com este recurso no meu celular. Me corrija se estiver errado, blz?!

Hoje como funciona o universo de celulares? Estou off e, se precisar de alguma coisa do universo on-line, precisarei me conectar e pagar por um valor fixo médio pelo que baixei no meu celular. No universo GRPS, é como se meu celular estivesse on-line o tempo todo, seria um dos recursos da chamada 3G.
Bem, sendo assim, teoricamente posso a hora que quiser, me conectar a algum serviço (como e-mail ou http) sem pagar
por nada a+. O que pagarei é um valor por bit/byte baixado no meu celular. Se entrar numa página e baixar 8k de informação
pagarei por elas e não um valor pré-definido pelo serviço usado. Pensando assim vamos a seguinte situação.
Cada palavra ocupa 1 byte de informação, correto? então pra mandar a palavra frase “hello word” pro meu cliente
estaria enviando de dados exatamente 10 bytes de informação (10 palavras) correto? no universo que hj trabalhamos,
quer sejam 10 bytes quer seja +, eu pagaria um valor fixo de , por exemplo, R$ 0,40 que é a taxa cobrada pela operadora
por trafegar uma mensagem em sua rede. No universo GRPS eu pagaria só os 10 bytes, ou seja… imaginemos que ela venha
a cobrar R$ 0,01 por byte de informação… isso me custaria 10 centavos… uma bela economia. (Abro aqui um parentese, alguem sabe
o valor que deverão cobrar?). Agora vamos a sua informação. Vc disse que SMS não deve trafegar na rede GRPS… sendo sincero, não
entendi claramente o porque… gostaria de pedir que vc explique melhor, se possível.
Mas deixe seguir o exemplo. Imaginemos que isso realmente ocorra… e eu tenha que usar http pra isso. Pra baixar a mesma
frase terei que usar o protocolo de comunicação http, tá, isso representa que irei baixar junto, dados a+ … (informações extra a+ que
devem vir no pacote http, correto?). Bem, isso não faz com que as coisas acabem ficando meio “elas por elas?”. Tipo assim, minha
frase ocupa 10 bytes, se tiver + 20 bytes do protocolo atrelado a ela, acaba quase ficando na mesma, o que me leva a pensar
que firmar um contrato com a operadora (comprar um pacote de mensagens) sai mais barato.

Desculpem se falei alguma besteira, um abraço à todos.

att. ricardo

O problema é que com GPRS e midp 1.0 vc não consegue colocar 2 >>celulares falando entre sí. Precisa de MIDP 2.0.

Blz, vou estar usando 2.0

Você não precisa ter um acordo com a operadora para fazer isso?

Não é necessário conectar a SMSC?

[]'s
Marco Campêlo

[quote=mcampelo]Você não precisa ter um acordo com a operadora para fazer isso?

Não é necessário conectar a SMSC?

[]'s
Marco Campêlo[/quote]

1. Então, precisa? se estiver usando WMA e tiver uma aplicação rodando no celular do meu cliente que escute a porta X, eu ainda assim preciso da liberação dela? Ee entendi o que vc perguntou, tb não sei rs… Quero saber!!!

2. Sim, ou seja, basta criar um cliente e um servidor (pra mandar e receber), Não É ???

desculpa se não entendi exatamente o que vc pretendia perguntar!!!

Se você vai estar trafegando dados via GPRS é possível que a operadora tenha algumas portas fechadas (isso vai depender da política de segurança de cada operadora) e talvez mesmo nesse caso seja necessário entrar em contato com a operadora.

Estou um pouco confuso sobre o que você quer fazer, pois enviar dados para um outro celular escutando em determinada porta, não significa que você está enviando um SMS, pois pelo que eu entendi do que você quer fazer só vai funcionar entre os celulares que tiverem o seu software. Você não vai conseguir enviar SMS para o meu celular, por exemplo.

Pelo que eu entendo, SMSs são enviadas através da rede de telefonia da operadora e passando por um elemento de rede chamado SMSC.

[]'s
Marco Campêlo

GPRS é um servico 2.5G, funciona a até +/- 56kbps de upstream/downstream. SMS funciona por transmissão de dados com modem ou é um serviçoo da rede (parte do protocolo).

Com GPRS você consegue um IP falso pro teu celular e os serviços disponiveis depende das capacidades da implementação de MIDP do teu aparelho (consulte manual ou google pra saber quais são).

GPRS custa por byte transmitido, mas não especificam de qual camada, até onde eu pude notar, é o total enviado e recebido pela camada de rede do aparelho (leia num livro de redes sobre o modelo OSI para entender isso).

O valor depende de operadora e plano, variando de custo fixo mensal a 10 centavos o kilobit.

certo… valeu a colaboração!!!