Alguém já usou alguma VM, não paga, com desempenho e suporte a APIs satisfatória? Estou fazendo um levantamento para um projeto de um sistema a ser executado em um PDA Mio p550 http://www.mio-tech.be/en/gps-navigation-device-Mio-P550-specifications.htm. Se o Java não foi satisfatório vou ser obrigado a usar .NET. De maneira resumida, o projeto vai ter alguns cruds e usar um banco reduzido (sql server light). A interface não seria complexa, pois é basicamente cadastro, e validação de dados cadastrados.
Alguém pode dar uma ajuda com esse assunto. Trabalho com java, mas não sei nada de J2ME. Tenho essa preocupação com o desempenho, configuração do PDA para rodar Java, etc. Obrigado.
VM satisfatória
10 Respostas
Ja procurou sobre SuperWaba? Utilizei para alguns projetos profissionais e para minha monografia, nao tenho do que reclamar. Desempenho muito bom, e um suporte a muitas apis.
Eu li rapidamente sobre Superwaba quanto procurava no Google sobre VMs para o referido PDA. O projeto é na verdade meu projeto final de conclusão de curso. Quero ter a garantia de que é possível, e relativamente simples, programar em Java para o PDA e configurar ele para rodar Java. Senão vou ter que correr para .NET. Vou procurar mais informações. Obrigado.
falando sério, ou tu compra uma VM, ou vai pra .NET mesmo …
ainda não achei nenhuma gratuita para PDA decente …
Realmente não existe.
Já vi projetos como http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html (para windows mobile) de VMs baseadas no GNU Classpath. Resumindo, é razoavelmente compatível, desde que vc use AWT e não Swing.
Superwaba é uma opção legal pq roda em Palm e Windows CE, e só é pago se você resolver fazer algo comercial com ele (e não queira disponibilizar o source, como manda a GPL)
Não é um projeto comercial, é um projeto final de conclusão de curso. Acha que valei a pena optar por Superwaba nesse caso? É mais fácil aprender .NET ou aprender o Superwaba? Não vejo problema em fazer em .NET, não estou querendo fazer em Java para defender algum ideal ou coisa assim, quero fazer o que for melhor e eu gostaria que fosse em Java, no fim das contas o projeto final tem que sair. isso que interessa.
Eu fiz, como te disse lá em cima, meu projeto de conclusão de curso em SuperWaba. E também o escolhi em projetos comerciais. Como você avaliei outras tecnologias, mas o SuperWaba me conquistou com algumas características:
1- Suporta a APIs muito grande, que vão desde soluções para aparelhos específicos como suporte a leitor de código de barras da Symbol até classes para tratar conexões a webservices.
2- Máquina virtual muito rápida e otimizada, praticamente não se sente diferença entre um programa nativo ou um rodando pela máquina virtual do superwaba
3- Suporte a muitas arquiteturas de PDAs, alguns celulares, aplciação também roda via Desktop ou applet (alias, em todos os casos é um applet)
4- Curva de aprendizado pequena (no meu caso que tinha uma noção de Java)
Espero ter ajudado…
Valeu pela ajuda. Vou estudar a documentação e ver se é viável. Talvez não tenha dificuldades pois trabalho com J2EE há mais de um ano. Obrigado, abraços.
não entendi…
não tenho conhecimento sobre J2ME mas estou começando a pesquisar agora sobre o assunto… mas pelo jeito a VM que vem com as configurações CDC e CLDC é bem ruim né ?
não entendi…não tenho conhecimento sobre J2ME mas estou começando a pesquisar agora sobre o assunto… mas pelo jeito a VM que vem com as configurações CDC e CLDC é bem ruim né ?
da uma olhada nesse tópico
http://www.guj.com.br/posts/list/32528.java
não, na verdade minha dúvida era que eu achava que a Sun disponibilizava uma JVM pra palms, celulares, etc… que vinha junto dos kits de desenvolvimento J2ME, mas dei uma pesquisada agora e vi que não vem né…
po que esquisito, eu acho que a sun tinha que ter uma pras configurações que ela disponibiliza no J2ME… mas foi bom saber hehe