VM satisfatória

10 respostas
fiaux

Alguém já usou alguma VM, não paga, com desempenho e suporte a APIs satisfatória? Estou fazendo um levantamento para um projeto de um sistema a ser executado em um PDA Mio p550 http://www.mio-tech.be/en/gps-navigation-device-Mio-P550-specifications.htm. Se o Java não foi satisfatório vou ser obrigado a usar .NET. De maneira resumida, o projeto vai ter alguns cruds e usar um banco reduzido (sql server light). A interface não seria complexa, pois é basicamente cadastro, e validação de dados cadastrados.
Alguém pode dar uma ajuda com esse assunto. Trabalho com java, mas não sei nada de J2ME. Tenho essa preocupação com o desempenho, configuração do PDA para rodar Java, etc. Obrigado.

10 Respostas

G

Ja procurou sobre SuperWaba? Utilizei para alguns projetos profissionais e para minha monografia, nao tenho do que reclamar. Desempenho muito bom, e um suporte a muitas apis.

fiaux

Eu li rapidamente sobre Superwaba quanto procurava no Google sobre VMs para o referido PDA. O projeto é na verdade meu projeto final de conclusão de curso. Quero ter a garantia de que é possível, e relativamente simples, programar em Java para o PDA e configurar ele para rodar Java. Senão vou ter que correr para .NET. Vou procurar mais informações. Obrigado.

urubatan

falando sério, ou tu compra uma VM, ou vai pra .NET mesmo …

ainda não achei nenhuma gratuita para PDA decente …

guigouz

Realmente não existe.
Já vi projetos como http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html (para windows mobile) de VMs baseadas no GNU Classpath. Resumindo, é razoavelmente compatível, desde que vc use AWT e não Swing.
Superwaba é uma opção legal pq roda em Palm e Windows CE, e só é pago se você resolver fazer algo comercial com ele (e não queira disponibilizar o source, como manda a GPL)

fiaux

Não é um projeto comercial, é um projeto final de conclusão de curso. Acha que valei a pena optar por Superwaba nesse caso? É mais fácil aprender .NET ou aprender o Superwaba? Não vejo problema em fazer em .NET, não estou querendo fazer em Java para defender algum ideal ou coisa assim, quero fazer o que for melhor e eu gostaria que fosse em Java, no fim das contas o projeto final tem que sair. isso que interessa.

G

Eu fiz, como te disse lá em cima, meu projeto de conclusão de curso em SuperWaba. E também o escolhi em projetos comerciais. Como você avaliei outras tecnologias, mas o SuperWaba me conquistou com algumas características:

1- Suporta a APIs muito grande, que vão desde soluções para aparelhos específicos como suporte a leitor de código de barras da Symbol até classes para tratar conexões a webservices.
2- Máquina virtual muito rápida e otimizada, praticamente não se sente diferença entre um programa nativo ou um rodando pela máquina virtual do superwaba
3- Suporte a muitas arquiteturas de PDAs, alguns celulares, aplciação também roda via Desktop ou applet (alias, em todos os casos é um applet)
4- Curva de aprendizado pequena (no meu caso que tinha uma noção de Java)

Espero ter ajudado…

fiaux

Valeu pela ajuda. Vou estudar a documentação e ver se é viável. Talvez não tenha dificuldades pois trabalho com J2EE há mais de um ano. Obrigado, abraços.

M

não entendi…

não tenho conhecimento sobre J2ME mas estou começando a pesquisar agora sobre o assunto… mas pelo jeito a VM que vem com as configurações CDC e CLDC é bem ruim né ?

G

marvera:
não entendi…

não tenho conhecimento sobre J2ME mas estou começando a pesquisar agora sobre o assunto… mas pelo jeito a VM que vem com as configurações CDC e CLDC é bem ruim né ?

da uma olhada nesse tópico
http://www.guj.com.br/posts/list/32528.java

M

não, na verdade minha dúvida era que eu achava que a Sun disponibilizava uma JVM pra palms, celulares, etc… que vinha junto dos kits de desenvolvimento J2ME, mas dei uma pesquisada agora e vi que não vem né…

po que esquisito, eu acho que a sun tinha que ter uma pras configurações que ela disponibiliza no J2ME… mas foi bom saber hehe

Criado 25 de junho de 2007
Ultima resposta 13 de jul. de 2007
Respostas 10
Participantes 5