Olá pessoal.
No livro “Wireless Java: Developing with J2ME” Second Edition , págna 31 encontra-se o seguinte texto na seção Running on a Real Device.
How do you actually put MIDlets on a device? There are two possibilities: either you'll transfer MIDlet suites to the phone from you computer via a serial cable, or you'll transfer MIDlet suites over the wireless network.(Another possibilitiy serves as a hybrid - a device in its cradlem attached to your computer via a serial cable, can use the desktop computer's network connection as though it were a wireless connction, and application can be transferred this way.)
Minha pergunta é sobre a última parte deste texto.
Another possibility...
Quais aparelhos celulares podem fzer isso??? É possível utilizar esta característica e utilizar a conexão de internet do PC para evitar pagar transferencia de dados à operadora?
Eu sei que pelo menos o P800 e P900 da SonyEricsson fazem isso. Se nao me engano, essa é uma feature que existe em alguns modelos da Motorola também. No meu N-Gage não dá.
Entao, os modelos da Motorola geralmente estao mais baratos… mas ter que aguentar o sistema operacional da Motorola geralmente me faz lembrar de que o barato sai caro…
Sobre o P800/900, os dois modelos ja estao disponiveis, nao sei se aqui no Brasil ja tem pra vender… o P800 eu vi por aí custando uns R$ 3500… nao eh o tipo da coisa que eu carregaria no bolso por ai