Estou tentando ajudar uma colega a implementar um TCC que envolve uma aplicação j2me acessar um webservice e retornar informações de um banco de dados.
Criei os códigos java e usando um tutorial criei e publiquei um webservice usando Axis. Beleza, com algumas dificuldades pois todos os tutoriais sempre tem algo que o autor esquece de escrever. Quem se dispõe a escrever tutoriais devia sempre ter em mente que quem vai ler não sabe aquilo. A maioria escreve tutoriais para aparecer e pulam metade das informações ou simplesmente não diz de onde elas sairam.
Bem, consegui colocar o ws para funcionar, testei, com j2se, usei os clientes gerados pelo proprio axis, e o resultado foi legal.
Daí vem o j2me. O Axis gerou as classes para cliente mas na hora de colocar isso no projeto midlet um monte de erros por que midlet não faz isso ou aquilo.
Da-lhe pesquisar novamente. Daí alguém diz que usando CLDC não é possível, tem que usar CDC. Tudo bem!!! CDC executando um HelloWorld de CDC também aparece o celular mostrando um Frame com aquela frase. Coloquei as classes do cliente Axis e não aparentou erro. Meio caminho andado.
Então só tenho de programar novamente a aplicação.
E agora?
Parece que esse CDC não tem nada. Não tem botões, nem commands (como o midlet). Não tem um componente, nada.
Por favor não venham me dizer que tenho de pesquisar que tem muito material no forum, por que não tem. Eu to pesquisando a mais de 6 horas e não achei ninguém que tivesse escrito algo conclusivo, nem em portugues, nem em inglês.
Tem um cara que chegou ao absurdo de dizer que para CDC pode programar java normal que ele aceita tudo. Não sei de onde o cara tirou isso, pois não aceita nada.
Se alguém tiver um código que me mostre como colocar um botão, uma lista, algo que pareça uma tela, em um projeto CDC, por favor, poste aqui.
Desde já eu (e a minha colega do TCC), agradecemos muito.
abs
p.s. Por favor não postem respostas do tipo: “CDC é obsoleto, programe em Android”, isto não ajuda no caso. O TCC da moça e específico, não é para Android, é para CDC ou CLDC.
p.s.2. Se alguém tiver alguma forma de um MIDP acessar um ws Axis, também serve.