Windows Mobile 5.0 JVM

Caros amigos,não sei se essa pergunta já foi respondida aqui:
Quais as JVM’s disponíveis pra Windows Mobile 5.0?
Existe alguma gratuita?
A Sun oferece alguma JVM pra Windows Mobile 5.0 pra download?

Se as respostas acima forem não, SuperWaba é uma boa saída pra quem gostaria de desenvolver apps gratuitas para Windows Mobile? Meu intuito é desenvolver apps para Windows Mobile , porém gratuitamente e de código aberto.

Obrigado pela ajuda!

Se você quer desenvolver para Windows Mobile especificamente, você está perdendo tempo com o Java. Você deveria utilizar o .NET mobile. É muito melhor (nesse cenário) e integrado com o Windows Mobile.

Existe até literatura em portugues sobre o assunto, muito fácil e prático.

[]'s
Jose Peleteiro

Putz…

Fiquei triste agora…

JAVA nao rola??? e se eu tenho um pessoal de força de vendas…q utilizam palm e ipaq…com o windows mobile 5.0 e palm os////preciso do java…

Alguém ja conseguiu fazer funcionar o java??

Olá Fabiano,

Eu consegui fazer J2ME funcionar no meu Ipaq. Pra isso não tem segredo!!

Tive e to tendo ainda, um pouco de dificuldade com a JVM.
Eu só consegui instalar o J9 da IBM TRIAL, que só funciona quando quer, as outras VM´s que encontrei ou dá erro de incopatibilidade ou instala e da erro de exception… :x

Se alguem ai tiver uma JVM legal, free, que funcione no WM 5.0 e quizer dar dicas… eu agradeço :thumbup:

Obrigada
Fran

OI fran

Entaum…eu instalei uma VM aqui…a J9 q veio junto com aweme da IBM…mas me parece q ela não é trial…será q ela não tem uma opcao free??

tks

Oi!

Então, a J9 é paga… se eu não me engano é mais ou menos uns U$5 ou U$6, se vc der uma olhada no site da IBM a versão é Trial.
Só que é uma trial assim que vc não ve em lugar algum quantos dias vc pode usar :stuck_out_tongue:

Vc conseguiu instaçar uma outra VM ai?

[]´s
Fran

dah pra rodar java nos Pocket PC sim
uma JVM q eu tenho usado bastante eh a Mysaifu…
o pessoal cada dia tah deixando ela melhor…
peguem nesse site ae

http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html

o melhor ela eh free
e creio q em breve ela jah vah estar java 1.4 compliant
:smiley:

Abraços!

Tambem uso a mySaifu, mas programei nao nos padroes j2me e sim awt puro, nao sei se rola no palm, fiz para o mobile 2003 no ipaq. Acredito que minha aplicação nao é portavel para os demais mobile devices.

Portei uma aplicação JME para o Windows Mobile e funcionou perfeitamente assim como funcionou nos outros dispositivos com Java, não precisa desenvolver em .NET para ficar legal. Só que fiz para o Windows Mobile 6, ele já vem com o Java integrado.

Alguém conseguiu resolver isso?

Baixei o Mysaifu, mas não rolou, ao executar ganho a Exception: No Main-Class attribute in \my do…\aplicacao.jar

O J9, funciona legal?

obrigado.

O J9 funciona bem. Pode usar sem medo.

Alguém sabe dizer se com algumas dessas frameworks eu consigo utilizar reflexão em aplicações??
Se sim e alguém já usou, torna-se um procedimento inviável se tratando de dispositivos móveis??

[]'s.

Inviavel não é, pois se o dispositivo roda Windows Mobile, é pq nao tem um hardware ruim.

Mas é realmente preciso usar reflexão???

[quote=npereirajr]Inviavel não é, pois se o dispositivo roda Windows Mobile, é pq nao tem um hardware ruim.

Mas é realmente preciso usar reflexão???[/quote]

É porque já desenvolvi um sistema que tem como principal função a montagem de formulários dinâmicos. Dependendo do tipo do elemento a ser representado no form, um tipo diferente de controle eu devo criar para registrar infomações. Isso utilizando reflexão fica muito bom…

[]'s.

Olá pessoal

Retorno neste tópico depois de muito tempo.

Uma dúvid: Para Windows mobile 5 , qual a melhor jvm para se usar, nos dias de hoje? acredito q muita coisa mudou em 2 anos…

[]'s

Oi,
Eu instalei a Esmertec JBed e funcionou sem problemas. Na instalação deu até um aviso dizendo que não era pra mesma versão do Windows, mas é só ignorar.

Salve galera

Bom,em se tratando de VM em sistemas operacionais móbile, já sofri muito, mas agora já estou mais tranqüilo , então aí vai aí receitinha:
Palm OS - ibm j9
Wm standart - Esmertec Jbed
Wm proffessional - ibm j9
Blackberry e Symbiam tem suporte nativo via jbed

Seguindo está receita e desenvolvendo com cldc você portará seu sistema em todas as plataformas.

Artsby

eu uso o j9 mas n sei pq metade das coisas não funcionam…

eu tenho um command pra trocar de forma, mas ele não funciona, enquanto em outros emuladores funciona normalmente - -"