Estou desenvolvendo como base para o meu TCC um sistema aonde deve ser possível visualizar em “tempo real” outros usuários do sistema que estão próximos no mapa.
Tenho duas perguntas:
O quanto eu conseguiria me aproximar de “tempo real”? (quantas vezes dentro de uma fração de tempo eu consigo atualizar a localização do GPS).
Também queria saber se alguém sabe qual a melhor API de mapa para essa implementação. O Google Maps atenderia? O único sistema que faz algo parecido que conheço é o Waze (se alguém conhecer outros, favor informar), que utiliza o Open Street Maps.
Sei que tenho muito a pesquisar ainda, gostaria só de uma direção inicial.
Obrigado!
Cara, bem interessante…
Sim, é possível fazer algo assim.
Quanto ao tempo de atualização do GPS, depende de você definir… se quiser dá pra definir a cada segundo, ou a cada quantidade X de minutos, ou a cada X distância percorrida.
Sim, no google maps você conseguirá.
Eu te recomendaria o seguinte… um webservice que mantém o cadastro de celulares feito previamente em um banco de dados… e que esse mesmo webservice disponibilize uma função para atualizar o ponto no banco… daí a cada atualização de localização o celular chama esse WS informando a nova posição.
Daí depois, a aplicação busca do WS todos os pontos próximos do dele, e exibe no mapa na tela do aparelho… e fica atualizando a cada X segundos que você achar melhor.
Não recomendado, mas também útil, caso você nao queira mexer com WS, faz direto por um banco mysql, daí vc conecta direto no mysql pelo aparelho, e faz o que o WS faria… mas NÃO recomendo…
Vai ser trabalhoso, mas no final vai ficar algo bacana!
boa sorte no TCC!
Entao existe 2 jeitos que eu conheça de fazer se aproximar do “tempo real” seria sincronizando por tempo por exemplo de 5 em 5 segundos ou por metro de 5 em 5 metros ele envia as informaçoes.
Agora a API que atenderia sua necessidade depende muito, pois depende de quantas requisiçoes seu aplicativo ira receber por dia… A partir dessa informaçao voce tenta escolher a API.
PS: O Gogole Maps é um sistema prioritario entao passando de um quantidade de requisicao (15.000) voce paga o excedente por isso
Pelo menos é o que eu penso nunca fiz nada parecido… Irei pesquisar e ver se acho algo!!
Complementando a informação do amigo luckdantas, são 15000 por dia, que acho que como é de um projeto de tcc, dificilmente vai passar disso até a apresentação.