Usando o Hsqldb, J9 e CDC Windows CE 5.0

Estou desenvolvendo uma aplicacao num equipamento Symbol MC3090 R,
e estou utilizando a JVM da IBM - J9. A minha aplicação deve acessar neste dispositivo o hsqldb. Estou tendo alguns problemas em acessar o banco de dados. Se puderem ajudar na solução de um destes problemas ficaria grato:

1. A especificacao CDC não possui a bilblioteca java.sql e javax.sql., assim nao consigo acessar o banco por meio do DriveManager. Fazendo algumas consultas e leituras: verifiquei que existe um arquivo na IBM jdbcjsr169.jar que contém estas bibliotecas. Alguém sabe onde encontrar este arquivo?

2. Vi um artigo do Rodrigo Urubatan na WebMobile ( http://www.portalwebmobile.com.br/Colunistas/rodrigourubatan/03_J2MEPersonalProfileI.asp)
    Mostrando como construir a partir do especificaçao jsr 169 (jdbc_optional) a bibliotecas java.sql e javax.sql. Não consegui reproduzir o exemplo dele alguém poderia me ajudar em gerar este arquivo?

Grato.

vai no meu blog, baixa o código do exemplo (é só usar o search se não estiver na página de publicações)
e testa ai :smiley:

(o pessoal da devmedia não colocou os arquivos para download la sabe deus por que :frowning: )

Ola Rodrigo,

Grato em indicar onde se encontra o material, me foi muito útil. Executei o exemplo e funcionou no desktop (WSDD5.7.1)

Mas continuo com alguns problemas em executar.

Tentei usar o mesmo exemplo com a versao 8.1 do Hsqldb, mas nao funcionou.

Se sabe responder se o jdbc_opcional funciona com esta versão?

Olá Urubatan,

[quote] o pessoal da devmedia não colocou os arquivos para download la sabe deus por que [/quote] E tem muita gente esperando a revista Web Mobile 11 ( que era para sair em dezembro de 2006)que contém a segunda parte do artigo “Construa aplicações Web com Spring Framework 2.0”. Já pensei até em passar e-mail para vc. disponibilizar no blog.
Vai entender…??? :evil:

[quote=urubatan]vai no meu blog, baixa o código do exemplo (é só usar o search se não estiver na página de publicações)
e testa ai :smiley:

(o pessoal da devmedia não colocou os arquivos para download la sabe deus por que :frowning: )[/quote]

como configuro o jdbc para CDC ?

e ai galera tudo beleza?

estou tentando utilizar o hsqldb mas nao to pegando nada…

eu estou a desenvolver um programa em java que precisa de uma base de dados do tipo file e pensei em usar o access, mas vi k existe o hsqldb…

mas o problema eh que nao estou entendendo o seu funcionamento… como criar tabelas, alterar, e todas as operacoes que se fazem no mysql

se alguem souber me explicar do zero, agradeco