Velocidade do jogo

To desenvolvendo um jogo mobile e testando em 3 celulares, e com o mesmo código “Thread.sleep(1)” o jogo fica normal em um celular, em outro fica rápido e no terceiro fica muuuutio rápido. Acredito que isso aconteça por causa da velocidade do processador do celular. Como fazer para que os três fiquem com velocidade semelhante?

Acho que JME não tem algo como FPSAnimator (mas não tenho certeza disso, antes de alguem vir com pedras) que regula automaticamente para você, caso não tenha, vale a pena implementar algo parecido.

Você define um tempo máximo de espera entre a exibição de um quadro e outro (baseado no modelo mais lento), começando a contar a partir do início do desenho do quadro, algo como:

Date inicio = new Date();

.
.
.
desenha frame
.
.
.

Date fim = new Date();
while (fim - inicio < TEMPO_ESTABELECIDO) {
Thread.Sleep(x);
}

Outra possibilidade é lembrar que:
deslocamento = velocidade * tempo.

A velocidade é dada em pixels/ms
O tempo é em ms, e representa o tempo entre duas chamadas ao update do seu jogo.

Do jeito que vc está fazendo, você está assumindo que o tempo entre updates é sempre constante. E isso é muito perigoso. Você pode ter variações de tempo dentro de um mesmo jogo, caso rode uma lógica um pouco diferente da anterior num dos loops.

Concordo, até por isso o tempo de latência (sleep) deve ser calculado baseado no tempo que levou para desenhar o quadro.
Por isso começar a medir o início antes de desenhar.

Sim, no caso que eu falei, não haveria esse sleep. Você poderia usar 100% do processamento. Uma opção mais comum em jogos full screen, ou jogos que monopolizam o dispositivo.

// loop inicio

time = System.currentTimeMillis();

game.update();

render();

time = System.currentTimeMillis() - time;

if (time &lt; DELAY) 
                Thread.sleep(delay - time);

// loop fim

Definitivamente essa nao é uma boa estrategia para jgoo de celular.

Mas pode ser boa em palmtops e outros tipos de handhelds.

Como seria isso, o frame rate variaria de acordo com as capacidades do hardware que estivesse processando o jogo?

Creio que com um tempo constante entre os updates é como obtemos um frame rate independente de plataforma.

Vou conferir os jogos no seu blog pra tentar entender como vc fez… mas por acaso vc usa threads?

Não é só assim. Você pode também calcular os deslocamentos dos personagens com base no tempo. Aí, num computador que tenha framerate alto, o deslocamento seria pequeno. E num de frame rate baixo, o deslocamento seria enorme.

É só ver a fórmula que eu passei lá em cima.

Não é só assim. Você pode também calcular os deslocamentos dos personagens com base no tempo. Aí, num computador que tenha framerate alto, o deslocamento seria pequeno. E num de frame rate baixo, o deslocamento seria enorme.

É só ver a fórmula que eu passei lá em cima.[/quote]

O que eu disse, neste caso o frame rate varia mas vc compensa a diferenca no deslocamento dos elementos. Basta duas plataformas a 100% de sua capacidade produzirem frame rates diferentes uma da outra e vc tem um problemao para tratar colisao.

Nao vejo porque palmtops e outros handhelds estao livres desse tipo de problema.

Lógico, seu jogo terá uma taxa de frame rate mínimo.

Acima disso, não existe problemas para colisão. Afinal, o deslocamento entre dois passos do jogo será menor que o inicialmente previsto, o que dificilmente é um problema.

O fato é que também é ridículo limitar um jogador com um dispositivo potente a uma taxa de FPS baixa. Se ele tem hardware para exibir o jogo de uma forma bonita e agradável, porque você vai nivelar por baixo e exibir um gráfico feio e saltado?

Eu não sei como você trata colisão. Mas há técnicas que consideram o deslocamento feito e, mesmo em caso de um FPS muito baixo, detectam a colisão. Agora, geralmente o bom e velho bounding-box cobre a maior parte dos casos, pois costuma a ser suficientemente tolerante.